Domingo , 27 Maio 2018
0
0
0
s2sdefault

A Prefeitura anunciou, nesta segunda-feira (19), a licitação de sete novos terrenos na capital baiana, entre eles, uma área de 3.605 m² na região do Iguatemi, uma das mais valorizadas da cidade. O terreno, um dos últimos na localidade, fica na Rua da Alfazema, ao lado do Sam's Club e do Walmart. Esta licitação acontecerá no dia 27 de fevereiro, às 10h.

Também foram anunciados terrenos na Rua da Gratidão, em Piatã, com 10.412 m² (licitação no dia 14 de março, às 10h); uma área de 4.458 m² na Avenida Heitor Dias (licitação dia 13 de março, às 15h), além de uma área totalmente plana, com 4.864 m² na Colina das Ametistas (Alto de Piatã). O terreno fica próximo à Avenida Orlando Gomes, com acesso direto à orla marítima e à Avenida Paralela (licitação no dia 22 de fevereiro, às 10h).

Todas as licitações acontecem no Auditório da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), no Centro. Para conferir o edital completo dos terrenos, basta acessar o site da Sefaz ou o portal terrenos.salvador.ba.gov.br.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) deu início nesta segunda-feira (19) à Operação Volta às Aulas, começando pelo Colégio Salesiano, em Nazaré. A ação atingiu mais de 200 condutores, que receberam material educativo, panfletos e cartilhas e também orientação sobre segurança no trânsito e a melhor forma de pegar e deixar as crianças nas unidades escolares. Técnicos da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) e 20 educadores de trânsito participaram da operação.

Com o intuito de reduzir os efeitos causados pelo fluxo de veículos nas proximidades das escolas e evitar congestionamentos, a intervenção segue nesta terça (20) para o Colégio Sartre Coc, Itaigara. A ação acontece das 11h às 13h30, horário de grande fluxo de embarque e desembarque. A operação tem o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), além dos técnicos da Semob, que são responsáveis pela fiscalização dos veículos escolares. Em caso de estacionar em local irregular, assim como parar em fila dupla, o motorista pode ser multado no valor de R$ 130,26 e perder quatro pontos na carteira Nacional de Habilitação (CNH).

De acordo com a gerente de Educação para o Trânsito da Transalvador e coordenadora da operação, Mirian Bastos, as orientações estão sendo feitas com as diretrizes pedagógicas de educação para o trânsito, de acordo com o Denatran. “A nossa operação terá vários desdobramentos. O primeiro é esse que está acontecendo no entorno das escolas. Na etapa seguinte, as instituições poderão solicitar ao órgão, gratuitamente, a realização de palestras com profissionais de educação no trânsito”, explica Mirian Bastos. A ação é gratuita e acontece em escolas públicas e privadas, basta solicitar a presença da Transalvador pelo telefone 3202-9163.

Programação da Operação Volta às Aulas da Transalvador na porta das escolas:

Dia 20/02 – Colégio Sartre Coc (Itaigara)
Dia 21/02 – Escola Gurilândia (Federação)
Dia 22/02 – Escola Vitória Régia (Cabula)
Dia 23/02 – Colégio Integral (Pituba)
Dia 26/02 – Colégio Marista (Patamares)
Dia 27/02 Colégio Dom Bosco (Paralela)
Dia 27/02 – Colégio Anchieta (Pituba)
Dia 28/02 – Colégio Módulo (Avenida Magalhães Neto)
Dia 01/03 – Colégio Antônio Vieira (Garcia)
Dia 02/03 – Colégio Nossa Senhora da Conceição (Brotas)

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Em breve, a Praça Lord Cochrane, situada na Avenida Garibaldi, será um dos equipamentos públicos mais completos para lazer na cidade de Salvador. A obra já está 70% concluída e, neste momento, encontra-se na fase de acabamento das estruturas do local. Construída sob a coordenação da Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), com equipamentos produzidos pela Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), a obra está prevista para ser concluída no fim do mês de março.

Fruto do programa Salvador 360 – eixo Investe –, a praça possui uma área de 14.158 m² e terá mobiliários inovadores, produzidos na fábrica da Desal, na BR-324. O investimento total da obra é de R$700 mil e a nova praça vai contar com várias novidades para o conforto e lazer da população. Entre elas está o Espaço Game, que foi desenvolvido para atender crianças em fase de transição para a adolescência. O novo ambiente permitirá que os moradores se divirtam com brincadeiras clássicas, tais como futebol de botão, pingue-pongue, damas e xadrez.

O novo equipamento público vai contar com quatro novas quadras esportivas para o lazer dos moradores da região, sendo uma poliesportiva, uma de vôlei e uma mini-quadra para golzinhos. Além disso, a praça contará com as tradicionais academias de saúde e ginástica. O público infantil ainda vai poder se divertir na minipista infantil para brincadeiras de velotrol, patins, bicicleta e carrinhos de controle remoto.

Para o presidente da Desal, Marcílio Bastos, a nova praça vai fazer com que as pessoas tenham mais opções de lazer, atraindo mais pessoas a região. “O local onde a praça está era uma área totalmente abandonada. A população, que antes ficava com medo, poderá caminhar tranquilamente, porque o local terá uma iluminação de qualidade e itens para diversão. Os cidadãos vão se sentir atraídos pelo novo equipamento público, resultando também em um sentimento de pertencimento ao local”, destacou.

