Quarta-Feira , 16 Agosto 2017

 

Iniciada em 18 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza ainda apresenta baixa adesão nos postos de saúde de Salvador. Até o momento, apenas 57 mil pessoas foram vacinadas, o que corresponde a pouco mais de 9% do público alvo estimado na capital.

 

A meta da Secretaria Municipal da Saúde é imunizar pelo menos 90% de 673 mil indivíduos entre idosos (a partir de 60 anos), crianças (de 6 meses a menores de 5 anos), gestantes, puérperas (mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias), trabalhadores de saúde e professores do serviço público e privado, portadores de doenças crônicas e população privada de liberdade para alcançar a cobertura vacinal determinada pelo Ministério da Saúde.

 

De acordo com Doiane Lemos, subcoordenadora de Imunização do município, a vacinação é a principal medida preventiva da enfermidade que apresenta maior incidência no início do próximo semestre. "Normalmente o pico dos casos de gripe acontece a partir dos meses de junho e julho. Por esse motivo é importante a imunização agora para que no período onde a incidência da doença é maior as pessoas com maior vulnerabilidade estejam protegidas, e essa baixa procura pela vacina nos preocupa. Chamamos atenção também para os professores, cujo índice de comparecimento às unidades de saúde está bem abaixo do esperado", alertou.

 

A campanha de vacinação contra influenza segue até o dia 26 de maio nas 126 salas de vacinação das unidades básicas e saúde da família espalhadas em todas as regiões da cidade de segunda a sexta-feira (exceto feriado), das 08 às 17 horas. Para ampliar o acesso do público à imunização, em 13 de maio será realizado o Dia D da estratégia, quando serão instalados pontos de imunização nos postos de saúde e locais estratégicos como shoppings, supermercados, escolas, creches, associações, igrejas e estações de transbordo.

 

Dados - Em 2017, a Vigilância Epidemiológica da capital notificou 71 ocorrências de doença causadas por vírus respiratórios em Salvador. Desse total, três casos foram registrados como infecção pelo H1N1. Apesar da redução das ocorrências em relação ao ano passado, a circulação do vírus na cidade reitera a importância da imunização. 

 

"Ano passado foi bastante atípico porque tivemos um número significativo de casos de influenza no país, inclusive a severidade dos episódios chamou a atenção dos profissionais de saúde com ocorrências de óbitos. Em 2017, registramos redução dos casos, no entanto, o boletim epidemiológico demonstra que os vírus estão circulando na cidade e o bloqueio vacinal é a medida mais eficaz para evitarmos a proliferação da doença", afirmou Doiane Lemos.

 

Febre amarela - Simultaneamente à campanha contra gripe, os postos de saúde da rede municipal seguem imunizando os indivíduos que ainda não receberam nenhuma dose da vacina conta febre amarela. A estratégia, que faz parte do calendário básico de vacinação e fica disponível durante todo o ano, está funcionando em 111 unidades de referência espalhados pela cidade. 

 

 

 

A Limpurb informa que, apesar de todo o esforço em dialogar com os tralhadores e com o consórcio das empresas na tentativa de manter o serviço de limpeza pública de maneira regular, o sindicato da categoria decidiu aderir ao movimento de greve geral nesta sexta-feira (28). A definição ocorreu após reunião entre delegados do sindicato, que decidiu fechar as garagens das empresas que fazem parte do consórcio contratado pela Prefeitura para efetuar a limpeza. A paralisação da coleta de lixo, varrição de ruas e roçagem deverá ser normalizada no final do dia.

 

As cooperativas Comtas, Coometas, Teletáxi,  Chame Táxi e a Tap Táxi, que atenderam solicitação da Prefeitura para transportar gratuitamente servidores no deslocamento ao trabalho hoje (28), realizaram cerca de 400 corridas nesta manhã para colaboradores de órgãos municipais. A procura foi intensa, e não houve condições de atender toda a demanda. A Prefeitura tem, no total, 21 mil servidores. Aqueles que não conseguiram chegar ao local de trabalho devem justificar as ausências no setor de recursos humanos dos respectivos órgãos. 

 

Juntas, essas cooperativas possuem uma frota de aproximadamente 660 veículos. A parceria com os taxistas, que não gerou custos para a Prefeitura, foi viabilizada pela Coordenadoria de Táxi e Transporte da Secretaria de Mobilidade (Semob). Os táxis poderão ser solicitados pela tarde entre 16h30 e 18h30. Pela manhã, o atendimento foi concentrado entre 7h e 9h. 

 

Para utilizar os veículos, os servidores precisam, na solicitação do táxi, informar o número da matrícula e, quando o carro chegar, apresentar ao motorista o crachá de identificação funcional. O pedido deve ser feito com uma antecedência de no mínimo meia hora. Muitos colaboradores da Prefeitura foram trabalhar de carona com colegas, o que ajudou a não prejudicar a prestação dos serviços essenciais à população.    

