Segunda-Feira , 23 Janeiro 2017

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal da Saúde, ampliou o número de castrações de animais realizadas em clínicas veterinárias conveniadas com a Prefeitura. Até outubro último, eram realizadas 362 castrações/mês em apenas uma clínica contratada, esse número subiu para 1.000 cirurgias mensais feitas em quatro clínicas.

Os agendamentos para realização dos procedimentos podem ser feitos em 28 Unidades de Saúde da rede municipal mediante apresentação de carteira de identidade (RG) e cartão SUS do responsável pelo animal, cartão de vacina antirrábica do cão ou gato a ser castrado. A vacina antirrábica precisa ter sido administrada a menos de um ano. São atendidos caninos e felinos com idade entre 6 meses e 5 anos, exceto fêmeas gestantes, animais infestados por pulgas ou carrapatos e animais doentes.

Cada usuário pode realizar o agendamento da castração de três animais por mês. Inclusive, animais comunitários podem ser castrados, desde que um tutor se responsabiliza pelo pós-operatório do animal. 

Clínicas conveniadas 

• Clinicão, Rua das Rosas, 238 – Pituba – CEP 41.810-070; 
• 4 Patas, Rua da Imperatriz, 56 - Boa Viagem – CEP  40.415-180; 
• Pet Center, Rua Engenheiro Alexandre Maia, 07B – Graça – CEP 40.150-190; 
• Vida Animal, Rua Wilson Palmeira, 54 – Amaralina – CEP 41.900-375.

Relação das Unidades de marcação disponível no site da SMS: http://migre.me/vyJM4 

 

 

A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) informa que, em virtude das obras de requalificação na Avenida Antônio Carlos Magalhães, na região do Itaigara, o ponto de parada de ônibus localizado em frente à Clínica Delfin foi remanejado para próximo ao Hotel Fiesta, no sentido orla. Assim que as obras da região foram concluídas, o ponto voltará para o local de origem.

 

Com a Baía de Todos os Santos como palco central, a Prefeitura realiza o 2° Festival Náutico de Salvador entre 24 de novembro e 4 de dezembro, trazendo quatro competições em diferentes modalidades aquáticas e mais um congresso nacional sobre a economia náutica. O festival, que faz parte do calendário de eventos da cidade, tem o objetivo de desenvolver o setor náutico, fomentar o turismo e gerar emprego e renda para a região.

Para dar o pontapé inicial, acontece nesta quinta-feira (24), no Yacht Clube da Bahia, a partir das 8h, o 1° Congresso Brasileiro para Desenvolvimento da Economia Náutica, com a presença do prefeito ACM Neto, do secretário municipal de Cultura e Turismo, Érico Mendonça, do presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, do comodoro do Yacht Clube da Bahia (YCB), Marcelo Sacramento, e do Comandante do 2° Distrito Naval, Cláudio Viveiros.

Palestras e painéis de discussões serão realizados durante todo o dia no congresso. Às 18h, será apresentada uma carta sobre os seis temas debatidos durante o evento. A “Carta de Salvador 2016” contará com a síntese das indicações e recomendações dos participantes, além das indicações em prol do desenvolvimento da economia náutica nacional. Mais informações sobre o congresso podem ser encontradas no site www.sympla.com.br

Competições – Quem abre a maratona de competições do 2° Festival Náutico de Salvador é o 8° Rally Náutico da Bahia, que acontece neste sábado (26), com largada do Porto da Barra, às 11h. O rally é uma competição de regularidade e tem o objetivo de seguir o trajeto determinado pela organização mantendo médias horárias pré-estabelecidas. Competem lanchas e motos aquáticas. Já no domingo (27), acontece a 1° Regata Cidade de Salvador. A competição começa às 13h30 e participam atletas de todas as idades. A baía será tomada pelas velas das categorias Optimist, Laser, Snipe, Dingue, Hobie Cat, 29er e Windsurf.

No final de semana seguinte, acontecem mais duas competições. No sábado (03), é realizada a 2° Travessia Baía de Todos os Santos. O percurso feito por nadadores dura em média 2 horas e depende de muita dedicação. A largada será na Praia do Duro, em Mar Grande, com chegada no Porto da Barra. Inscrições podem ser feitas até o dia 23 de novembro.

O 4º Desafio Travessia Mar Grande/Yacht encerra as competições do Festival Náutico. Com saída de Mar Grande, às 8h30, e remada até a praia de Porto da Barra, em uma distância de aproximadamente 10 quilômetros. Participam do evento praticantes de Stand Up Paddle e Canoa Havaiana. Inscrições para essa modalidade acontecem até o dia 29 de novembro.

Informações sobre qualquer uma das competições podem ser feitas através do 2105-9112 ou secretaria.esporte@icb.com.br. O Festival Náutico foi lançado pela Prefeitura em 2015 e conta com a parceria do Yacht Club, Bahia Marina e Capitania dos Portos.

SERVIÇO

24 de novembro

1° Congresso Brasileiro para Desenvolvimento da Economia Náutica

Local: Yacht Clube da Bahia

Horário: 8h

26 de novembro

8º Rally Náutico

Local: Yacht Clube da Bahia 

Horário: 11h 

Inscrições na secretaria do Yacht Clube da Bahia 

27 de novembro

1º Regata Cidade de Salvador 

Local: Porto da Barra

Horário: 13h 

Inscrições na secretaria do Yacht Clube da Bahia 

03 de dezembro

Travessia Baía de Todos-os-Santos

Local: Praia do Duro em Mar Grande

Horário: 6h30 

Inscrições na secretaria do Yacht Clube da Bahia 

04 de dezembro

4º Desafio Travessia Mar Grande/Yacht 

Local: Mar Grande

Horário: 8h30 

Inscrições na secretaria do Yacht Clube da Bahia 

Aberto ao público 

Informações: 2105-9112

 

Com foco na preservação do meio ambiente, na segurança de banhistas e trabalhadores, além de fomentar ainda mais a concentração turística nas praias de Salvador, a Secretaria da Cidade Sustentável (Secis) realizou, nesta terça-feira (22), mais uma audiência pública para debater pontos do Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro (PMGC). 