A Desal ainda pretende viabilizar, em parceria com a Companhia de Governança Eletrônica (Cogel), conexão wi-fi aberta para os frequentadores da praça. O objetivo é fornecer acesso à internet sem fio através de smartphone, notebook e tablet sem custos para o cidadão.

Balanço – Atualmente, Salvador conta com 231 praças públicas que são alternativas para quem deseja levar a criançada para uma diversão ao ar livre. Esse é o número de áreas de convivência e lazer que a Prefeitura entregou à população desde 2013, com o objetivo de promover a reocupação por famílias, sem distinção de classe social ou faixa etária.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A Secretaria Municipal da Saúde deu início, nesta segunda-feira (19), à campanha de intensificação contra febre amarela com uso de doses fracionadas e padrão. A ação visa ampliar a cobertura vacinal na capital e em mais outros oito municípios baianos, além de reduzir a população suscetível à patologia em curto prazo. A dose fracionada é uma parte da dose padrão da vacina contra a febre amarela, que confere proteção similar por um período de até 8 anos. A eficácia é a mesma e funciona como medida emergencial para o controle de possíveis surtos.

Pouco mais de 1,2 milhão de indivíduos ainda precisam se proteger contra a doença em Salvador. A vacina fracionada está sendo administrada em pessoas com idades entre 2 e 59 anos que nunca foram imunizadas contra a doença. Crianças entre 9 meses e 2 anos, pessoas com condições clínicas específicas (como pacientes com HIV/Aids) e viajantes internacionais (é preciso apresentar o comprovante do deslocamento) continuarão a tomar a dose padrão do imunobiológico.

A campanha seguirá até 9 de março em Salvador. O Dia D da estratégia será promovido em 24 de fevereiro (sábado) para ampliar o acesso às doses para a população. A vacina está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nas 126 unidades básicas da rede municipal. É recomendável levar o Cartão do SUS, um documento de identificação com foto e Cartão de Vacina, mas quem estiver sem esses documentos também poderá se vacinar.

Orientações - O Ministério da Saúde afirma que a vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas. Para estes grupos, a orientação é que a pessoa busque ajuda médica, cujo profissional de saúde avaliará o benefício e o risco da vacinação, levando em conta eventos adversos.

“Por conta de casos positivos confirmados de febre amarela em macacos no ano passado e o grande número de pessoas a se vacinar no município, Salvador foi incorporada na estratégia da imunização fracionada pelo Ministério da Saúde. A dose fracionada tem eficácia garantida por pelo menos oito anos, por isso, após esse período, é necessária uma nova dose de reforço”, explica Doiane Lemos, subcoordenadora de Doenças Imunopreviníveis de Salvador.

Macacos capturados - Desde o início de janeiro até a segunda semana de fevereiro, 95 macacos foram capturados na capital baiana para realização de exames laboratoriais de detecção da febre amarela. Os materiais coletados dos animais em Salvador já foram encaminhados para o Laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Rio de Janeiro, referência nacional para esse tipo de análise. Os primeiros dez materiais analisados pela Fiocruz descartaram a presença do vírus da febre amarela nos animais capturados. As outras 85 amostras seguem sob análise. Em 2017, foram registrados 13 macacos com confirmação de febre amarela em Salvador.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Apesar do aumento de casos nesse período, a doença é de fácil tratamento, tendo apenas que ser diagnosticada corretamente

As mudanças climáticas no período do verão - ora sol, ora chuva - propiciam a proliferação dos vírus de fácil disseminação, como os causadores da conjuntivite. A higienização das mãos é a principal forma de prevenção da doença, assim como o cuidado com a higiene no geral, evitando, por exemplo, o compartilhamento de objetos pessoais. No Carnaval, com a aglomeração de pessoas, esse contágio acaba sendo facilitado. É importante que as pessoas com sintomas procurem atendimento especializado para diagnóstico correto, já que a conjuntivite pode ser do tipo viral, bacteriana ou alérgica.

Durante a folia, os módulos de assistência à saúde registraram 191 casos de conjuntivite, nos circuitos oficias, número bastante superior ao ano passado, quando apenas 17 foliões apresentaram esse quadro clínico. De acordo com a oftalmologista da rede municipal, Edriene Teixeira, as altas temperaturas do verão levam as pessoas a passarem mais as mãos no rosto, mas é importante que a ação seja feita após assepsia, evitando levar sujeiras que podem ocasionar irritação ocular.

Outro fator que pode acarretar no desenvolvimento da conjuntivite é o uso incorreto de maquiagens e pequenos objetos, como glitter e purpurina, bastante utilizados no Carnaval. "Quando há ocorrência de corpo estranho nos olhos, as reações mais comuns são vermelhidão, ardor e desconforto, que, se não forem cuidados devidamente, podem provocar o agravamento da doença", aponta Edriene Teixeira. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está realizando buscas ativas nas unidades fixas, a fim de monitorar os casos, orientando devidamente os pacientes diagnosticados.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Salvador alcançou Nota Final B, através da qual se mantém na zona de aprovação para continuar recebendo, em 2018, aval da União em suas operações de crédito. A avaliação foi feita pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) sobre a capacidade de pagamento dos estados e municípios brasileiros, de acordo com a nova sistemática instituída em novembro passado pela Portaria nº 501, do Ministério da Fazenda. Em 2017, Salvador obteve Nota A nos indicadores de Endividamento e de Liquidez, e B no de Poupança Corrente.

