Quinta-Feira , 30 Junho 2016

Ação faz parte do projeto Capital Empreendedora e visa mobilizar e identificar potencial socioeconômico das comunidades

Salvador vai ganhar quarenta agentes de desenvolvimento econômico, que vão trabalhar em comunidades para mobilização e identificação do potencial socioeconômico e empreendedor das localidades. A entrega dos certificados para os servidores e colaboradores municipais que atuarão nessa missão aconteceu em cerimônia realizada na terça-feira (5), na sede da Fecomércio, na Avenida Tancredo Neves. A iniciativa faz parte do programa Salvador Capital Empreendedora, desenvolvido em parceria entre a Prefeitura e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A secretária de Ordem Pública (Semop), Rosemma Maluf, enfatiza o papel dos colaboradores. “O agente de desenvolvimento é um elemento transformador e que precisa identificar o potencial do território para traçar um plano de ação, com vistas a requalificação socioeconômica do espaço, entendendo toda a logística do território trabalhado, para que ele possa fazer políticas públicas adequadas.”

A subsecretária de Desenvolvimento, Trabalho e Emprego (Sedes), Adriana Campelo, destaca que a gestão pública deve ser inovadora e empreendedora. “Quem faz a gestão pública são os colaboradores que estão lidando com as ações e os problemas da cidade no dia a dia. Por isso é importante que sejam capacitados e, assim, o poder público possa oferecer melhores serviços à população”.

Para o superintendente do Sebrae Bahia, Advhan Furtado, os agentes vão aproximar o setor público do empresariado. “No momento que formamos os agentes de desenvolvimento, estamos criando pessoas capazes de gerar transformação para o empreendedor da cidade ou potencial empreendedor. Não adianta apenas uma boa ideia. É necessário um suporte do poder público e os nossos agentes estarão preparados para esse apoio”, ressalta.

Municipal Manoel Florêncio foi entregue pelo prefeito ACM Neto nesta quarta-feira (6)

Com a presença de alunos, professores, funcionários, pais e autoridades, a Prefeitura entregou mais uma unidade de ensino completamente recuperada nesta quarta-feira (6). A Escola Municipal Manoel Florêncio, localizada no Largo do Tanque, região da Liberdade, foi reinaugurada dentro das comemorações pelo aniversário de 467 anos de Salvador pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário municipal da Educação, Guilherme Bellintani. O investimento foi de R$303 mil.

A diretora Tatiane Fiúza agradeceu à Prefeitura pelas melhorias na estrutura e na parte pedagógica da unidade, que possui mais de 80 anos de existência e que é um dos principais símbolos da comunidade. “A reforma possibilitou não apenas melhorias na infraestrutura, mas também mobiliário novo, salas melhores, até mesmo área de jardinagem. O impacto de uma ação como essa é bastante positivo para o ensino-aprendizagem, pois os alunos têm mais prazer de frequentar a escola”.

O prefeito ACM Neto lembrou que a crise econômica e política que assola o Brasil passa principalmente pela área educacional. “Para diminuir a pobreza e a desigualdade social no país, pois quem paga o preço são os mais pobres, o único caminho é o da educação. E em Salvador a educação está sendo colocada como prioridade nos investimentos municipais”.

 Estrutura - A escola atende a 163 alunos da dos grupos IV e V da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental I. Completamente reformada, a unidade possui biblioteca, sala de informática, depósito de merenda, cozinha, refeitório, banheiro para pessoas com necessidades especiais e quadra de esportes.

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) promove ação itinerante nesta sexta-feira (8), na região da Barros Reis. A ação acontece nas dependências da Escola Estrela Tibetana, localizada na Rua Valério Silva (entrada ao lado da Escola Julieta Viana), sentido Centro. A equipe atende das 8h às 12h para realização de cadastro, busca e encaminhamento dos interessados às vagas de emprego.

O projeto Simm Itinerante tem como objetivo descentralizar os atendimentos e fornecer seus serviços nos locais mais próximos da população. Os técnicos estão aptos a esclarecer dúvidas, fazer cadastros, pesquisar vagas e fornecer cartas de encaminhamento, através do Sistema Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), proporcionando aos trabalhadores inserção ou retorno ao mercado de trabalho.

