Segunda-Feira , 30 Maio 2016

Tosse persistente por mais de três semanas. Esse é um dos principais sintomas que apontam para tuberculose, doença que mata cerca de 4.600 pessoas por ano no Brasil. Salvador é a 4ª capital em número de casos de patologia do país, com uma média de dois mil novos casos notificados a cada ano. Visando alertar a população soteropolitana sobre a importância da realização do exame para detecção precoce do agravo, a Secretaria Municipal da Saúde promove durante essa semana uma série de atividades nos postos da rede em alusão ao dia mundial de combate à doença, lembrado em 24 de março.

"Realizaremos a busca ativa de sintomáticos respiratórios nas comunidades, além de ações educativas nas unidades básicas afim de o maior número de pacientes acometidos pela patologia e encaminhá-los de imediato para iniciar o tratamento", explicou Sandra Pereira, coordenadora do Programa Municipal de Combate à Tuberculose.

A atual gestão estruturou todas as unidades básicas para o acompanhamento integral dos pacientes acometidos pela patologia. Nesses postos, os infectados são assistidos por uma equipe multidisciplinar num tratamento que dura em média seis meses de forma totalmente gratuita.

Parceria entre Prefeitura, OIT, Comitê Organizador Rio 2016 e EF vão qualificar 3 mil profissionais na cidade e inscrições prosseguem até domingo (27)

Nos próximos quatro meses, três mil taxistas de Salvador passarão por um curso de inglês com vistas à atuação no período dos Jogos Olímpicos Rio 2016, oferecido por meio de acordo de cooperação entre a Prefeitura, através do Escritório Salvador Cidade Global (ESCG), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Comitê Organizador Rio 2016 e a escola de idiomas EF Education First. A iniciativa foi anunciada pelo prefeito ACM Neto, durante cerimônia realizada nesta segunda-feira (21), no Palácio Thomé de Souza, com as presenças do secretário do gestor do Escritório Salvador Cidade Global, Jorge Khoury; do secretário de Mobilidade, Fábio Mota; do presidente da Associação Metropolitana dos Taxistas, Valdeilson dos Santos; e do gerente da Cidade de Futebol – Rio 2016, Roberto Maron.

O objetivo da parceria é a qualificação da categoria, para que essa possa oferecer um melhor atendimento aos turistas estrangeiros que virão à capital baiana para acompanhar o torneio de futebol dos Jogos Olímpicos Rio 2016. “A intenção é de que Salvador seja o segundo destino litorâneo mais procurado no país durante a competição e a cidade, que tem o turismo como um dos principais segmentos econômicos. É essencial para a consolidação da capital baiana como principal destino o oferecimento de serviços de qualidade, e essa iniciativa realizada em parceria deixará um legado para a cidade, principalmente para os taxistas”, destacou o prefeito. De acordo com Jorge Khoury, cerca de 80% dos turistas que vem ao Brasil falam inglês.

Um dos três primeiros taxistas beneficiados com a ação, José Robson Souza, que atua na praça há nove anos, disse que a capacitação é muito importante para a categoria. “Muitos de nós têm dificuldades para falar em inglês com os turistas e, com essa iniciativa, vamos melhorar a comunicação e também nossas condições de trabalho”.

Matrícula e funcionamento – Para fazer a matrícula, os interessados devem comparecer a partir desta segunda-feira (21) até domingo (27), das 8h às 12h e das 14h às 18h, a sede da Associação Metropolitana dos Taxistas (AMT) ou ao módulo-conforto destinado à categoria e recém-inaugurado pela Prefeitura, localizado na Avenida Tancredo Neves, 148, Caminho das Árvores, das 9h às 17h. O procedimento consta do preenchimento de um cadastro e orientações específicas para a retirada da licença que garante o acesso a todos os serviços oferecidos pela escola de inglês.

A metodologia do curso inclui aprendizado de vocabulário e diálogos, utilizando uma linguagem simples que aborda situações cotidianas. Com duração de quatro meses, os cursos são para todos os níveis do idioma e podem ser feitos nos horários mais convenientes para os alunos. Além do certificado, o taxista que concluir o curso receberá um adesivo para o carro, sinalizando o conhecimento da língua inglesa e terá o diferencial divulgado em um aplicativo de celular, utilizado na cidade.

Partidas – Salvador receberá dez partidas de futebol olímpico na Arena Fonte Nova entre os dias 4 de 10 de agosto, sendo que a Seleção Brasileira está presente em uma delas. Do total, serão sete jogos pela categoria masculina e três pela categoria feminina. A definição dos horários das partidas e das seleções que jogarão na capital baiana acontecerá em sorteio a ser realizado em abril. 