Desde o ano passado, a capacidade de pagamento dos estados e municípios passou a ser medida pela avaliação conjugada da capacidade de endividamento; do lastro de poupança corrente que lhes permite enfrentar eventuais crescimentos de despesas; e do índice de liquidez, que indica o volume de recursos de que dispõem em caixa para honrar obrigações financeiras. Com critérios quantitativos, esta medição resulta na atribuição de notas de A a D, sendo A e B de aprovação; e C e D de reprovação, a fim de o ente federado poder, ou não, receber garantia da União nas operações de crédito.

Segundo o secretário Municipal da Fazenda (Sefaz), Paulo Souto, este fato “não apenas atesta o compromisso da administração com o equilíbrio das contas municipais, mas sinaliza concretamente para a aprovação dos empréstimos externos que já se encontram em análise no Tesouro Nacional, a exemplo do projeto Novo Mané Dendê, com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Salvador Social, com o Banco Mundial, e o Programa de Requalificação Urbana de Salvador (Proquali), com o Banco de Desenvolvimento da América Latina, bem como de outros mais a que tenhamos que buscar para suprir necessidades adicionais de investimento do Município e sua população”.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Neste fim de semana, o Ruas de Lazer, atividade promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), volta a levar a diversão e esporte para o público soteropolitano. As atividades acontecem neste sábado (17), no bairro de Coutos, na Rua da Lagoa, próximo à Escola Municipal Cid Passos, das 8h às 12h. Enquanto isso, no mesmo horário, outra equipe da Semtel levará diversão à população do bairro de Paripe (Rua da Bélgica, nº8).

O Ruas de Lazer conta com equipamentos esportivos e atividades planejadas por profissionais de educação física. Nos locais, quem participar da atividade, vai encontrar cama elástica, jogos de tabuleiro, futebol, vôlei, basquete, torneios e gincanas.

Exposição - Segue neste final de semana, até o mês de dezembro, no Teatro Gregório de Matos (TGM), na Praça Castro Alves, a exposição GREGÓRIOS, uma homenagem a um dos poetas mais importantes da literatura brasileira, Gregório de Matos. A exposição celebra também os 30 anos da Fundação Gregório de Matos (FGM), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). A mostra é aberta ao público de quarta a domingo, das 14h às 19h.

No Espaço Cultural Barroquinha, está disponível para visitação a mostra “Orixás da Bahia”, que segue aberta para o público, sempre de quarta a domingo, das 14h às 19h. A mostra é composta por 16 estátuas confeccionadas em papel marchê e em tamanho natural das divindades africanas, esculpidas pelo já falecido artista plástico Alecy Cardoso. As obras integram o acervo do Museu da Cidade e estão expostas na Galeria Juarez Paraíso.

Feira orgânica - Para quem gosta de alimentos frescos e sem agrotóxico, vai acontecer neste sábado (17), no Parque da Cidade, das 7h às 12h, na Praça Pau-Brasil, no Parque da Cidade, a feira orgânica Saúde da Terra.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) informa que as atividades do Plano Inclinado Pilar, que liga as cidades alta e baixa, foram interrompidas na manhã de quinta-feira (15), para realização de manutenção preventiva, devido à grande demanda de usuários durante o Carnaval. Após a avaliação, foi constatada a necessidade de troca dos três cabos de tração do equipamento, o que implicará na paralisação do Plano para a execução  dos serviços. O prazo previsto para a conclusão é de 15 dias. A Semob lembra que a ação é realizada para garantir a segurança dos usuários. Com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 6h às 19h, e aos sábados, das 7 às 13h, e com tarifa gratuita, o equipamento transporta cerca de 400 passageiros diariamente.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A partir da próxima segunda-feira (19), a Secretaria Municipal da Saúde dará início à campanha de intensificação contra febre amarela com uso de doses fracionadas e padrão. A ação visa ampliar a cobertura vacinal na capital e em mais outros oito municípios baianos, além de reduzir a população suscetível à patologia num curto espaço de tempo.

A vacina fracionada será administrada em pessoas entre 2 e 59 anos que nunca foram imunizadas contra a doença. Crianças entre 9 meses e menores de 2 anos, pessoas com condições clínicas específicas (como pacientes com HIV/Aids) e viajantes internacionais (o viajante deverá apresentar o comprovante do deslocamento) continuarão a tomar a dose padrão do imunobiológico.  

Estima-se que pouco mais de 1,2 milhão de indivíduos ainda precisam se proteger contra a doença em Salvador. “Por conta de casos positivos confirmados de febre amarela em macacos no ano passado e o grande número de pessoas a se vacinar no munícipio, Salvador foi incorporada na estratégia da imunização fracionada pelo Ministério da Saúde. A dose fracionada tem eficácia garantida pelo menos por oito anos, por isso,  após esse período, é necessário uma nova dose de reforço”, explicou Doiane Lemos, subcoordenadora de Doenças Imunopreviníveis de Salvador.