Para facilitar o atendimento, é importante que os interessados levem os originais da Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade, CPF, comprovantes de residência e de escolaridade, além do número do PIS, Pasep ou NIS

As novas instalações da Escola Municipal Manoel Florêncio (Rua São Lourenço, 36, Largo do Tanque – próximo ao posto de gasolina, em frente à praça) serão entregues pela Prefeitura nesta quarta-feira (06), às 9h30. A solenidade de reinauguração terá a presença prefeito ACM Neto e do secretário da Educação, Guilherme Bellintani.

A escola, que atende a 160 alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, foi completamente reformada. A unidade possui biblioteca, sala de informática, depósito de merenda, cozinha, refeitório, banheiro para pessoas com necessidades especiais e quadra de esportes. O investimento na reforma foi de R$ 302.741,52.

O que: Reinauguração da Escola Municipal Manoel Florêncio

Quando: Quarta-feira (06), às 9h30

Onde: Rua São Lourenço, 36, Largo do Tanque (próximo ao posto de gasolina, em frente à praça)

Nesta terça-feira (5) começou o seminário de apresentação da nova Defesa Civil (Codesal) para os 32 colaboradores que estão se integrando ao quadro do órgão através do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). O evento, que tem duração de dois dias, visa apresentar a instituição para os novos profissionais, destacando a rotina de trabalho de todos os setores.

Durante o primeiro dia de evento foi destacado ainda a implantação do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), feito em parceria com especialistas do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) com o objetivo de melhorar a qualidade de vida principalmente para a população das áreas de risco, além da parceria com a Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que está implantando um novo sistema de atuação para a engenharia.

O evento acontece até esta quarta-feira (6) no prédio do Instituto de Previdência Social (IPS), na Avenida Joana Angélica. Durante todo o seminário é lembrado que a Defesa Civil precisa da colaboração da comunidade.

Os fiscais da Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Emprego (Sedes), prosseguiram nesta terça-feira (5) com as ações de fiscalização em estabelecimentos comerciais de Salvador. Desta vez, os agentes estiveram no supermercado Extra, na Paralela, onde encontraram 66 potes de goiabada vencida. O estabelecimento foi autuado e terá dez dias para apresentar defesa junto ao órgão.

 Para a consumidora Regina Matos, a fiscalização nos estabelecimentos é de estrema importância, pois observa que a falta de higienização e mercadoria vencida são situações corriqueiras no comércio de Salvador. “Acredito que, com essa ação, os comerciantes vão se adequar para oferecer melhor qualidade a seus clientes.”

Somente este ano, a Codecon já realizou 38 vistorias de rotina, com nove notificações e oito autuações em supermercados da cidade. Diferença de preço do mesmo produto, falta de etiqueta com preços nas mercadorias ou numa tabela central, falta de  higiene do ambiente, falhas no acondicionamento do produto e prazo de validade vencido são algumas das características irregulares verificadas pelos fiscais.

 “O estabelecimento que é detectado com alguma irregularidade é autuado, tendo um prazo de até dez dias para recorrer a assessoria jurídica da Prefeitura, sendo que este auto pode gerar uma multa caso a defesa seja julgada improcedente”, explicou a chefe da fiscalização da Codecon, Rose Estrela.

Somente este ano, o órgão já recebeu cerca de 30 denúncias envolvendo supermercados. Em caso de irregularidades, os consumidores podem fazer denúncias através do Sistema Fala Salvador, no número 156 ou pelo portal www.fala.salvador.ba.gov.br.

A Transalvador autorizou a construção de três viadutos na Av. Luiz Viana Filho (Paralela) que substituirão retornos da via a serem suprimidos durante as obras da Linha 2 do metrô. As obras devem ser concluídas em até 255 dias pelo Consórcio Mobilidade Bahia, a partir de do próximo dia 11, e são uma contrapartida determinada pela Prefeitura, tendo projetos analisados pelo corpo técnico da Transalvador. A autarquia condicionou o fechamento dos retornos à entrega dos viadutos.