O encontro ocorreu no Campus Pituaçu da Universidade Católica do Salvador (Ucsal), e contou ainda com a presença de representantes da Capitania dos Portos da Bahia, da consultoria Urbe Planejamento, coautora do projeto, do Conselho de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), da seccional baiana do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), além de órgãos municipais.

O plano - A medida, cujo objetivo é garantir o livre acesso às praias, o controle e o uso da faixa de preamar, de maneira que assegure a conservação e a preservação dos ecossistemas costeiros da cidade, é um braço a mais oferecido pela gestão municipal para assegurar que Salvador esteja preparada para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas, em especial aqueles relacionados à elevação do nível do mar e no aquecimento de suas águas.

Este é mais um complemento do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), e aponta diretrizes para as áreas terrestres da zona costeira de Salvador, obedecendo a indicações de uso e tipologia urbanística para os setores costeiros existentes na legislação que inclui também a Lei de Ordenamento de Uso e Ocupação do Solo de Salvador (Louos). 

"Esse é um dos primeiros instrumentos complementares ao PDDU, à Louos e à Política Municipal de Mudanças Climáticas. Nesse sentido, identificamos vários elementos que merecem destaque, como o fato de Salvador possuir mais de 50 quilômetros de zona costeira, considerando as ilhas. Portanto, essa região precisa de um ordenamento, algo que organize e estruture as ações ali praticadas. Por isso mesmo é importante reconhecer os efeitos das mudanças climáticas, algo que é global e que tem causado muitos impactos nas cidades. Então é essencial que Salvador comece a se preparar para isso", comenta André Fraga, titular da Secis. 

Ainda de acordo com Fraga, outro ponto importante trazido à tona pelo PMGC é a possibilidade de se trabalhar os critérios do Bandeira Azul - um tipo de certificação internacional concedida a praias e marinas ao redor do mundo que cumprem normas relativas à qualidade ambiental, bem-estar, segurança e infraestrutura, somando 34 itens no total. "Isso é uma meta estratégica para o plano, e Salvador tem a primeira certificação no Nordeste, com a Ponta de Nossa Senhora. A ideia é que a capital baiana cumpra todos esses critérios, em todas as suas praias, como objetivo para médio e longo prazo, a fim de garantir um lazer mais qualificado e, consequentemente, mais organização para a cidade, a partir da implementação do PMGC", reitera o secretário.

Afinada com o município no esforço de implementação do Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro, a Capitania dos Portos vê o plano como importante auxiliar na fiscalização e preservação do ambiente marítimo, conforme explica o Capitão de corveta Ronald Domingues. "Esse passa a ser um instrumento auxiliar da fiscalização já realizada pela Marinha do Brasil nos espaços marítimos ocupados por banhistas, embarcações esportivas, recreativas, pesqueiras ou de transporte de passageiros. A partir do momento em que o uso e a organização desses espaços são definidos pelo município, fica mais fácil para os órgãos fiscalizadores exercerem o seu papel no cuidado com zona costeira”, diz. 

O plano é bem claro a respeito do espaço que pode ou não ser utilizado pelo banhista ou pelo condutor de embarcação. “Em uma via de mão dupla, é possível ainda para a Marinha delegar à Prefeitura o poder de ajudar nessa fiscalização, evitando o conflito entre os usuários dos diversos equipamentos. A lei, inclusive, já determina que nenhum equipamento a motor pode navegar a menos de 200 metros da praia, a fim de se evitar acidentes com os banhistas, cujo espaço deve ser definido exclusivamente pelos representantes municipais", conclui Domingues.

A minuta do plano está disponível para consulta pública e envio de sugestões no endereço eletrônico www.gerenciamentocosteiro.salvador.ba.gov.br, onde é possível também preencher um formulário com sugestões e enviá-lo pelo próprio site.

 

Evento é realizado por empreendedores sociais do Centro Histórico, em parceria com o Parque Social 

No próximo sábado (26), empreendedores sociais que participam do Programa Comunidade Empreende Pelourinho realizam o evento Viva a Praça, em parceria com o Parque Social e a Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Emprego (Sedes). O evento acontece no Largo da Igreja do Santo Antônio, das 8h às 18h, e tem programação gratuita com feiras agroecológica, de artesanato, gastronômica, além de oficinas socioeducativas, de sustentabilidade, ações de promoção social e de qualidade de vida, atividades recreativas para crianças e atrações culturais. 

Os empreendedores sociais, impulsionados pelo movimento de apropriação de espaços públicos em Salvador (a exemplo de iniciativas como o Salvador Bom Praça e a Feira da Cidade), buscaram uma proposta diferenciada de promoção democrática do lazer, da cultura e da qualidade de vida, num evento com o propósito de possibilitar oportunidades de negócio através da exposição e comercialização de produtos e serviços.

Entre outros empreendimentos locais, o evento tem a participação do ENEO, Flexas Atelier, Inovar Inovando, Mulheres Negras Artesãs, Oséias Silva Atelier, Doce Mar e Dus Quintais, que participa do processo de aceleração de negócios sociais do banco Chalenger. O Programa Comunidade Empreende foi concebido pelo Parque Social com base nos princípios que fundamentam o empreendedorismo social, destacando o forte engajamento dos atores locais para a geração de resultados que retratem ações de impacto para as pessoas e comunidades. O projeto faz parte das ações que integram o Pelourinho Dia e Noite.