 

Funcionamento - Apesar da greve organizada nacionalmente por entidades sindicais, a Prefeitura de Salvador funciona normalmente nesta sexta-feira (28). Com exceção de parte das escolas que não abriram porque os pais optaram por não encaminhar os filhos para as unidades de ensino, os órgãos e serviços públicos municipais estão disponíveis aos cidadãos em expediente normal. Todas as unidades de saúde, por exemplo, estão atendendo regularmente. 

 

Segundo o secretário municipal de Gestão, Tiago Dantas, mesmo com as ausências pontuais por conta da paralisação dos ônibus e consequente dificuldade de locomoção ao trabalho, os serviços públicos estão sendo oferecidos normalmente. 

 

Todas as dez Prefeituras-Bairro estão abertas normalmente, das 8h às 17h. Na unidade do Subúrbio, localizada em Paripe, funcionários do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estão, inclusive, realizando testes para a implantação do sistema de cadastramento biométrico para a retirada do novo título de eleitor ou substituição do antigo documento. 

 

"Fizemos um esquema de mutirão para que as pessoas chegassem ao trabalho, em função da paralisação dos ônibus. Quem tinha carro deu carona, por exemplo, e também tivemos colaboradores que vieram de graça de táxi, dentro da parceria da Prefeitura com as cooperativas. Claro que tivemos ausências, mas nada que interfira na prestação dos nossos serviços. Só que a demanda está bem menor porque a presença dos cidadãos nas unidades é pequena hoje por causa da greve. No Centro mesmo não tivemos atendimento até agora", contou o coordenador-geral das Prefeituras-Bairro, Júnior Magalhães, que comanda 323 funcionários.

 

 

Neste feriadão, o tráfego será modificado para a realização de diversos eventos. No domingo (30/04), as alterações serão implantadas em Itapagipe e em Stella Maris. Já na segunda-feira (1/5), em Pernambués, no trecho entre a Pituba e Corsário e em São Caetano.

Itapagipe - Para a realização da XL Corrida Tiradentes - Prova Oficial de 10 KM, a partir das 7h do domingo (30/04), o tráfego será progressivamente interditado em uma faixa da Rua Polidório Bitencourt (largada em frente à Vila Policial Militar do Bonfim), Av. Dendezeiros do Bonfim, Praça Irmã Dulce (Largo de Roma), Av. Caminho de Areia, Largo do Papagaio, Av. Porto dos Mastros, Av. Porto dos Tainheiros, Largo da Ribeira, Marina da Penha, Igreja da Penha, Av. Beira Mar, Ladeira Porto do Bonfim, Baixa do Bonfim, Rua da Imperatriz, Largo da Boa Viagem, retornando à Rua Polidório Bitencourt (chegada à Vila Policial Militar do Bonfim).

 

Para a Prova de Participação 5 KM, no mesmo horário, a interdição progressiva será implantada em uma faixa da Rua Polidório Bitencourt (largada em frente à Vila Policial Militar do Bonfim), Av. Dendezeiros do Bonfim, Praça Irmã Dulce (Largo de Roma), Av. Caminho de Areia, Av. Beira Mar e retorno à Rua Polidório Bitencourt (chegada na Vila Militar do Bonfim).

 

Stella Maris - Ainda no domingo, a partir das 9h40, para a passagem da Carreata Festa da Padroeira, a interdição progressiva será implantada em uma faixa da Rua Missionário Otto Nelson (saída na Igreja Nossa Senhora de Fátima), Rua José Augusto Tourinho Dantas, Rua Professor Antônio Augusto Machado, retornando pela Rua José Augusto Tourinho Dantas, Rua Missionário Otto Nelson, seguindo pela Rua Capitão Melo, Alameda Praia de Guaratuba, Alameda Praia de Guarapari, Alameda Dilson Jatahy Fonseca, Rua Capitão Melo, Rua Gilberto Freire, chegando à Rua Missionário Otto Nelson.

 

Pernambués - A interdição progressiva do tráfego será implantada na segunda-feira (1/5), a partir das 6h, na faixa à direita da Rua Thomaz Gonzaga e da Praça Arthur Lago, retornando para a Rua Thomaz Gonzaga, para a realização da Procissão do Padroeiro São José Operário.

 

Pituba / Corsário - Durante a realização do Esportivo Caminhada, na segunda-feira (1º), das 6h às 11h30, o tráfego será interditado em todas as faixas da Avenida Octávio Mangabeira, sentido Itapuã, entre o retorno em frente ao antigo Restaurante Bambara e o retorno próximo ao MultiShopping. As opções de tráfego para veículos provenientes da Pituba será seguir pela Rua Arthur de Azevedo Machado (Costa Azul), Avenida Tancredo Neves, Avenida Luis Viana (Paralela), Avenida Pinto de Aguiar e Avenida Octávio Mangabeira.