O primeiro viaduto liberado ligará a Alameda das Praias, em Stella Maris, à Av. Paralela, sentido Centro, passando sobre a Av. Caribé. O acesso à alameda também será alargado. A liberação dos demais viadutos será publicada nos próximos dias no Diário Oficial do Município. Um ligará a marginal da loja Ferreira Costa à que fica no sentido oposto, nas proximidades da Faculdade Unijorge. Outro fará a ligação entre as proximidades do Shopping Paralela e as imediações do Colégio Villa, também pelas marginais.

Fabrizzio Muller, superintendente da Transalvador, explicou que a construção dos viadutos, além de dar mais fluidez ao tráfego, “eliminará o fluxo de retorno pelas faixas esquerdas, de velocidade, em ambos os sentidos da via, promovendo mais segurança”. “Após estudos, estabelecemos os viadutos e descartamos o projeto inicial do Consórcio, de retornos subterrâneos que não resolveriam a questão da segurança”, lembrou.

Exigências – A fluidez do tráfego e a sinalização adequada durante as obras são prioridades da Transalvador. A execução poderá ser parcial ou totalmente paralisada em casos de congestionamento. Os locais estarão devidamente sinalizados sob a responsabilidade do consórcio executor, que também terá que disponibilizar painéis luminosos informativos e monitores capacitados pela Transalvador para serviços de apoio ao tráfego. O consórcio será ainda responsável pela recomposição e pavimentação da pista de rolamento, áreas de estacionamentos, áreas verdes, calçadas (passeios) e a sinalização gráfica anteriormente existente.

Outras exigências foram feitas pela autarquia para a realização das obras do metrô, entre elas o alargamento da Av. Paralela, na subida da ligação com o Shopping da Bahia e no acesso nas proximidades do Hospital Sarah. O alargamento da via próxima à Madeireira Brotas também faz parte das determinações.

O prefeito ACM Neto inaugura, às 18h30 desta terça-feira (5), a Praça Marquês de Olinda, localizada no final de linha do bairro do Garcia, em Salvador. A estrutura foi totalmente requalificada, com investimento de R$ 381 mil. O equipamento possui 2.907 m² e conta com novos elementos para incentivar a prática esportiva e promover o lazer da população. A reforma do espaço é uma demanda antiga da população e foi realizada pela Secretaria de Manutenção (Seman) em parceria com a Superintendência de Conservação e Obras Públicas do Salvador (Sucop).

Dentre os novos atrativos ofertados, o espaço agora conta com parque infantil e espaço da criança, academia de saúde, área para a prática de exercícios, paraciclo, duas quadras - sendo uma para futebol, em tamanho reduzido e a outra poliesportiva -, além de um coreto, que já existia no local e foi recuperado. O equipamento conta ainda com pergolado, nova pavimentação, piso intertravado, rampas de acessibilidade, nova iluminação, paisagismo e bancos antivandalismo.

"Antes da reforma, o espaço era subutilizado. Com esta intervenção, creio que modificamos o sentido das coisas para aquela comunidade. Com a requalificação oferecemos mais que um espaço físico, e isso é bastante visível nessa política nova que vem sendo implementada pelo prefeito ACM Neto, cujo objetivo principal é devolver a rua ao cidadão. No caso específico do Garcia, a praça adquiriu nova personalidade, ganhando elementos de acessibilidade e novos e modernos equipamentos para dar uma nova vida aos seus quase três mil metros quadrados de área, que agora é totalmente utilizável", detalha o titular da Seman, Marcílio Basto

O que: Prefeito inaugura praça no final de linha do Garcia

Quando: Terça-feira (5), às 18h30

Onde: Praça Marquês de Olinda, localizada no final de linha do bairro do Garcia

O aumento dos casos de H1N1 registrados no início desse ano tem provocado uma procura nos postos de saúde do município em busca da imunização. Entretanto, de acordo com a estratégia definida pelo Ministério da Saúde, as vacinas estarão disponíveis a partir de 30 de abril, quando terá início a Campanha Nacional contra a Influenza.

"Algumas pessoas têm procurado os serviços municipais para serem protegidas contra a gripe, mas o imunobiológico será disponibilizado gratuitamente para o público alvo somente durante a campanha nacional, que acontece em data definida pelo governo federal", afirmou Doiane Lemos, chefe do Setor de Imunização de Salvador.