A campanha seguirá até 9 de março em Salvador e em 24 de fevereiro (sábado) um Dia D da estratégia será promovido para ampliar o acesso às doses para população. A vacina estará disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nas 126 unidades básicas da rede municipal. O Ministério da Saúde afirma que a vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas. Para estes grupos, a orientação é que a pessoa busque ajuda médica, cujo profissional de saúde avaliará o benefício e o risco da vacinação, levando em conta o risco de eventos adversos.

Macacos capturados - Desde o início de janeiro até essa quinta-feira (15), 95 macacos foram capturados na capital baiana para realização de exames laboratoriais de detecção da febre amarela. Os materiais coletados dos animais em Salvador já foram encaminhados para o Laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Rio de Janeiro, referência nacional para esse tipo de análise, para investigação da causa dos óbitos. Os primeiros dez materiais analisados pelo Fiocruz descartaram a presença do vírus da febre amarela nos animais capturados. As outras 85 amostras seguem sob análise. Em 2017, foram registrados 13 macacos com confirmação de febre amarela em Salvador.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

As aulas já retornaram. Com elas, chegam também os congestionamentos nas proximidades das escolas, principalmente os momentos de entrada e saída das crianças e adolescentes, quando muitos pais e motoristas dos transportes escolares se aglomeram na frente das unidades de ensino. Para orientar os motoristas sobre a melhor forma de deixar e pegar as crianças, a Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) vai iniciar a Operação Volta às Aulas nesta segunda-feira (19).

O objetivo da ação é de conscientizar os motoristas sobre a importância de obedecer as normas do trânsito. A operação terá início às 6h, com um agente de trânsito nas proximidades das unidades escolares, com o objetivo de organizar o trânsito e orientar os condutores. O pico acontece das 11h às 13h30, a partir da segunda-feira (19), horário de grande fluxo de desembarque e embarque, e o primeiro colégio a ser contemplado vai ser o Salesiano, em Nazaré.

Serão distribuídos para os motoristas material educativo, panfletos e cartilhas. Eles também serão orientados sobre segurança no trânsito e a melhor forma de pegar e deixar as crianças nas unidades escolares. “Tudo feito com as diretrizes pedagógicas de educação para o trânsito, de acordo com o Denatran”, explica a gerente de Educação para o Trânsito e coordenadora da operação, Miriam Bastos.

Dicas – A Transalvador orienta os pais a não pararem em qualquer lugar, nem em fila dupla, além de esperar a sua vez para embarcar ou desembarcar os estudantes. Assim como não demorar para pegar ou deixar as crianças. São dicas importantes para evitar congestionamento e garantir a fluidez no trânsito. É fundamental ainda, que os condutores sigam as orientações de trânsito e transportem as crianças corretamente, com o uso da cadeirinha adequada, bem como cinto de segurança.

Em caso de estacionar em local irregular, assim como parar em fila dupla, além do transtorno e congestionamento que o motorista causa, ele pode ser multado no valor de R$ 130,26 e perder quatro pontos na carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Dentro – Além da abordagem e explicação aos pais, a iniciativa da Transalvador também vai para dentro das unidades escolares, com palestras e atividades lúdico-pedagógicas para os estudantes e os professores, através do programa Criança Condutora do Futuro. A ação é gratuita e acontece em escolas públicas e privadas. Basta solicitar a presença da Transalvador pelo telefone 3202-9163.

Abaixo a programação completa da Operação Volta às Aulas da Transalvador na porta das escolas:

Dia 19/02 – Colégio salesiano (Nazaré)

Dia 20/02 – Colégio Sartre Coc (Itaigara)

Dia 21/02 – Escola Gurilândia (Federação)

Dia 22/02 – Escola Vitória Régia (Cabula)

Dia 23/02 – Colégio Integral (Pituba)

Dia 26/02 – Colégio Marista (Patamares)

Dia 27/02 – Colégio Dom Bosco (Paralela)

Dia 27/02 – Colégio Anchieta (Pituba)

Dia 28/02 – Colégio Módulo (Avenida Magalhães Neto)

Dia 01/03 – Colégio Antônio Vieira (Garcia)

Dia 02/03 – Colégio Nossa Senhora da Conceição (Brotas)

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Os 600 mil contribuintes do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Salvador têm até o dia 28 de fevereiro para pagar o imposto deste ano com 10% de desconto, em cota única. A maior parte dos vencimentos do IPTU acontece no dia 5, mas as datas variam entre os dias 1 e 28, de acordo com a escolha do contribuinte. No final de janeiro, antes do primeiro vencimento, a Secretaria da Fazenda (Sefaz) já havia registrado mais de 20 mil pagamentos em cota única.

Caso algum contribuinte não tenha recebido o boleto, pode emitir uma segunda via por meio do site da Sefaz. Os cerca de 245 mil isentos também estão recebendo os boletos para simples conferência.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), realizou 1.914 ações entre notificações, infrações, vistorias e atendimentos ao consumidor durante o Carnaval 2018. O número equivale a um aumento de 34% em relação à folia momesca do ano passado. A operação teve o intuito de inibir irregularidades e o descumprimento de normas.

As principais irregularidades encontradas foram ausência de placa antifumo, produtos com prazo de validade vencido e ausência de etiqueta nas mercadorias. De acordo com o diretor da Codecon, Alexandre Lopes, o órgão teve um crescimento operacional significativo neste ano. “O aumento foi por conta da estratégia adotada pela equipe. Intensificamos as ações nas principais áreas dos circuitos. Com isso, alcançamos um maior número de estabelecimentos e, consequentemente, levamos mais segurança para o consumidor”.