 

São Caetano - Ainda na segunda-feira (1º), a realização do II Arrastão Gospel causará, a partir das 16h, interdição progressiva do tráfego em uma faixa da Estrada de Campinas (trecho compreendido entre o Largo da Geral e o Supermercado Todo Dia).

 

 

O brilho no olhar e a alegria das crianças refletiram a realização de um sonho antigo dos moradores do Recanto do Cajueiro, conjunto habitacional popular localizado no bairro da Mata Escura. A inauguração da Praça Recanto do Cajueiro foi realizada nesta quinta-feira (27), com as presenças do prefeito ACM Neto e do vice, Bruno Reis, além dos secretários de Manutenção, Marcílio Bastos, e de Ordem Pública, Marcos Passos, demais gestores municipais, autoridades, líderes comunitários e população.

 

Em clima do clássico entre Bahia e Vitória, cuja partida seria realizada minutos depois pela semifinal da Copa do Nordeste, o prefeito ACM Neto brincou com os moradores e ressaltou que a felicidade das crianças demonstrava a importância da construção e requalificação de praças na cidade. Além disso, ressaltou a transformação pela qual a cidade vem passando há mais de quatro anos e que tem ajudado a aumentar a autoestima da população. “Desde 2013, a Prefeitura tem se preocupado em devolver a cidade ao cidadão”, pontuou.

 

O prefeito aproveitou ainda para fazer, mais uma vez, um apelo aos moradores para que ajudem a conservar o equipamento. “É o dinheiro de vocês que foi investido aqui, neste equipamento que foi construído com muito carinho. Por isso, peço ajuda a todos para que considerem esta praça uma extensão da casa de vocês.”

 

Reforma da quadra – O próximo benefício a ser feito no Recanto do Cajueiro é a reforma da quadra que atende à população local. A pedido dos moradores, o prefeito ACM Neto solicitou ao vice, Bruno Reis, e à Secretaria Municipal do Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel), que façam o estudo de viabilidade para a requalificação do equipamento, que necessita de novas traves, alambrado, iluminação e compactação do piso. A iniciativa também auxiliará o projeto de escolinha de futebol desenvolvido pela comunidade na região.

 

Balanço – A Praça Recanto do Cajueiro possui 750 m² e é a terceira área de convivência e lazer entregue pela Prefeitura nesta semana – as outras duas estão localizadas em Castelo Branco e Vale dos Lagos. A proposta do novo equipamento é levar para a população um ambiente a céu aberto acessível e cômodo para atividades de esporte e recreação. O espaço possui parque infantil, pergolado, academia de musculação e saúde, jogos de mesa, paisagismo, iluminação e comunicação visual.

 

Desde 2013, mais de 220 espaços públicos foram revitalizados ou construídos pela administração municipal. Atualmente, 32 praças estão em fase final de conclusão de obras e devem ser entregues aos cidadãos em breve. De janeiro a abril deste ano, 12 áreas de convivência e lazer já foram inauguradas pela Prefeitura, a exemplo das praças João Mangabeira (Barris), Recanto das Ilhas (São Marcos) e Esperança (Calabetão).

 

 Os documentos e notificações encaminhados pelo Ipac à Prefeitura de Salvador, relativos ao casarão que desabou na Ladeira da Solenidade e outros imóveis tombados, estão sob análise da Procuradoria Geral do Município (PGM). Somente após essa análise, que será breve, a Prefeitura irá se posicionar oficialmente. 

 

 

O serviço itinerante de castração gratuita de cães e gatos por meio do Castramóvel chega a Cajazeiras X, a partir do dia 8 de maio. O atendimento será na Unidade de Saúde da Família (USF) Cajazeiras X, situada na rua Ministro Apolônio Sales, Rua D, Quadra D, Setor 2, s/n, próximo ao campo da Pronaica. Os donos dos pets poderão levar seus animais até o dia 1º de junho.

 

A unidade móvel faz o cadastramento e triagem dos animais nas segundas e terças-feiras do mês, onde uma avaliação é feita antes de passar pela cirurgia. Às quartas, quintas e sextas-feiras, ocorre o procedimento de castração. Os atendimentos acontecem diariamente, sempre de 8h às 12h. São distribuídas 100 fichas.

 

Requisitos - O responsável pelo animal precisa comparecer ao local com documento de identidade, cartão SUS e caderneta de vacinação antirrábica. O animal precisa ter entre seis meses e cinco anos de vida. Se fêmeas, não podem estar em período gestacional, e o bicho não pode ter peso superior a um quilo.

 

 

 

Salvador também conta com teatro, música e exposições para movimentar o lazer dos soteropolitanos neste fim de semana (29 e 30). Neste sábado e domingo, o Espaço Cultural da Barroquinha, no Centro, prossegue com as apresentações do espetáculo “Compadre de Ogum”, baseado na obra homônima do escritor Jorge Amado. A peça começa às 19h e os ingressos custam R$ 40 e R$ 20.