SERVIÇO 

Programação da Manhã:

• Feira orgânica e agroecológica

• Feira de artesanato e sabores (expositores do PCE e outros)

• Oficinas de jogos, brincadeiras e contação de histórias

• Oficinas de artesanato e produtos reciclados

• Aulão de ginástica funcional

• Aferição de pressão arterial e glicemia

• Orientações sobre hipertensão, diabetes e outros

• Massagem terapêutica, maquiagem e reike

• Atividades recreativas para crianças (música, dança, pula-pula)

• Capoeira com Mestre Guaxinim

• Roda de Samba com Bando Maré de Março

• Apresentação e aula de percussão

Programação da Tarde:

• Feira de artesanato e sabores (expositores do PCE e outros)

• Oficinas de jogos, brincadeiras e contação de histórias

• Oficinas de artesanato e produtos reciclados

• Programação musical - projeto Sol & Som: Daniel Diniz, Banda Ultra Reggae, Giovanna Costa e grupo Zé Bunitinho

• Apresentação e aula de dança

 

A Black Friday acontece nesta sexta-feira (25) em todo o Brasil. Não é raro que algumas lojas aproveitem essa data para anunciar como promocionais itens com preços semelhantes aos verificados antes do período, ou elevem o preço do produto semanas antes para passar a impressão de que houve desconto. Essa prática é chamada de maquiagem de preço e é considerada publicidade enganosa.

Para coibir a ação, fiscais da Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor de Salvador (Codecon) estarão nas ruas de quarta (23) até o dia da Black Friday para fiscalizar lojas de eletrodomésticos, departamentos e congêneres, observando as condutas comerciais, principalmente no que tange ao cumprimento do valor dos produtos ofertados, e das publicidades falsas ou abusivas.

Recomendações - A Codecon orienta os consumidores a pesquisar com atenção se os produtos realmente estão mais baratos na hora de realizar as compras presencialmente ou a distância (através da internet). Outro cuidado importante, principalmente se a compra for feita pela internet, é pesquisar a idoneidade da loja, verificando se ela possui endereço físico e canal de relacionamento com o consumidor.

No ato da compra online, sempre é bom imprimir as páginas com a oferta do produto à venda, suas características e informações sobre a garantia. A Codecon também aconselha o consumidor a prestar atenção ao prazo de entrega e desconfiar de preços muito abaixo da média. É necessário pesquisar bastante também na concorrência. O consumidor que se sentir lesado ou quiser denunciar abuso pode entrar em contato com a Codecon pelo telefone 156.

Outras dicas - O consumidor também deve evitar comprar de empresas que tenham sido denunciadas por trabalho escravo ou exploração irregular de matéria-prima. Outro aspecto que deve ser levado em consideração é a durabilidade do produto. O consumidor precisa se informar em fóruns ou junto ao fabricante sobre a vida útil estimada do produto e os problemas que costumam apresentar.   

Também é importante estar ciente dos gastos que estão por vir. Logo depois da Black Friday e do Natal, chega a hora de pagar o IPTU, o IPVA, a matrícula dos filhos na escola, material e uniforme escolar. Por isso, é importante os consumidores estarem conscientes da real necessidade de compra antes mesmo de efetuar o pagamento e saber se os gastos cabem no orçamento.

Cinco desenhos venceram, entre mais de dois mil participantes, o 4o Concurso de Desenhos Infantis, da Transalvador, realizado em parceria com a  Porto Seguro Seguradora e a Editora Seg Livros. Com a temática Educação para o Trânsito, o certame está premiando com tabletes e livros crianças do 1º ao 5º anos de escolas públicas e privadas de Salvador. A cerimônia acontecerá na próxima quinta-feira (24), às 8h30, no auditório do Sest Senat (Pituba), com sorteio de livros para as crianças presentes.

As três primeiras colocadas foram, respectivamente, Daniella Pajeu, de 10 anos, da Escola Municipal Cidade Vitória da Conquista, Gislane Gomes, 10, da Escola Municipal Dep. Gersino Coelho, e Eduarda Soares, de 8 anos, da Escola Marisol. A Escola Municipal Geraldo Bispo dos Santos levou o 4º e o 5º lugares, com Janderson da Silva, também de 8 anos, e Eduardo Cruz, de 9 anos.

Uma comissão julgadora, formada por pedagogos, especialistas em educação infantil, em desenho técnico e em trânsito, avaliou a técnica utilizada, a expressividade, originalidade, criatividade e a adesão ao tema. A pedagoga Mírian Bastos, gerente de Educação para o Trânsito da Transalvador, explica que “a iniciativa incentiva a reflexão das crianças sobre o trânsito, a criatividade e a produção artística”.

Fabrizzio Muller, superintendente, entende que as ações de educação devem alcançar todas as gerações, mas destaca a importância da parceria com escolas para a promoção de um trânsito mais seguro. “O foco na educação da criança prepara o cidadão consciente de amanhã. Quanto mais escolas participarem desta e de outras iniciativas da Transalvador, mais condutores preparados teremos no futuro. É esse o legado que queremos deixar”, afirmou.

 

Educadores físicos da rede municipal de ensino participaram, nesta segunda-feira (21), de uma certificação em basquetebol. A inciativa é uma realização do Grupo de Iniciação ao Basquetebol Infantil (GIBI), vinculado à Liga Brasileira do Basquetebol. Ao todo, 13 escolas ligadas à Secretaria Municipal de Educação (Smed) foram atendidas e 70 professores fizeram a formação durante todo o ano de 2016. A entrega dos certificados ocorreu na Escola Municipal Gersino Coelho, no Cabula.