A operação de fiscalização para o Carnaval 2018 começou no dia 8 de fevereiro e foi encerrada na Quarta-feira de Cinzas (14). Na terça-feira (13), último dia de Carnaval, a Codecon realizou 73 vistorias em estabelecimentos, não encontrando irregularidades, e foram expedidas 13 notificações e um auto de infração. Além disso, foram realizados 16 atendimentos no Balcão do Consumidor, localizado na Praça Municipal.

Com um caráter educativo e fiscalizador, a operação Carnaval foi realizada por 35 colaboradores do órgão, nos circuitos Batatinha (Pelourinho), Dodô (Barra/Ondina) e Osmar (Campo Grande), além do Balcão do Consumidor.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A chegada dos foliões ao circuito Barra-Ondina, no Carnaval deste ano, foi 18,25% mais rápida que em 2017. Um estudo realizado pelo Núcleo de Operação Assistida (NOA) da Transalvador analisou, em tempo real, a velocidade média atingida pelos veículos que trafegaram no entorno dos circuitos, entre 19h de quinta-feira (08) e a madrugada desta Quarta-feira de Cinzas (14).

O superintendente Fabrizzio Muller explica que o comportamento do trânsito não é mais avaliado de forma amadora. “Hoje, podemos contar com um instrumento de medição precisa, não fazemos trânsito com base no sentimento”, disse. “Os dados do NOA também são cruzados com dados coletados por equipamentos eletrônicos que aferem, entre outros, velocidade, aceleração e frenagem dos ônibus, cedidos pela Secretaria de Mobilidade (Semob)”, complementou.

Para medir a velocidade de chegada ao circuito Barra-Ondina, três importantes trechos foram considerados: a via que margeia o Dique do Tororó sentido Estação da Lapa (Av. Presidente Costa e Silva); da rótula dos Barris (Praça João Mangabeira) até a Av. Centenário, sob o viaduto da Ladeira do Campo Santo; e desse ponto às imediações Shopping Barra.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Para facilitar o acesso da população ao Estádio Manoel Barradas (Barradão), em Canabrava, a Prefeitura promoveu uma série de melhorias, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), que já serão notadas a partir deste domingo (18), no clássico Vitória x Bahia. Uma das intervenções foi o recapeamento da Rua Artêmio Valente, executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), por meio da Superintendência e Conservação e Obras Públicas (Sucop). A via também já conta com nova sinalização, implantada através da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador).

Além disso, na Avenida Mário Sérgio, que liga Canabrava à Avenida Paralela e que será inaugurada neste sábado (17), foram implantados seis abrigos de ônibus e criado o Expresso Barradão – linha de integração entre o estádio e a Estação do Metrô Pituaçu, com intervalos a cada 5 minutos. Os seis veículos que alimentam a linha vão trafegar em uma faixa exclusiva na via e funcionarão de modo circular, sempre em dias de jogos.

A operação ficará a cargo do consórcio OT Trans e os coletivos partirão da Estação Pituaçu, pegarão um trecho da Avenida Luís Viana Filho (Paralela) e passarão pelo novo viaduto em frente ao Condomínio Alphaville antes de ingressar na Via Barradão. No esquema de integração, utilizando o cartão Salvador Card, MetrôCard ou Metropasse, os usuários pagarão apenas uma passagem do metrô para o sistema ônibus-metrô-ônibus.

Quem preferir o modo tradicional de acesso, também pode contar com 40 ônibus na Estação Pirajá e as demais rotas que passam pela Rua Artêmio Valente. “As medidas vão contribuir fortemente para atender a uma demanda antiga da população, que sofria com os constantes congestionamentos para chegar ao estádio, assim como permitir que as pessoas também possam ter como opção o transporte público para se deslocar ao Barradão”, afirmou o secretário da Semob, Fábio Mota.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A partir deste sábado (10), o Carnaval de Salvador começa também para aqueles foliões que pretendem curtir a folia longe dos principais circuitos e garantir o melhor da festa perto de casa. Os bairros da Boca do Rio, Cajazeiras, Itapuã, Liberdade e Periperi terão os primeiros shows começando às 19h. No total, serão 51 apresentações em sete palcos implantados pela Prefeitura em locais centrais de cada localidade, contando com toda a infraestrutura de serviços da gestão municipal.

A folia nos bairros terá como principais atrações os seguintes artistas: Márcia Short, Diamba, Paulinho Boca de Cantor, Amanda Santiago, Carla Cristina, Kart Love, Walter Queiroz, O Quadro, Edil Pacheco, Filhos de Jorge, Gerônimo, Márcio Mello, Ju Moraes, Jorge Zarath, Attooxxa, Duas Medidas, Adão Negro, La Fúria, Denny Denan, Danniel Vieira, Alexandre Leão, Gereba, Larissa Luz e Márcia Freire.

Na Boca do Rio, a festa começa com o axé de Amanda Santiago, ex-vocalista da Timbalada. Em seguida, a cantora e apresentadora Carla Cristina leva toda sua alegria para o palco. A noite ainda conta com apresentações dos grupos Samba de Ladainha, Axé Forever e o arrocha da banda Kart Love.