 

Já o Teatro Gregório de Mattos (TGM), também no Centro, apresenta o projeto "Noites do Caymmi", com o show do grupo de bluesrock Laia Gaiatta. O show acontece no domingo (30), a partir das 19h, e custa R$20 (inteira) e R$10 (meia). Quem pagar o valor da inteira leva de brinde um CD promocional da banda. Ambos os espaços são administrados pela Fundação Gregório de Mattos (FGM).

 

Exposições – Outra opção para curtir o fim de semana é visitar as exposições presentes nos equipamentos turísticos geridos pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). Os espaços Pierre Verger da Fotografia Baiana, no Forte Santa Maria, e o Carybé das Artes, no Forte São Diogo, funcionarão sábado e domingo, das 11h às 19h. Ambos estão localizados na Barra e o ingresso, com direito à visitação a ambos os fortes, custa R$20 (inteira) e tem meia-entrada para estudantes e pessoas a partir de 60 anos. Já a Casa do Rio Vermelho – Jorge Amado e Zélia Gattai, na Rua Alagoinhas, 33, funciona também no sábado e domingo, das 10h às 17h. A taxa de visitação é de R$20.

 

 

 

 

Prefeito participa, em Vitória da Conquista, de anúncio da liberação de R$110 milhões para para o estado 

 

O prefeito ACM Neto participou nesta quinta-feira (27), em Vitória da Conquista, de um encontro promovido pelo Ministério da Educação, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para debater questões como o transporte escolar, prestação de contas, execução de obras e transferência de recursos federais para o setor. O evento, realizado no campus da Universidade Federal da Bahia (UFBa), no bairro de Candeias, foi liderado pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, e pelo presidente do FNDE, Sílvio Pinheiro, e contou com a presença de cerca de 100 prefeitos, a exemplo do anfitrião de Conquista, Herzem Gusmão, e secretários municipais da pasta.

 

Na ocasião, foi anunciada a liberação de R$110 milhões para prefeituras na Bahia. Deste montante, R$ 13 milhões irão para a retomada de obras paralisadas em escolas, creches e quadras poliesportivas, R$ 74 milhões serão utilizados na construção de novas creches; e R$ 23 milhões serão investidos na aquisição de 107 ônibus do programa federal Caminho da Escola. Os veículos beneficiarão 86 municípios baianos. “É uma ação de integração entre políticas tocadas pelo governo federal e as ações locais, através dos municípios. Isso significa parceria intensa na área da educação básica e o fortalecimento para acessar mais ofertas em educação infantil”, avaliou Mendonça Filho.

 

O prefeito ACM Neto aproveitou a oportunidade para destacar que a iniciativa “chega em boa hora” para os municípios baianos. “As prefeituras precisam contar com o apoio desses recursos federais em áreas importantíssimas. É o transporte escolar, é a ampliação da atenção à pré-escola. Ou seja, a educação infantil, a creche e a pré-escola. Assim como também recursos de obras que estavam paradas há muito tempo e que, agora, os municípios conseguem dar andamento. Revela ainda o prestígio da Bahia que vem sendo demonstrado aqui hoje, na cidade de Vitória da Conquista”, acrescentou ACM Neto Neto, que, num gesto simbólico, entrou ao prefeito Adiodalto Araújo, de Barra do Choça, um dos ônibus do Caminho da Escola.

 

No caso de Salvador, a capital baiana busca junto ao Ministério da Educação a desburocratização para a liberação de recursos voltados à construção de creches na cidade. "Do jeito que era antes, a Prefeitura não tinha acesso a essas verbas porque existiam exigências que não podíamos cumprir, sobretudo em relação às características exigidas pelo governo federal para o terreno. Esperamos que agora, após muita luta desde 2013, finalmente a gente consiga flexibilizar essas regras e assegurar recursos federais. Tudo que temos feito na área da Educação Infantil, com a reforma ou construção de quase 50 creches, aconteceu com recursos próprios e parcerias com a iniciativa privada", afirmou ACM Neto. 

 

Durante dois dias, técnicos do FNDE estarão à disposição dos prefeitos e secretários de Educação para sanar dúvidas sobre financiamentos e liberação de verbas da União. Sílvio Pinheiro lembrou que a equipe do FNDE já esteve em outros estados e que essa atuação tem sido primordial para que obras públicas – muitas delas há anos paralisadas – sejam finalmente retomadas. Os principais objetivos do FNDE em Ação, como é chamado esse projeto do ministério ir aos municípios, são capacitar os gestores e resolver possíveis pendências quanto à execução dos diversos programas nas regiões brasileiras. 