Para a coordenadora de Acompanhamento da Diretoria Pedagógica da Smed, Denise Araújo, esta formação qualifica o trabalho do professor, além de beneficiar a vida dos alunos no que diz respeito à disciplina e superação. Segundo Denise, existe a possibilidade de uma nova formação em 2017, após o êxito neste primeiro ano. "Estamos tentando viabilizar mais uma edição, pois oportuniza um número maior de esportes nas escolas, e até fora do âmbito escolar. Temos também profissionais mais motivados, além da presença de um atleta olímpico que é o Gilson Trindade, referência no esporte”. 

Trindade, que é coordenador do GIBI em Salvador, afirma que como ex-atleta da Seleção Brasileira de Basquete e atleta olímpico, pretende contribuir para a prática esportiva nas escolas. "Desde 2014 estamos com este projeto e, mesmo sabendo das dificuldades, procuramos atender às demandas, adequando à realidade atual das escolas. Temos recebido um apoio imensurável da rede municipal de ensino e secretários, que são grandes entusiastas e sabem dos valores que isso traz à população infantil", afirmou.

Parceria com o NBA - Gilson Trindade lembrou que o GIBI é uma parceira da NBA, através da Junior NBA, que considera significante o projeto baiano. "Estamos com três escolas em Salvador, com professores comprometidos e motivados, com ideias que ajudarão neste projeto em âmbito nacional. Temos um plano de trabalho para 2017 e vamos contemplar as visitas constantes às escolas, festivais, além de fazermos um evento com a NBA e jogadores profissionais para que troquem experiências com os professores e alunos", pontuou. 

O educador físico Anderson Cunha, professor da Escola Municipal Gersino Coelho, participou da formação durante este ano. "Todos os professores consideram que este projeto colabora para disseminar o esporte, além de proporcionar ganhos para os alunos pelo contato com uma nova modalidade, com o movimento, forma de socializar e conhecer regras. Na verdade, no final, ganhamos todos nós. Estamos felizes pelo projeto ter dado certo, também pelas perspectivas e rumos que tomou. Estamos lidando com pessoas com conhecimento técnico, então dá uma segurança para seguirmos adiante e vestir a camisa”, disse o educador.

 

Desde a última sexta-feira (18), a Defesa Civil de Salvador (Codesal), através do Centro de Monitoramento e Alerta (Cemadec), está monitorando a evolução da chuva que incide sobre a capital baiana. Segundo dados dos pluviômetros automáticos instalados em diversos pontos da cidade, o local que mais choveu nas últimas 24 horas foi o bairro de Nova Esperança, contabilizando 76mm.

Todos os órgãos do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (Smpdc) permanecem de prontidão para atender toda e qualquer demanda relacionada aos efeitos das chuvas. De sábado (19) até o final da tarde desta segunda-feira (21), a Codesal recebeu 49 solicitações de emergência, a maioria relacionadas a ameaça de desabamento de imóveis, com 26 chamados. Nenhum incidente grave foi registrado. As chuvas devem diminuir nas próximas 72 horas. 

 

Nesta quarta-feira (23), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Emprego (Sedes) estará em São Tomé de Paripe, Subúrbio Ferroviário de Salvador, e também em Canabrava, levando serviços para mais perto da população que deles necessitam. É o projeto Sedes em Movimento.

O atendimento do Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-obra (SIMM) em São Tomé de Paripe será realizado das 9h às 15h. Os interessados em conquistar uma vaga no mercado de trabalho devem se dirigir ao Restaurante Prato Popular, localizado na Rua Santa Filomena, s/n. É importante levar os originais da Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovantes de residência e histórico escolar, além do número do PIS, Pasep ou NIS.

Já em Canabrava, além dos serviços do SIMM, a população vai contar ainda com o atendimento do Centro do Empreendedor Municipal (CEM) e da Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon). A ação será das 9h às 13h, no Centro de Convivência Socioassistencial Canabrava, localizado na rua Ártemio Valente, s/n (Antiga estrada de Canabrava), próximo ao Barradão, ao lado da antiga balança da Limpurb, antes da Coperbrava.

 

O Viver o Mercado encerra o mês recebendo a cada semana mais turistas e baianos que passam pelo Mercado Modelo em busca de cultura, arte, entretimento, lazer e informação a cerca desse ponto mais que turístico, histórico. Nesta sexta (25), às 11h, o Segredos do Mercado recebe os visitantes com as baianas caracterizadas com saias rodadas, panos da costa, torso na cabeça, bata e colares com cores de orixás. Às 17h, Andreia Pradho é quem comanda o som em um happy hour para lá de especial, convidando todo mundo para apreciar um belo pôr do sol com o melhor da MPB. Tudo isso aberto ao público.

Sábado (26), às 11h, o Segredos do Mercado volta com as baianas vestidas a caráter recepcionando os visitantes, posando para fotos e oferecendo informações sobre o Mercado Modelo, além de distribuir muito sorriso e alegria para baianos e turistas gratuitamente. Domingo (27), das 10h30 às 12h, o Domingão no Mercado traz música itinerante promovendo um passeio musical pelo térreo e primeiro andar com o pessoal do Ambiente Brasileiro. Imperdível!

 

A Prefeitura, através da Secretaria de Municipal de Mobilidade (Semob), implantou, nesta segunda-feira (21), mais um ponto de recarga do SalvadorCard. O novo ponto está localizado no piso L1 do Shopping Cajazeiras e os atendimentos vão seguir o horário de funcionamento do centro comercial, beneficiando mais de 700 mil pessoas da região. 

No local, os usuários do transporte público poderão fazer recarregas de cartões de meia-passagem estudantil e bilhete avulso. Além disso, mediante a recarga de duas tarifas de ônibus (R$6,60), os usuários receberão gratuitamente um cartão de bilhete avulso, o que garante a realização de integração no sistema de transporte e traz mais segurança aos passageiros. 