Em Cajazeiras, a festa terá a presença da sambista Jú Moraes, o embalo da música latina de Jorge Zarath, o axé de Katê e o suingue de Attooxxa e toda energia da banda Duas Medidas. Como destaque para a folia, Jú Moraes traz figurinos criados em homenagem à capital baiana. Serão, no total, seis peças criadas pela figurinista Ju Neuf na tentativa de conduzir, por meio das vestimentas, uma viagem por lugares icônicos da capital baiana.

O destaque será o figurino inspirado no bairro do Rio Vermelho, que traz as ondas do mar de Salvador e a imensidão de água que cerca a cidade. Será um jogo de transparência, com ondas cheias de brilho, contornando o corpo da artista. Os figurinos vão abusar de cores, brilhos e sensualidade, segundo a cantora.

"A expectativa é a melhor possível. Que seja uma festa linda, cheia de alegria, com o povo curtindo um carnaval mais democrático, com ruas cheias. E claro, com muita paz. Para isso, preparamos um repertório lindo, alto astral, com muito samba, mas com muita mistura de ritmos", destaca Ju Moraes.

Itapuã - Ex-vocalista do Olodum, o cantor Lucas di Fiori dá início à folia no bairro boêmio de Itapuã. A festa segue com a mãe da axé music, Sarajane, seguida da energia ancestral de Ana Mametto. mais tarde, o sertanejo Dan Valente toma conta da festa, seguido do forró da Banda Zefa Di Zeca.

Liberdade - No bairro considerado o berço da negritude soteropolitana, a folia começa com o samba de Will Carvalho, seguido do forró pé de serra do sanfoneiro Targino Gondim. Mais tarde é a vez de Márcia Short comandar a festa, seguida de Edu Casanova e Pietro Bem Sertanejo.

Periperi - Grande atração da primeira noite de festa em Periperi, a banda de reggae Diamba completa 22 anos de carreira neste Carnaval, e aposta na canção “A vida é bela para quem sabe amar", do álbum "Setas indicam a direção", lançado em 2016, e que pode ser ouvido e baixado em plataformas digitais como Itunes, Deezer e Spotify.

Na folia de 2018, o grupo vai entreter os fãs nos bairros de Periperi, Boca do Rio e também quem for curtir a festa no Palco Multicultural, no Terreiro de Jesus. "Com todo esse tempo de estrada buscamos levar ao público um repertório que nos agrade, mas que também não deixe a plateia na mão. É uma química que rola entre a banda e o público, então teremos nossos sucessos de mais de duas décadas de estrada, aliados a sucessos do reggae mundial e canções de outros estilos que acabamos convertendo para o ritmo do reggae", explica o vocalista Eduardo Sepúlveda - também conhecido como Duda Diamba.

Além de reggae, a primeira noite de festa no bairro contará também com o rock do Superfly, o samba de A Grande Família, o pagode do Pagodart e o axé de Amanda Santiago.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

O Carnaval democrático de Salvador será marcado, nesta sexta-feira (9), pela saudosa pipoca de Saulo, que desfila a partir das 15h30, no circuito Dodô (Barra-Ondina). Esse ano, o tema do carnaval de Saulo é "Me vejo na pipoca doce" e a música de trabalho é Terra Nossa, que fala da Bahia, suas riquezas naturais, culturais e, principalmente, do Carnaval de Salvador. O cantor desfila com o apoio da Prefeitura, através da Saltur.

O cantor baiano aposta em um Axé Music com elementos e tendências da Música Popular Brasileira (MPB) em canções com letras que valorizam a baianidade. A batida suave e, ao mesmo tempo, dançante, vai colocar todo mundo para sair do chão, ao longo dos cerca de 4,5 quilômetros de distância entre o Farol da Barra e Ondina.

Além da música de trabalho, o repertório do Carnaval 2018 trará outras canções do álbum "O azul e o sol", lançado em 2017, como "Santa chapada" e "Que amor é esse". Mas também terá sucessos da Banda Eva, a qual comandou por 11 anos. “A gente segue com esse projeto da Pipoca, com esse carnaval para o povo, que é no que acredito mesmo”, diz o músico. Além da sexta, ele volta a se apresentar para o folião pipoca no domingo (11) e na terça-feira (13), no circuito Osmar (Avenida).

Mais atrações - A noite de sexta segue ainda com o romantismo de Duas Medidas (por volta das 19h); com o pagode contagiante do Psi (às 19h15), que emplacou mais uma vez o hit do verão, com a canção "Elas gostam", mais conhecida como Popa da Bunda; o Cheiro (19h30); Carlinhos Brown (20h15); É O Tchan (20h30); Igor Kanário (21h15); Katê (21h30) e Frozza (22h).

Muito aguardada, a pipoca do Psi vai homenagear a cantora Ivete Sangalo nesse segundo dia de folia momesca. Márcio Victor usará o figurino assinado por Cid Brito: um cropped e saia com estampas florais, viseira, peruca e com a barriga de grávida, feita com material de espuma, para lembrar e celebrar o momento especial da vida da amiga que está grávida de gêmeas. "Ela é a luz do mundo! Mesmo não estando fisicamente no Carnaval, vai se fazer presente através de homenagens como essa", diz Marcio Victor.