 

 

 

Durante o fim de semana que antecede o feriado do Dia do Trabalho, na próxima segunda-feira (1º), os órgãos municipais manterão ativos os serviços essenciais à população, como saúde, limpeza urbana, ordenamento de comércio, trânsito e mobilidade. As ações da Operação Chuva vão prosseguir normalmente, bem como as intervenções emergenciais, sempre que houver necessidade. Confira os serviços:

 

Limpeza urbana - Entre sexta-feira (28) e segunda-feira (1º), os serviços de coleta e varrição, realizados pela Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb), ocorrem normalmente, seguindo a rotina de serviços para finais de semana. As intervenções referentes à Operação Chuva ocorrem também de forma ininterrupta, em plantão 24h.

 

Defesa Civil - As atividades da Defesa Civil de Salvador (Codesal) funcionarão de forma plena durante o plantão do feriado do Dia do Trabalhador, com foco na prevenção de acidentes referentes às chuvas. Solicitações de emergência serão atendidas por uma equipe formada por engenheiros, assistentes sociais, meteorologistas, assessoria, motoristas e atendentes.

 

Em caso de risco de queda de árvore, deslizamento de terra, alagamento de imóvel e desabamentos, dentre outros incidentes comuns ao período chuvoso, a população deve entrar em contato com a Codesal, de forma gratuita, pelo telefone 199.

 

Saúde – Durante o feriado, 14 unidades de saúde do município estarão à serviço do cidadão que precisar de atendimento em urgência e emergência. Os serviços de imunização contra gripe e febre amarela, bem como a aplicação das demais vacinas de rotina, estarão suspensas no período e retornam na terça-feira (2).

 

Salvamar – Os serviços realizados pela Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) serão intensificados neste período, com a atuação de 80 agentes distribuídos em 38 postos fixos, entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga, na divisa com Lauro de Freitas. Além disso, quatro postos volantes vão dar suporte em todo o perímetro.

 

Guarda Municipal – A Guarda Civil Municipal manterá ações rotineiras de apoio aos órgãos da Prefeitura, durante o feriado. Além disso, o patrulhamento preventivo e as ações de proteção do patrimônio público acontecerão normalmente. No domingo (30), durante a programação do Parque da Cidade, o número de agentes será reforçado na região.

 

Mobilidade – Para a segunda partida da fase semifinal da Copa do Nordeste 2017, entre Bahia x Vitória, serão disponibilizados nove ônibus reguladores na Estação da Lapa, entre 14h e 20h. O jogo acontece no próximo domingo (30), às 16h, na Arena Fonte Nova.

 

Manutenção - Em virtude da Operação Chuva, todos os serviços da Prefeitura voltados para a prevenção e manutenção de problemas causados pelo mau tempo funcionarão de forma ininterrupta também no feriado do Dia do Trabalhador. As ações da Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), relativas à desobstrução de canais, redes de esgoto, tapa-buracos, poda de árvores e conservação de praças ocorrerão normalmente. A previsão da Seman é aplicar 520 toneladas de asfalto nas vias da cidade entre sexta-feira e segunda-feira. Além disso, o órgão realizará a manutenção preventiva em cerca de 600 árvores nesses quatro dias.

 

Trânsito – Os serviços de monitoramento e fiscalização do trânsito, realizados pela Superintendência de Trânsito (Transalvador), ocorrem de forma ininterrupta neste fim de semana prolongado. Além disso, o Núcleo de Operação Assistida (NOA) continuará atendendo às demandas e reclamações de estacionamento irregular. Já o Setor de Liberação de Veículos só funcionará no sábado (29), das 8h30 às 12h e das 14h às 16h. Não há atendimento aos domingos e feriados.

 

 

 

Os servidores públicos da Prefeitura que tiverem dificuldade de chegar ou retornar do trabalho nesta sexta-feira (28) por conta da paralisação nacional organizada por entidades sindicais poderão utilizar serviços de táxi sem pagar nada por isso. Após solicitação do Executivo municipal, através da Coordenadoria de Táxi e Transporte da Secretaria de Mobilidade (Semob), a Comtas, a Coometas, a Teletáxi, a Chame Táxi e a Tap Táxi decidiram colaborar com a gestão municipal e cederam corridas dos veículos entre as 7h e 9h, no início do expediente, e 16h30 e 18h30, quando os trabalhadores começam a retornar para casa. Isso sem custo para o município. 

 

No total, as cooperativas possuem uma frota de 660 veículos. Para utilizar os veículos, os servidores precisam, na solicitação do táxi, informar o número da matrícula e, quando o carro chegar, apresentar ao motorista o crachá de identificação funcional. O pedido deve ser feito com uma antecedência de no mínimo meia hora. A corrida só pode ser feita até o local de trabalho e, no retorno, direto para a residência.  

 

A Comtas possui aplicativo para celular para atender as solicitações, chamado de Táxi Comtas. A Cometas, por sua vez, oferece o serviço via site (www.coometas.com.br), pelo telefone 3244-4500 ou pelo WhatsApp 99625-6459. A Teletáxi tem  aplicativo (Teletáxi Salvador) e os pedidos também pode ser feitos por telefone (33419988) e pelo WhatsApp (988081020). A Chame Táxi tem aplicativo para celular com o mesmo nome e atende ainda no telefone 32412266. E a Tap Táxi atende no número 33604017 e conta com App, denominado Vipp Cab.