A ação, que será no será no Parque São Bartolomeu, vai mobilizar 400 alunos da rede municipal de Educação

Quatrocentos alunos do 1º ao 6º ano de seis escolas da rede municipal de ensino participam nesta terça-feira (22), a partir das 8h, de evento em comemoração ao Dia Mundial da Água, no Parque São Bartolomeu, subúrbio ferroviário de Salvador. O evento, que terá a participação da ginasta Daiane dos Santos, é fruto da parceria entre as Secretarias Municipais da Educação (SMED), Cidade Sustentável (SECIS), da Saúde (SMS), Programa Furnas Educa e Água Mineral OHH Sports.

As ações serão voltadas para as temáticas do consumo consciente da água e combate ao mosquito Aedes Aegypti. A programação inclui Trilha Interpretativa, abraço simbólico na Cachoeira de Oxum, lançamento e distribuição (com sessão de autógrafos pelo autor) da 2ª Edição da HQ “Turminha Sustentável” com o tema “Água é vida”, apresentação da peça teatral “Xô, xô dengue, zika e chicungunya!” e palestra lúdica e interativa com jogos e brincadeiras.

O Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU em 22 de março de 1992 e visa à conscientização da população a respeito dessa valiosa substância. A data é destinada a reflexão e discussão sobre a relação homem e água e a abordagem de temas como a conservação e proteção da água, desenvolvimento correto dos recursos hídricos e medidas para resolver problemas relacionados com poluição 

O prefeito ACM Neto assina nesta segunda-feira (21), às 11h30, no Palácio Thomé de Souza, o contrato de Salvador como Cidade do Futebol para a realização de dez partidas na Arena Fonte Nova. A assinatura do contrato será com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos do Rio 2016. Única Cidade do Futebol do Nordeste dos Jogos Olímpicos Rio 2016, Salvador também contará com curso de capacitação gratuita para taxistas, com cursos de inglês para que a categoria possa oferecer um melhor atendimento aos turistas estrangeiros.

Os detalhes dessa iniciativa, que é um acordo de cooperação entre a Prefeitura, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a escola de idiomas EF Education First e o Comitê Organizador Rio 2016, serão apresentados por ACM Neto no evento desta segunda

O que: Prefeitura assina acordo com Comitê dos Jogos Olímpicos

Quando: Segunda-feira (21), às 11h30

Onde: Palácio Thomé de Souza

O prefeito ACM Neto lamentou neste sábado (19) a morte do ex-vereador Antonio Lima. “Muito mais do que uma liderança e excelente colaborador da Prefeitura, Antonio Lima foi um dos maiores amigos de nossa família, especialmente do meu avô, o senador Antonio Carlos Magalhães”, disse o prefeito. ACM Neto afirmou também que os trabalhos políticos e sociais desenvolvidos por Antonio Lima não ficaram restritos à sua participação na Câmara Municipal. “Como vereador, ele (Antonio Lima) deixou uma enorme colaboração para a cidade, através de projetos e ideias. Fora da Câmara, continuou prestando seus serviços, apontando caminhos e fazendo muitas reivindicações. A imagem de Antonio Lima que fica é a de uma pessoa que sempre participou de nossos eventos, que sempre esteve ao nosso lado”, afirmou Neto. “Que Deus dê muita força e ilumine os caminhos dos familiares e amigos de Antonio Lima”

Durante a ação, o Centro de Controle de Zoonoses identifica foco do inseto em uma embarcação

A força-tarefa contra o mosquito causador da dengue, chikungunya e zika esteve hoje (18) na praia do Rio Vermelho para identificar possíveis focos do vetor. Vários órgãos da Prefeitura participaram da ação, que incluiu limpeza das praias, fiscalização de embarcações e ambulantes irregulares. A iniciativa partiu de um diálogo entre a Prefeitura-bairro Barra/Pituba, Associação de Moradores e Amigos do Rio Vermelho (AMARV), colônia de pescadores e demais entidades.

Durante a operação, que contou com a atuação de Centro de Controle de Zoonoses e Limpurb, foi identificado um barco com foco do inseto, tendo os técnicos colhido as larvas para análise, além de terem feito o tratamento com larvicidas. O mutirão da limpeza esteve presente com seis agentes realizando a coleta de lixo, restos de peixes confinados e lavagem da calçada.

Na praia de Santana a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) notificou três embarcações e na praia da Mariquita, 11. Os proprietários têm prazo de 72h para regularização ou remoção das embarcações. A Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município e a Vigilância Sanitária (Visa) também participaram da operação.