Segundo o secretário Municipal de Mobilidade, Fábio Mota, a localização do novo ponto atende uma reivindicação da população de ampliação do serviço. “Antes dessa gestão, o usuário era obrigado a se dirigir a um dos três postos do SalvadorCard, no Comercio, Lapa ou Iguatemi. Hoje, a população não precisa mais sair de seu bairro e nem pegar fila pois, além dos shoppings e faculdades, temos também mais de 175 pontos credenciados em toda cidade”. 

Atualmente, os usuários já contam com atendimento nos shoppings Barra, da Bahia, Salvador e Salvador Norte; nos postos do SalvadorCard da Estação da Lapa, do Comércio, do Iguatemi, da Estação Pirajá e nas Prefeituras-Bairro. Os serviços também podem ser realizados através do SalvadorCard Móvel e dos 175 pontos da rede credenciada. A lista de todos os pontos pode ser conferida no site www.salvadorcard.com

A terça-feira (21) será repleta de música, poesia e muita cultura para os 650 alunos da Escola Municipal Fazenda Grande II Ministro Carlos Santana (Via Local C, s/nº, Fazenda Grande II – Cajazeiras) com a realização da 1ª Feira Literária (Flifag) da unidade escolar. A programação, que será realiza durante todo o dia e vai mobilizar estudantes de 4 a 70 anos, será encerrada com a apresentação da Banda Eva, no turno vespertino. 

A Feira Literária tem como objetivo promover o gosto pela leitura dos diversos gêneros textuais e pela música. A unidade escolar atende a alunos Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Educação de Jovens e Adultos (Eja). 

“A escola está inserida numa comunidade onde o maior contato com as diversas formas de expressão literária e cultural é na escola, por isso tentamos oportunizar para essas crianças e adolescentes contato direto com os promotores de cultura da nossa cidade, como cantores, poetas, artistas cênicos e escritores para que assim possam vislumbrem a beleza que as artes das letras sensibilizam o ser”, destacou Cassia Ferreira, gestora da escola.

Confira a programação:

Manhã – 8h:

- Banda de percussão – apresentação de ritmos africanos

- Canto indígena

- Encenação musical – Rosa Juvenil – Musical do Girassol

- Poesia 

- Teatro 

- Cordel 

- Baile da melhor idade (Centro Cultural Edson Souto)

Tarde – 14h:

- Banda de percussão – apresentação de ritmos africanos

- Musical 

- Poesia 

- Lendas folclóricas 

- Teatro 

- Cordel 

- Baile da melhor idade (Centro Cultural Edson Souto)

- Banda Eva

Nesta terça-feira (22), a Prefeitura promove a segunda audiência pública sobre o Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro (PMGC). O evento acontecerá das 8h às 12h, no auditório da Universidade Católica do Salvador, Campus Pituaçu, 1º andar (piso superior), Av. Pinto de Aguiar, 2589. O documento que cria o PMGC continua disponível para consulta pública e envio de sugestões por meio do endereço eletrônico www.gerenciamentocosteiro.salvador.ba.gov.br. Os interessados em contribuir com o assunto devem acessar o site, preencher o formulário com a proposta e enviá-lo pelo próprio porta ou através do e-mail pmgc@salvador.ba.gov.br.

O plano tem o objetivo de garantir o livre acesso às praias e o controle dos usos na faixa de preamar, de maneira que assegure a conservação e a preservação dos ecossistemas costeiros da cidade. O PMGC é orientado pela Política Nacional de Gerenciamento Costeiro (Lei nº 7.661/88) e servirá de ferramenta de planejamento para implementar, disciplinar e orientar a política para a utilização dos recursos naturais da Zona Costeira do Município de Salvador – incluindo a Costa Atlântica e a Baía de Todos os Santos –, a fim de melhor a qualidade de vida das populações locais, a proteção dos ecossistemas, da beleza cênica e do patrimônio natural, histórico e cultural da cidade.

 

Revitalização inclui ainda a Praça Inocêncio Galvão e as ruas da Forca e do Cabeça

O Largo Dois de Julho ganhou neste sábado (19) novos mercados requalificados, além da revitalização da Praça Inocêncio Galvão e das ruas da Forca e do Cabeça. Foram requalificados os mercados Dois de Julho e das Flores, e a região do entorno recebeu pergolados recuperados, nova iluminação cênica e projeto paisagístico. O prefeito ACM Neto realizou a entrega dos espaços na presença de secretários e dirigentes de órgãos públicos envolvidos com as obras.

O novo Mercado Dois de Julho passa a contar com 10 boxes, com balcões frigoríficos e comércio de outros produtos. Já o das Flores foi reformado e, com as obras, ganhou três quiosques e nove boxes. A região ganhou novo pavimento, revisão do sistema de drenagem e projeto paisagístico. Uma área externa foi estruturada para receber até 70 feirantes. As ações integram o programa Território Empreendedor da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).

“Quando assumi a Prefeitura havia muita desorganização no Dois de Julho. Melhoramos a infraestrutura, ordenamos mais de 70 feirantes e comerciantes e, agora, entregamos à população obras essenciais que vão dar mais vida ao bairro”, disse o prefeito ACM Neto. Em seu discurso, o prefeito, que ganhou de presente uma fotografia de seu avô (o senador Antonio Carlos Magalhães) da moradora Maria Pinheiro de Almeida,  afirmou que, a partir do ano que vem, a Prefeitura estará com um olhar ainda mais atento para o centro antigo.

Algo que está para se tornar uma tradição no bairro, com ocorrências quinzenais, é a Feira Multicultural do Dois de Julho, que integra o projeto de requalificação e reúne arte, música, gastronomia e artesanato – tudo produzido pelos próprios moradores da localidade. A feira tem por objetivo movimentar a vida cultural no Dois de Julho como forma de chamar a atenção dos visitantes para tudo o que o tradicional bairro tem a oferecer.