 

 "As cooperativas se colocaram de pronto dispostas a ajudar a cidade quando solicitadas, pois já afirmamos que a Prefeitura vai funcionar normalmente nesta sexta e não interessa para ninguém que Salvador pare, provocando enormes prejuízos. Inclusive os servidores querem trabalhar. Agradeço publicamente aos taxistas pela responsabilidade com a cidade", afirmou o prefeito ACM Neto. 

 

A Coordenadoria de Táxi e Transportes Especiais da Semob recomedou que os servidores utilizem a carona solidária. Ou seja, que as corridas possam ser compartilhadas para que mais pessoas sejam atendidas. Isso é importante em função da demanda pelo serviço de táxi nesta sexta, que deverá ser intensa. 

 

Funcionamento normal - A Prefeitura de Salvador funcionará normalmente nesta sexta-feira (28), inclusive as escolas, unidades de saúde e todos os serviços essenciais. Quem faltar ao trabalho terá que justificar a ausência, alertou ontem (26) o prefeito ACM Neto. O ponto dos servidores que se ausentarem sem justificativa será cortado. 

 

 

O prefeito ACM Neto afirmou hoje (26) que os colaboradores da Prefeitura que faltarem ao trabalho na próxima sexta-feira (28) sem justificativa para a ausência terão o ponto cortado. Isso porque as repartições públicas municipais vão funcionar normalmente. Haverá, inclusive, reunião do secretariado comandada por ACM Neto, marcada para as 14h30.

 

 A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) acompanha a negociação entre rodoviários e empresários sobre a adesão da categoria à paralisação nacional organizada por entidades sindicais. Nesta quinta-feira (27), haverá uma reunião antes de uma decisão final dos rodoviários. Se houver paralisação da categoria, a Semob irá notificar as empresas de ônibus, já que o serviço não pode ser interrompido, o que pode acarretar em multas.   A Secretaria de Gestão reforçou que cada caso de ausência, se houver, será avaliado individualmente, inclusive levando em conta uma eventual paralisação de ônibus.

 

Mais 15 veículos abandonados foram recolhidos das ruas pela Prefeitura em nova ação da Operação Sucata, realizada na Estrada do Derba. Coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e realizada semanalmente, a iniciativa já retirou, desde o início do ano, 487 sucatas.

 

Os fiscais já haviam notificado as sucatas anteriormente. No entanto, apenas sete proprietários retiraram o material das ruas, antes da nova ação ocorrida na terça-feira (24). “A Semop vem atendendo as denúncias da população que sofre com esses veículos que estão abandonados nas ruas da cidade causando vários transtornos, inclusive de saúde pública”, afirma o titular da pasta, Marcus Passos.

 

Todo o material apreendido é levado para o Setor de Guarda e Bens (Segub), situado à Avenida San Martin, na sede da Guarda Civil Municipal (GCM). Os proprietários podem fazer a retirada na Segub mediante apresentação de documento de identidade com foto e documentos do veículo/sucata. A reivindicação do bem pode ser feita em até 60 dias, com pagamento de multa no valor entre R$ 700 a R$ 1 mil. Caso contrário, o veículo é leiloado.

 

A expectativa da Semop é de que sejam removidos dois mil veículos até dezembro. Para denúncias, o cidadão pode entrar em contato com o Fala Salvador, pelo número 156.

 

 

 

O prefeito ACM Neto participa nesta quinta-feira (27), em Vitória da Conquista, no campus da Ufba, no bairro de Candeias, a partir das 9h30, de um encontro promovido pelo Ministério da Educação, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para debater questões como o transporte escolar, prestação de contas, execução de obras e transferência de recursos federais para o setor. O encontro, comandado pelo presidente do FNDE, Sílvio Pinheiro, terá a presença de outros prefeitos, a exemplo do de Conquista, Herzem Gusmão, e secretários municipais da pasta. 

 

Durante o evento, Sílvio Pinheiro anuncia a liberação de R$110 milhões para prefeituras na Bahia. Deste montante, R$ 13 milhões serão destinados à retomada de obras paralisadas (escolas, creches e quadras poliesportivas), R$ 74 milhões para a construção de novas creches e R$ 23 milhões para a aquisição de 107 ônibus do Caminho da Escola, que beneficiarão 86 municípios baianos.

 

No caso de Salvador, a capital baiana busca junto ao Ministério da Educação a desburocratização para a liberação de recursos voltados à construção de creches na cidade. "Do jeito que era antes, a Prefeitura não tinha acesso a essas verbas porque existiam exigências que não podíamos cumprir, sobretudo em relação às características exigidas pelo governo federal para o terreno. Esperamos que agora, após muita luta desde 2013, finalmente a gente consiga flexibilizar essas regras e assegurar recursos federais. Tudo que temos feito na área da Educação Infantil, com a reforma ou construção de quase 50 creches, aconteceu com recursos próprios e parcerias com a iniciativa privada", afirmou ACM Neto. 