“Essa é uma operação integrada de limpeza, ordenamento e fiscalização. Isso é importante para preservar o local que foi totalmente revitalizado e para a saúde dos moradores, no combate à dengue”, afirmou o prefeito-bairro Raimundo Castro.

Sustentabilidade - A Secretaria Cidade Sustentável (Secis) fez parte do mutirão no Rio Vermelho e convidou mais um parceiro, a ONG Conexão Ecológica, coordenada pelo engenheiro ambiental Antônio Aloísio. “Dentre as ações que nós realizamos está o projeto ‘Praia Limpa’ que faz a coleta seletiva de resíduos, principalmente sólidos porque são os que mais apresentam problemas em relação ao descarte”, explicou.

Segundo a Secis, para manter o ciclo de sustentabilidade completo, além da limpeza, todo um trabalho de orientação e conscientização é feito pelos voluntários com a população, ensinando sobre a forma correta de descarte, coleta seletiva e a importância de manter o ambiente limpo e longe dos focos do Aedes.

O pescador Luís Carlos Santos, com mais de 20 anos de atuação na região do Rio Vermelho, disse que não concorda com a sujeira nos barcos.  “Estamos juntos contra o mosquito, eu mesmo já denunciei várias vezes os focos de dengue. Meu interesse é deixar tudo limpo e organizado para evitar doenças. Para isso vou conscientizar meus colegas pescadores e moradores da região. Se eles não contribuírem, eu mesmo faço o trabalho. Fico feliz com a ação da Prefeitura”, garantiu.

Treinamento objetiva alavancar a prática de esportes pouco conhecidos nas escolas

Está sendo realizada hoje (18) nas escolas municipais de Pituaçu, em Pituaçu, e Teresa Cristina, no bairro de Piatã, uma capacitação esportiva voltada à prática de rugby e tênis destinada aos professores da rede municipal de ensino. O treinamento faz partes das ações desenvolvidas através do projeto Transforma Rio 2016, que pretende inserir os jogos olímpicos e paraolímpicos nas escolas de todo o país. A capacitação tem como objetivo alavancar a prática de esportes pouco conhecidos nas escolas.

A representante da Assessoria Técnica da Diretoria Pedagógica da Secretaria da Educação (Smed), Taise Longuinho, ressaltou a importância de eventos de incentivo ao esporte. “Estamos em um ano olímpico e ter a presença do docente aqui, conhecendo e reconhecendo esportes pouco divulgados é essencial para nós. Hoje os atletas e profissionais que estão aqui estão nos auxiliando na nossa proposta de fortalecimento das ações de esporte e orientação aos professores de educação física da rede”.

Além da capacitação esportiva, o Transforma Rio 2016 iniciou uma ação em 50 unidades escolares da rede municipal de ensino tratando dos valores olímpicos. Cada professor participante recebeu material didático como recurso de auxilio para que possa disseminar os valores olímpicos com os seus educandos e exemplificar de que forma este assunto se reverbera na vida pessoal de cada indivíduo.

Ganho social - O presidente da Federação de Rugby da Bahia, Emanuel Cabral, destacou que as parcerias de impulso à prática esportiva nas escolas resulta em um grande ganho social. “A federação está envolvida neste processo de capacitação esportiva a fim de oferecer às instituições uma ferramenta pedagógica que pode ajudar a diversificar a atuação do professor junto à criançada”.

De acordo com a organização do evento, o estado da Bahia lidera com 417 instituições o ranking nordestino de escolas da rede municipal, estadual e da iniciativa privada que participam do programa Transforma Rio 2016. Como recurso adicional para aprofundamento nos esportes olímpicos, o projeto Transforma oferta a coordenadores pedagógicos e professores de educação física cursos livres através do site http://www.rio2016.com/educacao/ensino-distancia. A ideia é que o curso possa sugerir atividades que auxiliem os professores na obtenção de melhores resultados escolares. O curso também possui certificado de formação.

Pelo terceiro ano consecutivo o Festival da Cidade será realizado em comemoração ao aniversário de Salvador. Todos os detalhes sobre os eventos e a programação completa podem ser conferidos através em www.festivaldacidade.salvador.ba.gov.br. De fácil navegação, o portal reúne informações atualizadas em tempo real, além de fotos e matérias. Para aqueles que preferem acesso via celular, já está disponível a versão mobile.