A estratégia, que seguirá até o próximo 20 de maio, tem como meta de vacinar em Salvador 80% das mais de 615 mil pessoas que compõe o público alvo: idosos (a partir de 60 anos), crianças (de 6 meses a menores de 5 anos), gestantes, puérperas (mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias), trabalhadores de saúde do serviço público e privado, portadores de doenças crônicas e população privada de liberdade.

Em 2016 a chegada antecipada do vírus e a severidade dos casos tem surpreendido os profissionais de saúde do país."Normalmente, o pico dos casos de gripe acontecem a partir do mês de julho. Por esse motivo a campanha é programada entre os meses de abril e maio, para que no período onde a incidência da doença é maior as pessoas com maior vulnerabilidade estejam protegidas. Este ano as ocorrências aconteceram um pouco mais cedo que nos anos anteriores", completou Doiane Lemos.

Entre janeiro e março deste ano, 11 casos de H1N1 foram confirmados na capital baiana, com dois óbitos. Em 2015, nenhuma ocorrência do vírus foi notificada em Salvador

Ao som do arrocha e de marchinhas, os moradores do Garcia comemoraram mais um espaço de lazer e convivência requalificado na região em pouco mais de um mês pela Prefeitura, desta vez a Praça Marquês de Olinda, no fim de linha do bairro. A inauguração foi realizada na noite desta terça-feira (5), em cerimônia que contou com as presenças do prefeito ACM Neto, da vice Célia Sacramento, do secretário de Manutenção, Marcílio Bastos, demais autoridades e a população. A ação atende a uma antiga demanda da comunidade e foi promovida por meio do programa Salvador Bairro a Bairro, desenvolvido desde 2015 e que promove obras indicadas pela própria população.

 Moradora do Garcia desde que nasceu, a estudante de Pedagogia Iracema Pereira, de 53 anos, contou como era a situação da praça antes da reforma. “Era muito deserta, suja, ruim, tinha muito rato, sem segurança. Graças a Deus está bem melhor”. A vizinha Rosameire Leite, também com 53 anos, relata que não existia espaço para crianças e idosos aproveitarem o local. “Melhorou 100% a situação daqui. Estou muito feliz e espero que a praça seja conservada”.

 O prefeito ACM Neto destacou que, ao verificar anos atrás a situação de abandono da praça, um dos espaços mais importantes e tradicionais do bairro, exigiu um projeto completo de recuperação que contemplasse ambientes para todas as idades. Mesmo com a crise política e econômica que tem afligido o país, com reflexos na capital baiana, o gestor ressaltou que a administração municipal vem conseguindo cumprir com os compromissos. “Muita gente pergunta como a Prefeitura consegue realizar tantas obras com essa crise. Costumo dizer que fazemos isso utilizando três valores: compromisso, trabalho e seriedade”, salientou.

 Estrutura - A estrutura da Praça Marquês de Olinda foi totalmente requalificada, com investimento de R$ 381 mil. O equipamento possui 2.907 m² e conta com novos elementos para incentivar a prática esportiva e promover o lazer da população. A reforma do espaço é uma demanda antiga da população e foi realizada pela Secretaria de Manutenção (Seman) em parceria com a Superintendência de Conservação e Obras Públicas do Salvador (Sucop), Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e Secretaria Cidade Sustentável (Secis).

 Dentre os novos atrativos ofertados, o espaço agora conta com parque infantil e espaço da criança, academia de saúde, área para a prática de exercícios, paraciclo, duas quadras - sendo uma para futebol, em tamanho reduzido e a outra poliesportiva -, além de um coreto, que já existia no local e foi recuperado. O equipamento conta ainda com pergolado, nova pavimentação, piso intertravado, rampas de acessibilidade, nova iluminação, paisagismo e bancos antivandalismo.

 Além da Marquês de Olinda, o Garcia também recebeu, no fim de fevereiro, a praça Alexandre Fernandes completamente requalificada pela Prefeitura. Localizado na Rua Alexandre Fernandes, o local, antes abandonado, inseguro e que servia como estacionamento irregular de veículos, deu lugar a um espaço totalmente requalificado e que conta com itens como deck de madeira, academia da saúde, bancos econômicos, acessibilidade, paisagismo e iluminação

A Prefeitura de Salvador continua fechando o cerco contra os mosquitos transmissores da dengue, zika vírus e chikungunya na capital. Nesta quarta-feira (06), a partira das 8h, os agentes de combate às endemias do Centro de Controle de Zoonoses, conjuntamente com profissionais da Limpurb, realizarão mais uma edição do mutirão de limpeza, dessa vez, no Birro da Paz.