 

Durante dois dias, técnicos do FNDE estarão à disposição dos prefeitos e secretários de Educação para sanar dúvidas sobre financiamentos e liberação de verbas da União. Sílvio Pinheiro lembrou que a equipe do FNDE já esteve em outros estados e que essa atuação tem sido primordial para que obras públicas – muitas delas há anos paralisadas – sejam finalmente retomadas.

 

Os principais objetivos do FNDE em Ação, como é chamado esse projeto do ministério ir aos municípios, são capacitar os gestores e resolver possíveis pendências quanto à execução dos diversos programas nas regiões brasileiras. ACM Neto retorna da agenda administrativa em Vitória da Conquista nesta quinta-feira (27) mesmo. 

 

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) aguarda finalização da vistoria do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) sobre demolição ou escoramento das estruturas do imóvel que desabou parcialmente na noite da última segunda-feira (24), na Ladeira da Soledade, Lapinha. A Codesal expediu ontem (25) ofício de número 371/17, direcionado ao diretor-geral do Ipac, João Carlos Cruz de Oliveira, solicitando, em caráter emergencial, a demolição e/ou escoramento dessas estruturas, ainda instáveis, com risco para transeuntes e vizinhos. Hoje (26), o Ipac informou à imprensa que fará um diagnóstico para averiguar se a melhor solução é escorar ou demolir o imóvel. Até o momento, no entanto, não foi dada nenhuma resposta oficial à Defesa Civil.

 

Só após essa vistoria - feita pelo órgão estadual - será possível solucionar o problema e, consequentemente, liberar o trânsito da Ladeira da Soledade. No ofício enviado ao Ipac, foi encaminhado documento sobre a vistoria anterior, realizada em 2011, assim como a notificação assinada pelo responsável do casarão, José Ivo da Costa Santos, que ainda não se apresentou ou foi localizado pela polícia para prestar esclarecimentos sobre as intervenções que estavam sendo feitas no prédio. A Prefeitura já disponibilizou maquinário e pessoal para realizar a operação.

 

Além da casa que foi atingida (onde morreram três pessoas e duas ficaram feridas), mais dois imóveis tiveram de ser evacuados. Três pessoas já receberam benefícios do município. Simone Carneiro Deminco - filha e irmã das vítimas fatais - recebeu auxílio-funeral. Ela foi cadastrada para o auxílio-emergencial (no valor de até três salários mínimos) e para o auxílio-moradia, no valor de R$ 300. Rita de Cássia de Albuquerque e Silva - moradora da casa ao lado da que desabou - foi cadastrada para receber o auxílio-moradia. Benildes de Castro Leal Araújo - moradora do imóvel ao fundo do que desabou - foi cadastrada para receber o auxílio-moradia. 

 

Vistorias - As vistorias preventivas realizadas Codesal em casarões históricos são executadas periodicamente, a partir de demandas dos cidadãos. O processo tem início por meio de contato telefônico através do número 199, que antecede a visita ao imóvel sob risco. Durante a análise, o engenheiro verifica as condições da construção e o iminente risco de desabamento no local, seja por problemas relacionados à chuva, estruturais ou por outros fatores externos, como incêndios e falta de manutenção predial. 

 

Todas as inspeções, independentemente de o imóvel ser particular ou público, são realizadas a partir da avaliação de risco geológico ou construtivo, de forma a prevenir, proteger e preservar o bem-estar e a proteção civil dos cidadãos. No caso de edificações tombadas, as obras solicitadas pelo órgão deverão estar em conformidade com o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) ou Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)

 

No caso de imóveis tombados, o diagnóstico, ao qual são adicionadas possíveis orientações para procedimentos de reparo, é encaminhado a um dos órgãos que cuidam do patrimônio histórico para que os devidos procedimentos preventivos, como escoramento ou restauração, sejam realizados com brevidade. “Temos uma ação limitada nesses imóveis tombados. Fazemos a análise detalhada e encaminhamos o parecer técnico aos órgãos competentes para que as medidas cabíveis sejam tomadas o quanto antes”, explica Gustavo Ferraz.

 

 

 

Oficinas profissionalizantes, cadastro e pesquisa por vaga no mercado de trabalho no Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM) serão oferecidos à população nesta quinta-feira (27), no Restaurante Popular Cuidar, em São Tomé de Paripe. A iniciativa acontece das 9h30 às 15h, no Restaurante Popular Cuidar, localizado na Rua Santa Filomena, s/n, ao lado da Unidade de Saúde da Família de São Tomé de Paripe.

