Sábado , 01 Agosto 2015

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) vai permanecer de plantão durante o feriado de Tiradentes. Atendentes, engenheiros, central 199 e motoristas estarão prontos para realizar todas as demandas que possam surgir. O órgão funciona durante todo o ano ininterruptamente, mas, no período de chuva, essa ação é intensificada.

Leia mais:​Defesa Civil de prontidão durante o feriado

De acordo com o contrato de concessão, a cidade foi dividida em três grandes áreas operacionais (ou bacias). A OT Trans fica com o Miolo (Mussurunga, Pernambués, Cajazeiras e Pau da Lima), a Plataforma cobre todo o Subúrbio Ferroviário (bairros compreendidos entre São Tomé de Paripe e Comércio) e a Salvador Norte atua na região da Orla (Centro, Praça da Sé, Itapuã).

Leia mais:Linhas de ônibus começam a ser redistribuídas entre novas empresas

Os participantes vão fazer o percurso até o Farol da Barra, com retorno ao Dique do Tororó, totalizando 11,6km. Os interessados podem comparecer com bicicleta própria ou utilizar uma das “laranjinhas” a serem disponibilizadas pelo Salvador Vai de Bike no local. As camisas do evento podem ser trocadas por dois quilos de alimentos e um livro infantil, a serem doados para o Nacci.

Leia mais:Passeio ciclístico reunirá profissionais de imprensa no domingo (19)

O novo equipamento abrigará 220 permissionários que irão atuar em boxes, bancas e pontos comercializando os mais variados produtos.

Leia mais:Prefeitura realiza reunião sobre inauguração do Mercado de Periperi

A Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) lançou, nesta quinta-feira (16), o site da Central de Licenciamento de Eventos Integrada (CLE). O acesso pode ser feito por meio do endereço eletrônico http://www.cle.salvador.ba.gov.br/.

Leia mais:Site da Central de Licenciamento de Eventos já está no ar

O prefeito afirmou também que a construção do metrô só foi possível graças ao entendimento da Prefeitura com o estado, ainda em 2013. “Hoje o metrô funciona em operação assistida e passa a ser uma realidade na vida do cidadão porque a Prefeitura viabilizou.

Leia mais:Prefeito fala sobre construção do metrô na Paralela

Entre as principais intervenções está a construção de um pontilhão de 90 metros, com três faixas, contando com passeio com pista tátil, localizado pouco depois do Alphaville e antes do acesso ao shopping.

Leia mais:Avenida Luiz Viana Filho ganha novo complexo viário

O evento terá participação do professor Nabil Bonduki, do Departamento de Planejamento da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), da arquiteta e urbanista Camila Maleronka, doutora pela FAU-USP, e do secretário Municipal de Urbanismo, Silvio Pinheiro.  

Leia mais:Salvador 500: Fórum discute "Instrumentos urbanísticos" na Fieb

A Avenida Luiz Vianna Filho, nas imediações do Shopping Paralela, vai receber um novo complexo viário para melhoria da mobilidade numa das principais avenidas da cidade.

Leia mais:Novo complexo viário na Avenida Luiz Viana Filho

O calendário de compensação de horas, devido à suspensão do expediente em função dos feriados, começa a partir do 27 de abril, conforme previsto na Instrução Normativa 002/2015 publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira (15).

Leia mais:Prefeitura define compensação de horas por conta de feriados

A Prefeitura Municipal de Salvador realiza nesta quarta-feira (15) a 2ª Audiência Pública do Plano Salvador 500, PDDU e Louos.

Leia mais:Audiência Pública discute nesta quarta (15) o Plano Salvador 500

As inscrições para as oficinas culturais já estão abertas e podem ser feitas até o próximo dia 21 no site www.culturafgm.salvador.ba.gov.br.

Leia mais:FGM abre inscrições para Boca de Brasa em Sussuarana

A Semop informa que ação de ordenamento é realizada de forma rotineira com o objetivo de garantir o livre acesso de pedestres, bem como a acessibilidade por parte de cadeirantes e demais pessoas portadoras de deficiência nos passeios públicos.

Leia mais:Esclarecimento sobre ação de ordenamento na Avenida Joana Angélia

Brincadeiras temáticas e apresentação de filmes sobre segurança foram algumas das ações realizadas nas escolas municipais Cajazeiras XI e 15 de Maio, em Cajazeiras XI. 

Leia mais:Transalvador volta às escolas com educação para o trânsito

Os radares de Salvador passarão a notificar, a partir de 22 de junho, caminhões com medidas acima de 6,5m de comprimento e 2,2 m de largura que trafegarem em vias com restrição à circulação de veículos pesados, nos horários determinados em lei.

Leia mais:Começa hoje o agendamento para vistoria de caminhões pequenos

A Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) realiza o processo de limpeza das vias e, apenas no dia de ontem, recolheu mais de 150 toneladas de material das ruas.

Leia mais:Órgãos prosseguem com atuação reforçada devido às fortes chuvas

De acordo com Ricardo Lourenço, coordenador do órgão, os cuidados no consumo da água deve ser redobrado nesse período. "Ferver ou filtrar a água antes de consumir o produto nesse período é imprescindível.

Leia mais:Vigilância orienta população sobre como evitar doenças em alagamentos

O valor da doação ao fundo é deduzido do imposto de renda na Declaração Anual, ou seja, não há aumento do imposto devido.

Leia mais:Doações do Imposto de Renda podem ajudar crianças e adolescentes

A Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) interditou a Praça Irmã Dulce, no Largo de Roma, por conta do rompimento de uma rede de água potável e esgoto que compromete a segurança de pedestres com um grande buraco que foi formado no piso.

Leia mais:Prefeitura interdita Praça Irmã Dulce devido a rompimento de rede

O Arquivo Histórico Municipal de Salvador (AHMS) completa hoje 83 anos. Vinculado à Fundação Gregório de Mattos (FGM), o órgão foi criado em 1932 e reúne documentos datados desde 1624, possibilitando ao visitante ter uma compreensão sobre a história de Salvador e do Brasil Colônia.

Leia mais:Arquivo Histórico Municipal completa 83 anos