A assembleia geral de professores da rede municipal decidiu pelo fim da greve deflagrada há 15 dias. A Prefeitura informa que as aulas em 30% das escolas que estavam paralisadas serão normalizadas na próxima segunda-feira (21). As 70% das unidades que não aderiram a greve seguirão funcionando normalmente. A gestão municipal entende que a greve poderia ter sido evitada, mas ressalta que a decisão pelo fim do movimento mostra o compromisso da categoria docente com os 150 mil alunos da rede municipal. A Prefeitura seguirá aberta ao diálogo com a categoria

Estrutura realizará atendimento nas áreas jurídica, psicológica e social a casos de agressão

 A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Reparação (Semur) inaugura o Centro Municipal de Referência e Atendimento a LGBT nesta sexta-feira (18), às 15h, na Avenida Oceânica, 3.731, Rio Vermelho. A cerimônia contará com a presença do prefeito ACM Neto e a estrutura representa uma importante conquista para o segmento, que passará a contar com toda a estrutura necessária para acolhimento e atendimento de casos de violência contra lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros. 

O centro oferecerá assistências jurídica, psicológica e social, além de capacitação e suporte necessário para esse público, dando condições para fortalecimento dos LGBTs e resgate da cidadania e direitos sociais. Ou seja, em caso de violência, a vítima é orientada pessoalmente ou por telefone sobre os serviços disponíveis para prevenção, apoio e assistência, assim como apoio jurídico necessário para o tipo de agressão sofrida, seja ela discriminação, violência doméstica, violência sexual e assédios moral e sexual, dentre outras. As denúncias também poderão ser feitas online, por meio do site do Observatório da Discriminação Racial e LGBT, no endereço http://observatorioracialelgbt.salvador.ba.gov.br/denunciar.

 O serviço também visa articular os meios que favoreçam a inserção do LGBT no mercado de trabalho, como programas de capacitação para o trabalho e geração de renda, assim como ao retorno à escola, caso seja necessário. O centro pretende, ainda, organizar e manter uma rede de informações básicas, tais como os endereços e nomes dos responsáveis pelos serviços especializados e entidades de apoio e assessoria nos âmbitos municipal e estadual.

 O atendimento conta com uma equipe interdisciplinar permanente, composta por coordenador, psicólogo e assistentes sociais, além do orientador jurídico e equipe de apoio técnico e administrativo. Já a estrutura engloba recepção, sala de direção/administração, salas de atendimento, salão multiuso com capacidade para 30 pessoas, sala para atividades do Observatório, espaço para realização de atividades do Comitê Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de Salvador, copa, almoxarifado, sanitários masculinos e femininos e acessibilidade.

De acordo com o coordenador do Centro de Referência LGBT, Vida Bruno, o serviço vai ajudar a preservar a vida de pessoas vítimas de violência gratuita devido à opção sexual ou de gênero. “Além de oferecermos os serviços da Prefeitura referentes ao público LGBT, também vamos promover formação aos servidores municipais para atender adequadamente a essa população, fazendo com que se sintam em casa. Quanto à estrutura, é impressionante o carinho e o zelo com o cuidado público dispensados na montagem do Centro LGBT”, pontua

O prefeito ACM Neto participa nesta sexta-feira (18), às 15h, da inauguração do Centro Municipal de Referência LGBT (Lésbicas, Gays,  Bissexuais, Travestis e Transexuais). O evento será realizado na avenida Oceânica, 3731, Rio Vermelho, e contará com as presenças de diversos gestores municipais.

O que: Inauguação do Centro Municipal de Referência LGBT

Quando: Sexta-feira (18), às 15h

Onde: Avenida Oceânica, 3731, Rio Vermelho

Artistas fazem apresentação inédita durante mais uma edição do Festival da Cidade

 Para celebrar os 467 anos de fundação, Salvador ganhará uma centena de obras e investimentos promovidos pela Prefeitura, além de uma intensa programação multicultural que vai durar uma semana e terá como ponto alto o show “Caetano & Gil: Dois amigos, um século de música”. A apresentação inédita em Salvador da turnê mundial comemorativa de Caetano Veloso e Gilberto Gil acontece no dia 2 de abril, às 20h, no Farol da Barra, dentro da programação gratuita do Festival da Cidade 2016. O evento, organizado pela Saltur, conta com o patrocínio da empresa de água de coco Obrigado, do banco Itaú e da cervejaria Schin.

 O trabalho atende a um grande pedido do público, que reivindicava uma nova dobradinha desde “Tropicália Duo”, na década de 1990. Os artistas aproveitaram então os 50 anos de carreira e, coincidentemente, 50 anos de amizade, para fazer o reencontro nos palcos em nova turnê. A dupla ressaltou a imensa satisfação em fazer o show onde a carreira e a amizade começaram.