Iluminação – O local teve ainda o parque de iluminação totalmente revitalizado com a utilização de luminárias de vapor metálico, que proporcionam uniformidade, além de maior controle de cores, garantido à área maior conforto visual e promovendo melhorias, inclusive, na segurança do entorno. Somente em iluminação, foram investidos R$ 150 mil, através da Diretoria de Iluminação Pública, órgão da Semop.

Governança empresarial – Além da parte cultural, o novo Largo Dois de Julho passa a contar com um grupo de trabalho, composto por integrantes da Semop, do Sebrae e da comunidade, envolvendo artistas, empresários, artesãos, etc., num total de 50 membros. Dentre os temas discutidos pelo grupo estão melhorias para o bairro nos âmbitos culturais, humano e de infraestrutura.

Território Empreendedor – As ações integram o projeto Território Empreendedor, que conta com a parceria do Sebrae. O objetivo é investigar, diagnosticar e oferecer soluções para que os comerciantes locais se adequem a formas mais modernas de adquirir, preparar, oferecer e obter lucratividade com os produtos das áreas que atuam. Foram mapeados 40 bares, restaurantes e botecos de comidas típicas da região, fortalecendo o roteiro gastronômico como estratégia para desenvolvimento local.

Dentro dos temas abordados pelo Sebrae constam o reforço da governança local, a implantação da Feira Multicultural, a criação de um corredor gastronômico a fim de dar mais opções a soteropolitanos e turistas. Entre as intervenções desse projeto está a requalificação dos espaços e estruturas do comércio informal da Avenida Sete de Setembro e entorno.

“Num primeiro diagnóstico na região foram percebidas falhas/carências na gestão e no controle financeiro, além de falhas na exposição de produtos. A eles foram sugeridas soluções para esses entraves, bem como a utilização de ferramentas de tecnologia e inovação, em conjunto com técnicas de gestão, inovação, propaganda e outros meios para atrair e receber bem o público”, explica a gerente de Projetos do Sebrae em Salvador, Idimara Dantas.

A revitalização do Dois de Julho é apenas uma das etapas do programa Território Empreendedor. Entre as ações já realizadas dentro desse programa estão o ordenamento do comércio informal e a recuperação das transversais destinadas a essa atividade comercial, das praças da Piedade, Relógio de São Pedro – incluindo o funcionamento do relógio – e de São Bento. O programa prevê ainda a reforma da Avenida Sete, com o alargamento dos passeios, prevista para 2017. No total, o investimento nas obras entregues neste sábado pelo prefeito ACM Neto foi de R$ 2,9 milhões.

 

Dando continuidade ao programa municipal de recuperação dos espaços públicos, o prefeito ACM Neto inaugurou no início da noite desta sexta-feira (18) a praça Ivo Lorscheiter, localizada no bairro de Nova Brasília. O nome do espaço é uma homenagem ao bispo emérito de Santa Maria (RS) e ex-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), falecido em 2007. Participaram da entrega do espaço o secretário municipal de Manutenção, Marcílio Bastos, o deputado estadual e vice-prefeito eleito, Bruno Reis, além de vereadores e lideranças da região.

Carente de áreas de lazer e convivência, agora o bairro dispõe de um espaço completo, composto por parque e espaço infantil, academia de saúde, recurso que possibilita maior qualidade de vida aos moradores, e área de convivência para que idosos também possam interagir. Foi recuperado ainda outro ambiente, onde comerciantes podem montar e desmontar barracas no período noturno para a venda de petiscos, bebidas e afins, aquecendo a economia local. São, portanto, duas áreas completamente requalificadas para a integração da comunidade.

Através da recuperação, o espaço também recebeu ações no paisagismo e preservação das árvores presentes – permitindo, inclusive, brincadeiras infantis –, além de melhorias na iluminação, realizadas através da Diretoria de Iluminação da Secretaria de Ordem Pública (Semop). Foram implantados também itens de comunicação visual com orientações destinadas ao uso correto dos equipamentos instalados em ambas as áreas, além de alertas sobre cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

O prefeito ACM Neto, comemorando a entrega de mais um espaço de lazer requalificado à cidade, destacou o trabalho bem feito na região, que tem o mesmo nível de qualidade de outras praças recuperadas pela cidade. “O que tínhamos no passado nem poderia ser chamado de praça. Todo trabalho que a gente faz tem de ser bem feito. Essa é uma praça com espaços para crianças, adultos, idosos e para a prática de vida saudável. As pessoas agora voltam a viver a cidade, e é isso o que nos anima a fazer ainda mais”, pontuou Neto.

As bicicletas vão comandar o final de semana em Salvador. No sábado (19) e no domingo (20), a Escolinha Bike Anjo, promovida pelo grupo Bike Anjo em parceria com o Movimento Salvador Vai de Bike, vai aportar nos bairros de Cajazeiras VI e Ribeira, respectivamente, para ajudar os pequenos a darem os primeiros passos na magrela. Em Cajazeiras, a escola acontece das 8h às 15h, na rua Cristóvão Barreto. No domingo, os bikes anjo chegam à praça Dodô e Osmar, na Ribeira, das 9h às 16h. Também no dia 20, as ciclofaixas de lazer funcionarão normalmente, das 7h às 17h nas ciclofaixas de lazer da Barra – Ondina, Campo Grande – Centro Histórico, Parque da Cidade–Orla e na avenida Magalhães Neto. Quem não dispuser de bike, pode alugar uma azulzinha nas tendas localizadas na Barra, Campo Grande, Parque da Cidade e Magalhães Neto. Basta fazer um cadastro, apresentar cartão de crédito e pagar R$ 1 na hora do cadastro. É possível retirar até quatro bicicletas por até duas horas aos domingos e feriados.