 

A ação, promovida pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) em parceria com a Secretaria de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel), possui como intuito promover oportunidades de inclusão produtiva para os usuários do restaurante. A atividade é gratuita e os interessados devem comparecer ao local com os originais da carteira de trabalho e identidade, CPF, comprovante de residência e histórico escolar.

 

Também é necessário levar o número do PIS, Pasep ou NIS para fazer inscrição ou pesquisar vagas de emprego no Simm. Na oportunidade, serão realizadas ainda oficinas profissionalizantes com os temas Motivação e Autoestima.

 

Serviço – O Restaurante Popular Cuidar é administrado pela Prefeitura, através da Semps. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 13h30, em instalações adequadas de higiene e fornece alimentação balanceada a preço acessível (R$1). Diariamente, são servidas 350 refeições para moradores do bairro de São Tomé de Paripe e comunidades vizinhas. Para crianças de até 10 anos, não é cobrada taxa.

 

 

Foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) a portaria que regulamenta com Zona Azul o estacionamento no entorno do Mercado do Peixe, em Água de Meninos. Ao todo, são 110 vagas para veículos. Deste total, 5% das vagas deverão ser reservadas para idosos e outros 5% para cidadãos com deficiência ou com mobilidade reduzida. 

 

Ao todo, serão 58 vagas no Largo de Água de Meninos, nos lados esquerdo e direito; no bolsão localizado sob o viaduto da Via Expressa, ao lado do Mercado do Peixe, mais 34 vagas liberadas; e na Avenida Jequitaia, no lado direito da via, mais 18 vagas ofertadas. 

 

De segunda a sexta-feira, o funcionamento da Zona Azul no local será das 7h às 19h, com Multi-Hora. O período de duas horas custa R$3; seis horas custam R$6; e doze horas custam R$9. Já aos sábados, o período de funcionamento será das 7h às 13h com cartelas de duas e seis horas.

A Transalvador e a Secretaria de Mobilidade (Semob) montaram operação especial de trânsito e transporte para facilitar o acesso de torcedores ao jogo Vitória x Bahia, nesta quinta-feira (27), às 20h30, no Estádio Manoel Barradas (Barradão). A partir das 18h30, o tráfego de veículos será interditado na Rua Artêmio de Castro Valente (trecho em frente ao estádio).

 

A opção de tráfego para quem estiver na Estrada Velha do Aeroporto ou Via Regional é acessar a localidade de Canabrava, seguindo para o conjunto residencial Trobogy até chegar à Avenida Paralela. Equipe da Transalvador vai monitorar a área, mantendo agentes na Via Regional e na Estrada Velha do Aeroporto, a fim de proporcionar mais segurança à circulação de pedestres e veículos, além de coibir estacionamento irregular. A via será liberada após a dispersão total do público. 

 

Ao término do jogo será interditado o acesso à Rua Procurador Nelson Castro, para viabilizar a saída de torcedores do estádio. A opção de tráfego será pela Estrada da Muriçoca, Condomínio Mata Atlântica e Rua Artêmio de Castro Valente.

 

Coletivos - Além dos coletivos da frota regular que trafegam pela região, a Semob vai disponibilizar nove ônibus extras das três áreas da cidade - Centro, Orla e Subúrbio -, a partir das 18h30 até as 23h30.

 

 

 

Mais de 22 mil pessoas já foram vacinadas contra a influenza na capital, desde o início da campanha em 18 de abril, o que corresponde a 3,6% do público alvo. A meta da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é imunizar pelo menos 90% de 673 mil indivíduos para alcançar a cobertura vacinal determinada pelo Ministério da Saúde.

 

A melhor medida de prevenção da doença é a vacina, podendo reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonias, e até 75% a mortalidade global por complicações da influenza. Em 2017, foram registrados 71 casos de doenças causadas por vírus respiratórios em Salvador.

 

A campanha segue até o dia 26 de maio nos postos de saúde do município, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 17h. Devem ser vacinados os idosos, crianças menores de 2 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada e pacientes com doenças crônicas. 

 

 

 

Atendendo à recomendação expedida pelo Ministério Público do Estado Bahia (MPE), a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) editou a portaria nº 51/2017, publicada no Diário Oficial do Município (DOM) na última quinta-feira (20), fixando o prazo de seis meses para que os 285 servidores públicos detentores de alvarás de táxis, após a vigência do Decreto Municipal nº 8397/1989, promovam a transferência das licenças para terceiros que não sejam servidores, em conformidade com as disposições legais e regulamentares, sob pena de cassação das referidas outorgas.

 

O recadastramento foi realizado no período de 1º de junho a 20 de dezembro do ano passado, em cumprimento a uma exigência estabelecida no novo Regulamento Operacional, aprovado pelo Decreto Municipal nº 27.096, de 14 de março de 2016. No início deste mês, foi apresentado o resultado do recadastramento em audiência no Ministério Público da Bahia (MP-BA).