 “Estou entusiasmado com o fato de fazermos o show ‘Dois amigos, um século de música’ em nossa terra! Afinal, já rodamos o Brasil e o mundo com ele, mas não estava satisfeito por não ter feito Salvador. Ainda mais sabendo que vai ser no Farol da Barra para a população da cidade. Muito feliz¨, salientou Gilberto Gil.

 “Finalmente Gil e eu vamos fazer nosso show na Bahia! No dia 2 de abril, grátis, em lugar bonito, como todo baiano merece. Esse show já tem rodado mundo e nos deu ânimo para aguentar as ondas difíceis por que passa o Brasil. É a força de tantos anos de música que se mostra como enfrentamento desses tempos difíceis. Quero que seja beleza pura”, destacou Caetano Veloso, aproveitando para fazer referência à atual crise política e econômica que assola o país.

 Esta é a segunda vez que os artistas se apresentam na capital baiana celebrando um momento importante para a cidade – em 2013, ambos fizeram a contagem regressiva da virada de ano na primeira edição do Réveillon Salvador, também promovido pela Prefeitura e realizado no Comércio, na Praça Cairu. Na oportunidade, 150 mil pessoas presenciaram a apresentação.

 Festival da Cidade – Pelo quarto ano consecutivo, o Festival da Cidade tomará conta dos espaços públicos entre os dias 27 de março e 2 de abril, levando a moradores e visitantes o melhor da música, teatro, dança, poesia, fotografia, gastronomia, feiras, artesanatos, esportes e muito mais. Cerca de dois mil artistas estão envolvidos com o projeto, que conta ainda com 100 eventos e seis palcos montados nos bairros de Itapuã, Jardim de Alah, Rio Vermelho, Barra, Ribeira e Paripe.

Além de toda programação artística, uma surpresa especial vem sendo preparada para o dia exato do aniversário da cidade – 29 de março. Um “Parabéns” será realizado na Praça Municipal, às 17h, e os soteropolitanos estão convidados a participar da homenagem que contará com boas surpresas. Toda a programação pode ser conferida no site e redes sociais da Prefeitura.

Operações da Prefeitura contam com apoio da Polícia Militar, Agerba, Detran e PRF

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), intensificou fortemente o combate ao transporte clandestino este ano. Uma série de operações vem sendo realizadas na cidade desde o início de 2016 e já foram apreendidos 71 veículos que realizam transporte ilegal até o inicio deste mês. Durante todo o ano de 2015 foram levados para o pátio da Transalvador 50 carros clandestinos.

As ações ganharam força pois passaram a contar com o apoio da Polícia Militar, Agerba, Polícia Rodoviária Federal (nas áreas de competência) e Detran, juntamente com agentes da Semob e da Transalvador. Agora, com o novo regulamento do Serviço de Transporte Individual de Passageiro por Táxi (Setax), a Prefeitura será ainda mais rígida na fiscalização para impedir a atuação do transporte clandestino.

O novo documento é claro quando informa que, perante a lei, qualquer outro transporte individual de passageiros que não siga os pré-requisitos do regulamento é considerado ilegal. O texto apresenta ainda um capítulo exclusivo sobre o processo administrativo punitivo. “Carros não cadastrados como táxi ou transporte escolar, e coletivos não pertencentes ao Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus e Subsistema de Transporte Especial Complementar não podem atuar em Salvador”, esclarece o secretário de Mobilidade, Fábio Mota.

O titular da Semob afirma ainda que as operações vão continuar intensas. “As ações são imprescindíveis para a segurança da mobilidade dos usuários do transporte público de Salvador. Transporte clandestino não segue lei, não passa por fiscalização nem vistoria, é um risco para a população. Nossas operações estão cada vez mais eficientes e agora temos um aparato legal ainda mais rígido que é o novo regulamento do Setax”.

Apoio de taxistas - Segundo Vicente Barreto, delegado regional da Associação Brasileira das Associações e Cooperativas de Motoristas de Táxi (Abracomtáxi), “as operações têm sido bastante intensas e com o novo regulamento ficarão ainda mais eficazes, pois trazem as penalidades explícitas para os clandestinos”. Ele ressalta ainda que “os carros irregulares, assim como o Uber, são placas cinzas, estão em desacordo com a Lei 12.468 e com o artigo 231 do Código de Trânsito Brasileiro, por isso o combate deve existir fortemente não só por parte da Prefeitura, como também da polícia”. 