Rolé Brasil – Na véspera do Dia da Consciência Negra, no sábado (19), às 10h, o Rolé Brasil por Salvador realiza seu terceiro roteiro pela cidade, no bairro do Pelourinho, abordando a importância histórica desse local para a formação econômica e social da Bahia. O evento, gratuito, tem o acompanhamento dos professores Rodrigo Rainha e William Martins, com ponto de encontro no Mercado Modelo. O roteiro vai desde o mercado, passando pelo Elevador Lacerda, Palácio do Rio Branco, Palácio Thomé de Souza, Museu da Misericórdia, Cruz Caída, Praça da Sé, Catedral Basílica, Igreja de São Domingos, Terreiro de Jesus até o Largo do Pelourinho. O Rolé Brasil pretende circular pelas diferentes versões do Pelourinho, fazendo o público se conectar com muitas histórias até então desconhecidas.

Menu – O Teatro Gregório de Mattos, na Praça Castro Alves, será palco do espetáculo teatral Menu, às 19h. A partir desta sexta-feira (18), três atores estarão em cena preparando um jantar a ser servido em cumplicidade com a plateia. No espetáculo fica evidente que são tantas e belas as faces do desejo de comer e de ser servido, convocando o público a uma experiência cênica que mistura teatro, performance e gastronomia para refletir sobre diferentes assuntos do cotidiano. Enquanto preparam o mise em place, os atores fazem reflexões entre a humanidade e a comida, passando por formas de produção, aquisição, consumo e distribuição de diversos alimentos. Em determinado momento, trazem à tona os perigos da produção industrializada de alimentos. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).

Pelourinho Dia e Noite – A programação cultural do Pelourinho Dia e Noite vem com muita música, poesia e programação especial para a crianças neste final de semana. Já nesta sexta-feira (18), às 19h, a performance Dobra, de Raiça Bomfim e André Oliveira, se desdobra com o coletivo Poesia em Trânsito no Poesia no Pelô, promovendo um cortejo poético ainda mais irreverente pelas ruas do Pelourinho. No sábado (19), o samba de raiz de Walmir Lima comanda o Música nas Esquinas, a partir das 19h30, começando no Terreiro de Jesus e seguindo pelas ruas do Pelourinho. Em seu repertório, Walmir promete balançar as cadeiras com samba enredo, samba de roda e terreiro e sambas canções românticos. O Concerto nas Igrejas está a cada domingo atraindo mais público. Baianos e turistas se rendem ao som das músicas instrumentais. Neste dia 20, às 11h, quem promete encantar o público é o grande coral de vozes Chorus Mix. Ainda no domingo, às 16h, quem anima a criançada é o pessoal da Boiada Multicor, arrastando todo mundo atrás do Bumba Meu Boi. O grupo utiliza linguagens de teatro de rua, contação de histórias, expressões corporais, dança e artes plásticas para puxar o público numa grande brincadeira, folclore e história pelo Cruzeiro de São Francisco.

Parque da Cidade – O Parque Joventino Silva abrigará no sábado (19), das 8h às 10h, no Espaço Confúcio, o projeto América Medita. Mais de 100 cidades em todo o continente americano conectadas com o mesmo propósito: meditar pelo bem-estar social, a redução da violência e pela paz mundial. As pessoas serão convidadas a desfrutar com a família e os amigos de um dia com meditação, yoga, alimentos saudáveis e música instrumental ao vivo. Já no domingo (20), das 7h às 15h, na Praça da Capoeira, o Basquete na Praça promove a inclusão social através do esporte. Para participar não precisa possuir conhecimento na modalidade, basta o desejo de aprender. Das 8h às 10h, os praticantes de tai chi chuan têm um encontro com esta arte milenar na Praça Confúcio, com o professor e terapeuta holístico Karun Naidu. De origem oriental, a prática beneficia o corpo e a mente, podendo ajudar na prevenção e na cura de doenças. Para celebrar a data em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, o cantor Magary Lord é a atração no Anfiteatro Dorival Caymmi. O agito começa às 11h até 14h, marca também o pré-lançamento do novo álbum do artista 'Chama o Brasil pra dançar’, e vai contar com participação de convidados como Gerônimo, Skanibais e Cortejo Afro. Além do show, o público vai ter à disposição atividades artísticas e esportivas, apresentações de grupos de capoeira e dança, feiras de literatura, moda, gastronomia e ainda um mix de produtos e acessórios da cultura afro-brasileira. Das 12h às 18h, o Gramadão do parque recebe a terceira edição do Pick–Nick com Djs, com o objetivo de levar a música eletrônica para além das boates, proporcionando uma tarde de muita música e descontração para as pessoas que não conhecem o ritmo das pistas. A iniciativa é do Coletivo Djs da Bahia e da Alltera Comunicação.

Ruas de Lazer – As atividades do projeto Ruas de Lazer, promovido pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), vão animar a manhã das crianças da ONG Casa do Sol, em Cajazeiras IV, e da 2ª Travessa Padre Domingos de Brito, no Garcia neste sábado (19), das 8h às 12h.

No domingo (20), a diversão chega à Lagoa dos Frades, no Stiep, na rua Ferreira Santos, na Federação, e no Dique do Tororó, este último em parceria com o Shopping Piedade. Além das atividades tradicionais como cama elástica, jogos de tabuleiro e esportivos, como futebol, vôlei e basquete, também serão oferecidas , das 8h30 às 9h30, aulas de tai chi chuan, e, das 11h às 12h, haverá um encontro de academias do centro de Salvador.

 

A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), em homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado neste domingo (20), e à campanha de conscientização para prevenção do câncer de próstata, promoveu na manhã desta sexta-feira (18) palestras com as duas temáticas para mais de 200 funcionários do órgão. O evento aconteceu na sede da Limpurb, na BR-324, e contou com as presenças do presidente da empresa, Kaio Moraes, e da secretária municipal de Reparação, Ivete Sacramento.  