Sobre a pipoca e o apoio da Prefeitura, o cantor afirma que essa iniciativa só reforça o caráter democrático da festa. “Eu acho massa, acho importante para os artistas e para o povo. É massa ter um Carnaval democrático e com oportunidades para todos. É legal ter bloco, camarotes? É claro que sim, mas a pipoca é a coisa mais linda que o Carnaval de Salvador pode ter. Ela é a principal estrela da festa”.

Kannário também promete agitar o povo com a música de trabalho "Embrazando tudo", além de seus hinos "Sai da frente que lá vem a zorra", "Tudo nosso e nada deles" e Depois de nós é nós de novo". “Queremos dar continuidade ao movimento que iniciamos, de fazer um Carnaval mais democrático, sem cordas, para o povo. Estamos com uma expectativa muito grande de fazer mais um Carnaval bonito, de paz, com os nossos sucessos novos e antigos na boca do povo”, disse Kannário.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

O Carnaval no circuito Mestre Bimba (Nordeste de Amaralina) já começou, nesta quarta-feira (07), e segue até a próxima terça-feira (13) com 72 atrações para todas as idades. No terceiro ano como circuito oficial do Carnaval, a festa conta com toda a estrutura disponibilizada pela Prefeitura, como banheiros químicos, iluminação, além de minitrios concedidos pela Empresa Salvador Turismo (Saltur).

“Estive ontem no Nordeste de Amaralina, e vi a alegria dos moradores, dos grupos artísticos, das famílias. O fato de o próprio circuito Mestre Bimba ter virado oficial demonstra a força que o Carnaval nos Bairros tem”, assegurou o secretário de Cultura e Turismo, Claudio Tinoco. Hoje (8), o circuito recebe 11 atrações, entre elas Bloco Fantasia, As Direitinhas, Bloco R9, Baile Black, As Dondoletes, Samba Mainha e Meninos da Vila.

Já nesta sexta-feira (9), dez blocos desfilam por lá, a partir das 10h: Os Toalhinhas, Os Toalhas, Tudo e Luxúria, As Merendas, Bloco Nossa Gente, Arrastão Os Esponjas, Bloco Q.G.O, Fura Olho, Bloco Miame e Bloco Afoxé Bomboxê.

Para o presidente da Associação dos Blocos Carnavalescos do Nordeste de Amaralina (ABCN), Cândido Dias, a oficialização do circuito trouxe benefícios à festa do bairro. “Sem dúvida, o apoio da Prefeitura foi uma grande conquista para nós. Agora, temos uma melhor infraestrutura e, consequentemente, mais organização, comemorou.

Como surgiu - Tudo começou com o bloco infantil Pirulito, primeira agremiação do bairro, fundado há 16 anos, por Marivaldo Nascimento, conhecido como Pixito. “A comunidade começou a se reunir e fazer uma festa aqui no bairro. Daí os blocos começaram a surgir, e hoje continuamos fazendo uma festa totalmente cultural e evoluindo a cada ano”, conta Cândido Dias.

Biografia - Manoel dos Reis Machado, o Mestre Bimba, nasceu em Salvador em 23 de novembro de 1900. Criador da capoeira regional, Mestre Bimba teve o seu primeiro contato com a modalidade ainda criança, quando iniciou a carreira na Estrada das Boiadas, atual bairro da Liberdade. Foi um dos capoeiristas mais conceituados em sua época e um lutador temido por conta da sua capacidade. Foi ainda "cantador" e percussionista.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Há três anos, quando o DJ e produtor musical Rafa Dias, 29 anos, criou o Àttøøxxá, que na época era um projeto solo, a intenção era apenas transformar a música baiana numa linguagem eletrônica. A proposta era pegar ritmo de arrocha e começar a fincar nele dubstep – um gênero musical eletrônico. Aos poucos, a iniciativa foi se desenvolvendo e passou a integrar diversos palcos da capital baiana e dos interiores da Bahia. Foi então que Rafa Dias convidou Raoni Knalha, Wallace Chibata e Osmar ‘Oz’ para criar o grupo que deu origem a um dos principais hits deste Verão: Elas Gostam (Popa da Bunda).

“Viramos banda há um ano e meio e foi o período que mais avançamos”, diz Rafa. Hoje sensação na cidade, o Àttøøxxá se apresenta pela primeira vez no Carnaval de Salvador. A estreia acontece no Circuito Dodô (Barra/Ondina) durante o Furdunço. A saída do minitrio está programada para sair por volta das 21h40. Fora do circuito tradicional, o grupo também agitará o público no Palco de Cajazeiras, no sábado (10), às 23h, no Campo da Pronaica. Os foliões também poderão conferir o show da banda no Pôr do Sol na Praça Castro Alves, que acontece na segunda-feira (12), às 18h.

A performance do Àttøøxxá preparada para a folia vai mesclar repertório próprio e produções remixadas, apresentando um verdadeiro show visual com efeitos. A ideia, segundo Rafa Dias, é “mostrar a nova cara do pop ao público”. “Botamos o pagode como música pop, com apelo mais de referências globais”, acrescenta o artista.