Para o taxista Valdeílson Miguel, a atuação dos clandestinos é extremamente preocupante para a categoria. “Nós pagamos impostos. Passamos por vistorias, atendemos aos requisitos de segurança e os clandestinos atuam ilegalmente sem qualquer exigência e ainda aliciam os passageiros em nossa frente. É uma concorrência desleal. Damos todo apoio às ações de combate e o novo regulamento com certeza irá inibir a atuação deles”.

 Apreensões - Dos 71 veículos apreendidos esse ano, 61 foram vans, topics, combis, entre outros desse porte, e nove foram táxis, confiscados no aeroporto de Salvador em uma operação-relâmpago de policiais civis. Nesta ação, 13 homens que realizavam transporte irregular de passageiros foram presos e indiciados por associação criminosa e atentado contra a segurança de serviços de utilidade pública.

 A multa pela atuação de transporte clandestino é de R$ 240,50, o que equivale a 50 bandeiradas do táxi. Além disso, o motorista paga multa pela remoção do veículo, que varia de R$ 309,27 a R$ 804,09 (a depender do porte), e diária no pátio da Transalvador, que vai de R$ 49,48 a R$ 841,21

O Disque Gestante, criado em dezembro de 2015 pela Prefeitura, atende diariamente gestantes, puérperas, profissionais e a população em geral, dando orientações e encaminhamentos para atendimentos específicos. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) criou um canal de comunicação direto entre gestão e população não só para esclarecer dúvidas, mas para confortar e oferecer alternativas de assistência aos pais de bebês microcefálicos.

O serviço funciona na Subcoordenação Materno Infantil da Coordenadoria da Atenção Primária à Saúde e atende pelo número (71)3202-1297, através de uma equipe de profissionais formada por enfermeiras e um terapeuta ocupacional. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira (exceto feriado) das 8h às 17h.

Desde a sua criação, o serviço já atendeu até o momento 343 ligações, uma média de 10 ligações/dia. As gestantes são campeãs de chamadas, correspondendo a 30%, mulheres paridas chegam a 27%, profissionais 26% e cidadão em geral 16%. As principais dúvidas dizem respeito ao diagnóstico da anomalia, a zika e uso de repelentes.

O Disque Gestante faz encaminhamentos e marcações de consultas de pré-natal  e puericultura, exames de ultrassonografia obstétrica e outros de imagem, exames laboratoriais, encaminhamento para rede de referência e centros de reabilitação para as crianças com microcefalia. Todos nos casos em que a gestante encontre dificuldade de fazê-lo diretamente.

Casos de microcefalia - Outras orientações importantes são prestadas para as mães dos bebês já diagnosticados, como recomendação do serviço de estimulação precoce (fisioterapia e atendimento neurológico). No caso de atendimento neurológico, a mulher recebe informações e endereço das unidades que realizam o tipo de atendimento necessário. Quando há um caso suspeito é realizado encaminhamento para ultrassonografia transfontanela.

De acordo com o boletim elaborado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância à Saúde (CIEVS), foram registrados 540 casos suspeitos de microcefalia no município desde outubro do ano passado. Desse total, 56 foram confirmados e os demais estão em andamento

Dando continuidade às ações educativas da Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Codecon), teve início ontem (29), na sede da Secretaria de Educação (Smed), a segunda edição do projeto SOS Servidor. O serviço funcionará das 9h às 14 até o dia primeiro de abril. O projeto faz parte do conjunto de ações itinerantes do órgão e tem por objetivo informar, orientar e direcionar os servidores públicos municipais que apresentarem problemas em suas relações de consumo.

De acordo com o chefe do setor de Educação e Divulgação da Codecon, Antônio Carlos Lima, a expectativa é que os atendimentos deste ano sejam superiores aos realizados em 2015. “Este serviço do SOS Servidor é sempre muito requisitado. No ano passado realizamos este atendimento em cinco secretarias. Nosso balanço identificou que realizamos aproximadamente 600 atendimentos.”, destacou Lima. Além de sanar dúvidas, o projeto pretende auxiliar o servidor para que ele não precise se ausentar do trabalho para a resolução de suas pendências.

Na primeira edição do SOS Servidor os líderes de reclamações foram os cartões de crédito. “O consumidor precisa ficar ciente dos seus direitos. Quando ele envia um equipamento para a assistência, por exemplo, a empresa tem até 30 dias para resolver o problema. Passando deste prazo, o cidadão pode exigir seu dinheiro de volta ou até mesmo a substituição por um novo produto”.