A mobilização que conta com a parceria da Santa Casa de Misericórdia e da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da localidade, irá percorrer as ruas da comunidade com o intuito de identificar e eliminar possíveis focos do Aedes aegypti. Durante o "faxinaço", os moradores da localidade devem colaborar com a iniciativa descartando entulhos e materiais inservíveis que podem ser colocados em frentes as suas casas para recolhimento.

Entre janeiro e março desse ano, a Secretaria Municipal da Saúde registrou 912 casos suspeitos de dengue, 95 ocorrências notificadas de febre chikungunya e 437 suspeitas de zika vírus na capital baiana

Serão distribuídos prêmios de R$ 33 mil nas categorias música, banda e intérprete

O Festival de Música Universitária de Salvador (Musa), promovido pela Prefeitura por meio da Empresa Salvador Turismo (Saltur), em parceria com o Núcleo de Ações Culturais Estratégicas (Nace), segue com as inscrições abertas até dia 20 de abril. Até o momento, conta com 221 inscritos. Os interessados devem acessar o site www.festivalmusa.com.br para efetuar a participação e concorrer aos prêmios de música e do Troféu Musa 2016, que irá escolher a identidade visual da premiação, além de acessar os respectivos editais e demais informações. 

Segundo Eliana Pedroso, diretora geral do Musa, o objetivo do festival é preencher um espaço de diálogo com jovens, além de estimular a irreverência artística e dar visibilidade ao produto musical elaborado pela juventude universitária. "É uma ideia que quer resgatar o entusiasmo dos velhos festivais, mas, naturalmente, com uma proposta conectada com o comportamento atual. Sem amarra, sem conceitos preestabelecidos, apenas disposto a ouvir o que os jovens estão propondo artisticamente”

O festival é voltado para alunos dos cursos de graduação, mestrado e doutorado de instituições de ensino superior em todo estado e que estejam matriculados. Além disso, pessoas da área de Design ou com afinidade em artes plásticas podem participar da concepção do Troféu Musa 2016. O valor total em prêmios é de R$33 mil, distribuídos nas categorias Música (1º, 2º e 3º lugar), Banda, Intérprete Masculino, Intérprete Feminino, Arranjo, Instrumentista e o Troféu Musa 2016.

Capital baiana sediará jogos de futebol da maior competição esportiva mundial em agosto deste ano

A Prefeitura de Salvador participou da reunião que oficializou o início das operações da Cidade do Futebol Salvador, promovida pelo Comitê Olímpico Rio 2016 e que tem como objetivo preparar a cidade para o período pré e durante a Olimpíada. O evento, que contou também com representantes do governo estadual, foi realizado nesta segunda-feira (4), na Arena Fonte Nova, em Nazaré. Salvador sediará dez partidas de futebol olímpico no mês de agosto, sendo sete na categoria masculino e três na categoria feminino, todas na própria Arena.

Na ocasião, foi apresentada a estrutura organizacional para o evento, com ênfase na importância do papel do Gerente da Cidade, função que em Salvador estará a cargo de Roberto Maron. Para o secretário do Escritório Salvador Cidade Global, Jorge Khoury, também gestor dos Jogos Olímpicos no âmbito municipal, ao imprimir um novo ritmo, o Comitê Rio 2016 favorece a dinâmica do trabalho. “Estamos assistindo uma mudança geral na sistemática da gestão do relacionamento das cidades e estados com o comitê. E isso é bastante positivo”, avaliou.

Participaram também da reunião o diretor executivo de Operações do Rio 2016, Rodrigo Tostes; o gerente de Operações da Rio 2016 na Fonte Nova, Joaquim Neto; o consultor do COI, Gilbert Feli; o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Álvaro Gomes; e representantes da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom), Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e Casa Civil estadual.