Rafa conta que se apresentar num trio do circuito tradicional do Carnaval, como Barra/Ondina, e no Palco de Cajazeiras são experiências diferentes para ele. “É nosso primeiro Carnaval. Vai ser tudo uma surpresa. O público do circuito tradicional é meio perambulante. Você toca e a cada dez metros você está atingindo uma pessoa diferente. Então o repertório é mais mutável, é mais pensado no momento. O show de Cajazeiras vai ser mais fiel ao que a gente vem fazendo”, explicou.

Apesar de ser de Paulo Afonso, no interior baiano, Rafa conta que tem certa afinidade com o bairro suburbano. “Cajazeiras tem nosso fã clube, que é o attooxxadeiras. São três meninas que já estão convidando todo mundo lá para o show”, revela o DJ.

Se o hit Elas Gostam (Popa da Bunda), famosa na voz de Márcio Victor, do Psirico, será eleita a música do Carnaval, Rafa Dias diz não se preocupar muito com isso. “A gente não trampa muito pensando em música. Pensamos em devolver nossa linguagem, em trazer algo novo. Hoje nada se cria e tudo se transforma. A gente tenta flertar muito com essa originalidade. Nossa pauta é muito mais trazer o novo do que apostar em música”.

O fato é que Elas Gostam (Popa da Bunda), que já chegou a ser interpretada por grandes artistas do Brasil, como Wesley Safadão, Léo Santana e Ivete nas festas de Verão, colocou o Àttøøxxá em outro patamar. “Sim, é ponta de lança que está tocando barreiras. Teve um dia que eu estava no shopping e a trilha sonora que estavam tocando era ela. A cidade abraçou a música“, reconheceu.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Para garantir o atendimento imediato de vítimas de traumas faciais durante o Carnaval de Salvador, cinco equipes de cirurgiões bucomaxilofaciais atuarão ininterruptamente – a partir das 18h desta quinta-feira (08) até a Quarta-feira de Cinzas – nos circuitos oficiais da festa. Os profissionais irão atuar de forma fixa em três pontos: Montanha, Piedade e Sabino Silva. Além disso, duas equipes móveis farão a cobertura dos circuitos.

Os procedimentos são realizados de forma ágil no próprio circuito da folia, o que contribui para reduzir em até 90% os riscos de deformações faciais irreversíveis nos pacientes. "A atenção prestada no momento do trauma é muito importante. Além de diminuir os riscos para o paciente, reduz também os custos do Sistema Único de Saúde com hospitalização, uma vez que na maioria dos casos não há necessidade de transferência para emergências, com a resolução da ocorrência no próprio circuito da festa”, afirmou Ivan Paiva, coordenador-médico hospitalar e de urgência da Secretaria Municipal da Saúde.

Após o procedimento, os casos mais complexos são encaminhados para uma unidades da rede de hospitais públicos e privados para acompanhar a evolução do quadro clínico, já que estabilização de um trauma pode durar até 60 dias.Durante todo o Carnaval do ano passado, as agressões físicas resultaram em 466 intervenções cirúrgicas de face nos módulos assistenciais.

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Recusar corridas por serem de curta distância, ou lesar passageiros com cobrança ilegal, sem uso do taxímetro, são algumas das condutas que poderão ser denunciadas à Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) durante o Carnaval. Em caso de constrangimentos, o usuário poderá denunciar o taxista infrator pelo WhatsApp (71) 99977-5135 ou pelo “Fala Salvador”, através do 156. O número disponibilizado pelo WhatsApp é exclusivo para receber mensagens, não está válido para ligações.

Quem, por ventura, esquecer algum item num táxi precisa ter em mãos o número do alvará e, em seguida, informar, pelo WhatsApp, o ocorrido. Com a identificação do veículo, os pertences serão resgatados e devolvidos ao usuário. O folião que optar pelo serviço de táxi para deixar os circuitos da festa deverá procurar por um dos 15 pontos implantados pela secretaria, onde a equipe de fiscalização estará presente. Outras denúncias referentes a trânsito e transporte podem ser feitas pelo número 118.

Embarque e desembarque – A Semob criou 15 pontos especiais para embarque e desembarque de passageiros que utilizarão táxis durante os dias de folia, com 24 horas de funcionamento, sendo que sete deles estarão sinalizados por blimps (balões infláveis) para uma identificação mais rápida pelos usuários. São eles:

- Vale do Canela (Viaduto Menininha do Gantois), sinalizado por Blimps

- Politeama de Cima (Colégio Ideia), sinalizado por Blimps

- Av. Joana Angélica (Colégio Central), sinalizado por Blimps

- Praça Cayrú (em frente ao Elevador Lacerda), sinalizado por Blimps

- Rua do Tijolo (ao lado do Viaduto da Sé)

- Av. da França (próximo do galpão 7 - CODEBA)

- Ladeira do Taboão (próximo à Praça do Pelourinho)

- Rua Gabriel Soares (perpendicular à Ladeira dos Aflitos)

- Terminal Barroquinha (ao lado do posto policial)

- Av. Centenário (retorno próx. à Rua Airoa Galvão), sinalizado com Blimps

- Porto da Barra (próximo ao Hotel Sol Barra)

- Rua Edgar da Mata (perpendicular à Av. Adhemar de Barros), sinalizado com Blimps

- Av. Garibaldi (esquina com a Rua Agnelo de Brito)

- Ondina (Próximo ao ISBA), sinalizado com Blimp.

 

0
0
0
s2sdefault