O gestor ainda destacou que, apesar de o projeto ter como foco educativo o servidor público municipal, os atendimentos também se estendem a membros da comunidade. Além da orientação são distribuídos panfletos, folders e cartilhas educativas e exemplares do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Mutirão de atendimento é promovido pela Prefeitura no Conjunto Penal Feminino, na Mata Escura

Em celebração ao mês da mulher, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove até o próximo dia 31 mutirões de atendimento e orientação para 129 detentas do Conjunto Penal Feminino, na Mata Escura. As ações foram iniciadas nesta terça-feira (15) e as próximas atividades serão realizadas nesta quinta-feira (17) e nos dias 29 e 31, das 8h às 16h.

No primeiro dia foi feita a avaliação nutricional com duas profissionais e um técnico de Nutrição, além de uma técnica de Saúde da Mulher da SMS. Durante a ação, os profissionais de saúde da rede municipal realizam orientação e avaliação nutricional das mulheres custodiadas, além de exames clínicos. De acordo com a enfermeira da SMS, Joventina Azevedo, a ação é um reforço ao atendimento já prestado às internas pelo próprio conjunto penal e a avaliação visa identificar fatores de risco dessas mulheres. Caso apresentem algum problema, elas são encaminhadas para acompanhamento e tratamento.

“Cuidar da saúde é sempre bom, né? Ainda mais aqui nesse lugar onde a gente está. O atendimento foi bom, as pessoas são educadas e preocupadas com a saúde da gente”, contou Edcleia Santos, presa há sete meses. A opinião foi compartilhada por Angélica Santana, interna do conjunto penal há um ano e dez meses. “Achei maravilhoso. Fui bem atendida, tirei a pressão, fiquei sabendo o meu peso e as minhas condições de saúde, e ainda a nutricionista me deu orientações para controlar a minha alimentação”, relatou.

“É extrema relevância este tipo de ação, porque lá fora existe todo um estigma, todo um preconceito, os medos. É difícil. Quando a assistência vem até aqui favorece muito essas mulheres. É importante cuidar delas, afinal a interna será devolvida para a sociedade. Portanto, quanto mais humanizada melhor”, disse a diretora do Conjunto Penal Feminino, Luz Marina Ferreira.

Nesta quinta-feira (17), as equipes retornam para ministrar palestras sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e direitos reprodutivos, além de realização de testes rápidos para identificar HIV, sífilis e hepatite C. Outras temáticas também serão abordadas, como tuberculose, álcool e drogas. Os problemas de saúde mais recorrentes entre as custodiadas são hipertensão, diabetes e HIV.

A Prefeitura de Salvador realiza nesta quinta-feira (17) a 15ª  Audiência Pública do Plano Salvador 500, PDDU e Louos. O evento, que ocorre das 9h às 13h no Centro de Cultura da Câmara, tem como objetivo apresentar e debater a proposta de Mapa de Zoneamento da Lei de Ordenamento do Uso e Ocupação do Solo (Louos).

No sábado (19), será realizada a 16ª audiência também das 9h às 13h, no auditório do São Salvador Hotel, na Rua Doutor José Peroba, 244, Stiep. Os eventos são abertos ao público e o credenciamento dos participantes ocorre das 8h às 9h. Materiais, documentos e outras informações podem ser acessados no site www.plano500.salvador.ba.gov.br

A Secretaria de Gestão (Semge) encara com estranheza a decretação de greve por parte do Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador. As negociações estão em andamento e a data-base da categoria é só maio. Portanto, não tem cabimento esse movimento. A Prefeitura sempre esteve aberta ao diálogo e já manteve mais de 30 horas de negociações apenas este ano, através da Semge, sendo a última reunião realizada ontem (14), e em momento algum os sindicalistas falaram em paralisação. A Prefeitura espera que prevaleça o bom-senso.

Interessados de toda a Bahia devem efetuar participação pelo site até 20 de abril

Já estão abertas as inscrições para o Musa – Festival de Música Universitária de Salvador, que promete retomar o clima dos festivais de música produzidos em faculdades e universidades da Bahia. Os interessados podem acessar o site www.festivalmusa.com.br para efetuar a inscrição para os prêmios de música e do Troféu Musa 2016, que escolherá a identidade visual da premiação, além de acessar os respectivos editais e demais informações. O prazo para participar do evento termina no dia 20 de abril.

Promovido pela Prefeitura por meio da Empresa Salvador Turismo (Saltur), em parceria com o Núcleo de Ações Culturais Estratégicas (Nace), o Musa tem como intuito estimular a irreverência criativa própria dos estudantes universitários, sob o conceito “Atitude e Criatividade”. Além disso, pessoas da área de Design ou com afinidade em artes plásticas podem participar da concepção do Troféu Musa 2016.