“Pintamos caminhões para a campanha do Outubro Rosa, que foi um sucesso, e agora para o Novembro Azul. Tudo para chamar atenção das ruas, mas o evento de hoje traz consciência para o público interno, que é nosso patrimônio. Não tem como cuidar da cidade se não houver cuidado com a parte interna da Limpurb. O tesouro para contribuir com a limpeza da cidade são as pessoas, não as máquinas”, disse Kaio.

A palestra foi aberta pela técnica de enfermagem Hermita Silva que abordou temas sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis. Em seguida, foi a vez de um bate-papo com a médica Adma Barros, que abordou diversos assuntos sobre a saúde masculina, como disfunções erétil e ejaculatória, perda da libido, cânceres de pênis e de testículo e alterações na próstata. 

“O câncer de próstata é atualmente a segunda causa mais comum de morte entre os homens e o risco é maior na população negra, em obesos e com o avanço da idade. Alterações na próstata podem ser acompanhadas por alguns sintomas como: dor ou dificuldade para urinar; jato urinário fraco ou aumento da frequência urinária (especialmente à noite), bem como uma sensação de esvaziamento incompleto da bexiga. Muitos pacientes, por exemplo, reclamam que a urina escapa antes da chegada ao banheiro ou a urina fica gotejando após a micção”, explicou a médica.

Adma esclareceu ainda que todo homem, a partir dos 50 anos, deve procurar um médico para fazer exames de rastreamento preventivo como o exame de toque retal e um teste no sangue de dosagem do PSA - Antígeno Prostático Específico, produzido sobretudo pela próstata. Nos casos de pacientes que tenham história na família (pai ou irmãos) de câncer de próstata, a idade para o rastreamento cai para os 45 anos e assim é possível a detecção precoce da doença. O conselho dado a todos os homens é de que procurem os postos de saúde para atendimento preventivo, que pode ocorrer também aos sábados, antes de sentirem qualquer sintoma.

Consciência - O agente de limpeza Edvaldo de Assis, 54, trabalha no Núcleo de Limpeza da Ribeira. Ele disse que nunca tinha participado de uma palestra sobre o tema. “Deixei de me cuidar após perder alguns familiares, mas tomei ciência hoje de que preciso olhar para a minha saúde. Já peguei informações para ir até o posto de saúde amanhã (sábado) para fazer o exame laboratorial”.

Ao lado dele, o agente de limpeza Osvaldo Caetano, 59, afirmou que ficava “cabreiro” com os comentários maldosos que os colegas faziam sobre o exame de toque e, por isso, nem pensava em passar pelo procedimento. Após a palestra, ele decidiu ir até a unidade Antônio Lazzarotto na próxima quinta-feira para iniciar os exames. 

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, a secretária de Reparação, Ivete Sacramento, foi convidada para falar sobre o Programa de Combate ao Racismo Institucional da Prefeitura, coordenado pela Semur, que tem como meta a promoção da igualdade racial em todos os órgãos e entidades da administração pública municipal. “A gente conta com a sensibilidade do gestor da pasta de abrir as portas e trazer pessoas para ouvir, participar e aplicar o que absorver nessa capacitação. O racismo é um lixo moral que faz com que as pessoas não estejam atuantes no desenvolvimento do país”, disse.

 

 

 

O projeto Ruas de Lazer, que leva atividades recreativas aos bairros da cidade, estará neste sábado (19), as 8h às 12h, na ONG Casa do Sol, na rua Álvaro da França, localizada em Cajazeiras IV. Ao mesmo tempo, o projeto animará as famílias da 2ª Travessa Padre Domingos de Brito, no bairro do Garcia.

O Ruas de Lazer segue no domingo (20), também das 8h às 12h, levando diversão aos moradores da Lagoa dos Frades, no Stiep; na rua Ferreira Santos, localizada na Federação; e no Dique do Tororó. As atividades contam com cama elástica, jogos de tabuleiro e esportivos, como futebol, vôlei e basquete, aulas de tai chi chuan, entre outras atividades.

Nesta sexta-feira (18), durante toda a manhã, as atividades recreativas e esportivas estiveram no Centro de Integração Familiar (Ceifar), na rua Direta de Tancredo Neves, no bairro de Tancredo Neves, levando entretenimento para os moradores. A ação foi realizada ainda na Feira do Japão, na Liberdade.

 

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Defesa Civil (Sindec), realiza novo sorteio do programa Minha Casa, Minha Vida, nesta segunda-feira (21), às 10h, no auditório da Secretaria de Gestão (Semge), localizado à avenida Vale dos Barris, 125, nos Barris. A seleção vai contemplar 505 famílias para o Residencial Margaridas, no Bairro Jardim das Margaridas, além de compor o cadastro reserva.

Para participar do sorteio é necessário que o cidadão esteja cadastrado e tenha realizado o recadastramento nos últimos dois anos. Essa ação pode ser feita até o dia 20 no site do programa através do endereço eletrônico: www.casavida.salvador.ba.gov.br

Podem concorrer pessoas físicas com renda familiar mensal bruta limitada a R$ 1,8 mil. Além disso, o cidadão não pode ser proprietário, cessionário ou promitente comprador de imóvel residencial; não ter recebido benefício de natureza habitacional ou descontos habitacionais concedidos com recursos do FGTS, excetuadas as subvenções ou descontos destinados à aquisição de material de construção para fins de conclusão, ampliação, reforma ou melhoria de unidade habitacional.

O edital completo com os critérios de participação e priorização definidos pelo Ministério das Cidades está disponível no site do programa. O resultado da seleção será divulgado no DOM.