A iniciativa é voltada para alunos matriculados dos cursos de graduação, mestrado e doutorado de instituições de ensino superior localizadas em todo o estado. O Musa oferecerá R$33 mil em prêmios, distribuídos nas categorias Música (1º, 2º e 3º lugar), Banda, Intérprete Masculino, Intérprete Feminino, Arranjo, Instrumentista e o Troféu Musa 2016.

Para o músico, produtor e participante da comissão curadora de pré-seleção, Alexandre Lins, o Musa é uma ótima oportunidade para que os jovens possam se expressar livremente através da música. “Esse festival é bacana justamente porque ele não tem uma coisa pré-concebida de formato estético. Essa é que é a grande onda, de a pessoa poder se manifestar e criar da forma que for mais verdadeira para ela. Como o foco é mais a canção, quanto mais liberdade você der para o compositor se expressar, isso traz mais verdade e ouvindo isso a gente percebe. Os jovens têm que aproveitar essa oportunidade para dar asas à imaginação e se inscrever”, destacou.

 Seleção - Após a fase de inscrições será feita uma pré-seleção por uma comissão composta por cinco jurados, os quais escolherão as 24 composições que irão para a fase seguinte do MUSA. Essas composições serão anunciadas no dia 28 de abril, em evento a ser realizado no Teatro Gregório de Matos (TGM).

 Também no dia 28 de abril será anunciado o artista vencedor do concurso design “Troféu Musa 2016”, que conta com o apoio da Escola de Belas Artes da Ufba. O design do troféu deverá ser escolhido em votação pela internet e fará jus a um prêmio de R$ 2 mil. As peças concorrentes poderão ser vistas em exposição no TGM no dia do evento.

As 24 canções selecionadas seguirão para as semifinais, que acontecem nos dias 14 e 15 de maio e 12 finalistas, escolhidas por uma nova comissão, chegarão à final. A última etapa será realizada em dia 22 de maio. As apresentações públicas do Musa acontecerão na Praça Caramuru, no Rio Vermelho, e serão abertas ao público.

Premiação - A composição vencedora levará uma premiação de R$ 8 mil; o segundo colocado leva R$ 4 mil, e o terceiro R$ 3 mil. Porém, outros prêmios ainda completam o Festival. A banda vencedora, por exemplo, levará para casa R$ 5 mil, o arranjador e intérpretes masculino e feminino receberão R$ 3 mil cada.  Já o instrumentista premiado leva para casa R$ 2 mil.​

Cento e vinte e quatro unidades de saúde com novas estruturas, equipamentos, mobiliários, remédios e equipes completas. Este é o saldo do plano de requalificação deflagrado pela Prefeitura ainda no primeiro ano da gestão do prefeito ACM Neto, que contemplou na manhã desta terça-feira (15) o bairro de Pernambués. A comunidade local e adjacências foi contemplada com a reinauguração do Centro de Saúde Edson Teixeira Barbosa e da Unidade de Pronto-Atendimento no mesmo terreno. As unidades contam com nova estrutura para ofertar serviços básicos e de urgência e emergência 24 horas.

O secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, destacou as iniciativas no setor para prestar um atendimento digno à população. "Milito há anos na área da saúde e não me lembro de outro momento de uma situação tão critica no Brasil. E não é só de falta de recursos, mas também de organização, o que abate a população como um todo, principalmente a mais carente. No entanto, Salvador está contando uma outra história. Mesmo com todo sacrifício estamos conseguindo manter nosso plano de requalificação e nossas as contas em dia", afirmou.

O prefeito ACM Neto também falou dos investimentos da Prefeitura para qualificar os atendimentos de urgência e emergência, bem como ampliar a cobertura de atenção básica da cidade que já beneficia 44% da população. "É fácil ouvir político dizer que vai priorizar a saúde. Difícil é colocar o discurso em prática. Isso exige compromisso, trabalho e prioridade. Por isso elevamos os investimentos no setor de 15%, o mínimo exigido pela Constituição, para 19% no ano passado. Isso significa que colocamos há mais do que seria a nossa obrigação legal cerca de R$130 milhões na saúde pública de Salvador", afirmou ACM Neto.

Durante o discurso, o prefeito fez anúncios de novas inaugurações dentro do "pacotaço" de mais de 110 obras que estão sendo inauguradas ou iniciadas no período de comemoração do aniversário da cidade, no próximo dia 29. "Ainda este mês estaremos novamente em Pernambués para inaugurar o novo final de linha do bairro. As obras atendem anseio da população e vão acabar com o engarrafamento registrado diariamente na região", explicou.