Ônibus ficará na Rua Endel Nascimento, Quadra C, Águas Claras, até o dia 29 de abril

O Castramóvel, serviço itinerante de castração de cães e gatos, está de volta nesta segunda-feira (4), na Rua Endel Nascimento, Quadra C, s/n, Cajazeiras III – Águas Claras, após um período de manutenção do veículo utilizado para o procedimento. O atendimento é feito por profissionais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Para o cadastramento do pet é necessário apresentar cartão do SUS, documento de identificação com foto e cartão de vacinação do animal.

O período de atendimento será entre os dias 4 e 29 de abril. Os procedimentos serão divididos entre triagem – segundas e terças-feiras das 8h às 12h e durante as quartas, quintas e sextas-feiras os animais passam pela cirurgia de esterilização no próprio veículo – ônibus adaptado para realizar o procedimento.

Os cães ou gatos só podem ser operados se não apresentarem nenhum tipo de infestação provocada por pulga ou carrapato. Têm que estar em dia com a vacinação antirrábica – o ideal é que o bichinho esteja vacinado pelo menos há mais de 10 dias e menos de 1 ano – pesar mais que 1kg e 600g para cães e 1kg e 800g para gatos e ter idade entre 6 meses até 5 anos.

Além da castração, também é oferecida a vacina contra raiva. Se o animal não estiver apto por esse motivo, ele é vacinado e retorna em 10 dias para o procedimento cirúrgico, conforme disse o médico veterinário chefe do setor de Vigilância da Raiva do CCZ, Aroldo Carneiro.

A estimativa prevista é de 150 castrações por semana, totalizando 600 atendimentos. “A iniciativa evita o abandono de animais, diminui significativamente o risco de proliferação de doenças, a exemplo da raiva, e para controle populacional. Geralmente os pets mais castrados são gatas, gatos, cachorros e cadelas, nesta ordem”, diz o veterinário.

Promovido pela Prefeitura por meio da Secis, projeto realizou iniciativa em 60 locais diferentes nos três primeiros meses de 2016

O projeto Escola de Jardinagem Itinerante, promovido pela Prefeitura por meio da Secretaria Cidade Sustentável (Secis), já promoveu o plantio de mais de 1,2 mil mudas de árvores em 60 locais diferentes, nos três primeiros meses de 2016. Dentre as espécies nativas plantadas estão ipês, quaresmeiras, sibipurunas e pau ferros, pois se adaptam melhor ao solo soteropolitano, e podem ser apreciadas nos mais variados espaços do município, como praças, canteiros e escolas.

As mudas plantadas variam em função do terreno de cada local. Na orla de Salvador, por exemplo, as espécies são diferentes das colocadas em bairros mais afastados do mar. Outro ponto é a capacidade. “Uma planta que cresce alto deve ser colocada em um lugar que, quando adulta, não causará problema”, destaca o diretor de Áreas Verdes, Parques, Jardins e Horto da Secis, Uelber Reis.

O papel da Escola de Jardinagem Itinerante é fazer com que a sociedade adote o verde e ajude a prefeitura a cuidar dele. “Eu acho que a escola vem cumprindo o seu papel na medida em que os pedidos a cada dia crescem. Nos locais onde passamos, nós recebemos muitas solicitações, o que demonstra o sucesso da ação. Nosso dever com o projeto é fazer com que o cidadão entenda que tem direitos e deveres, e com o verde não seria diferente. Quando fazemos este trabalho, a própria comunidade se beneficia e nada mais justo que ela ajude a manter junto com a gente”, avalia.

Os interessados em levar a iniciativa para a região onde mora poderão solicitar vistoria técnica através do telefone (71) 3611-3803. Locais públicos considerados aptos para o plantio de mudas de espécies nativas da mata atlântica poderão receber a iniciativa. A medida não é válida para terrenos de risco, como encostas ou aqueles onde haja grande movimentação de veículos pesados. É necessário também o envolvimento direto da comunidade com o projeto.

Medida entra em vigor a partir desta segunda-feira (4) e passa também a ser necessária cópia autenticada da identidade

A partir desta segunda-feira (4), a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) exigirá, no Formulário de Identificação do Condutor Infrator, assinatura com firma reconhecida em cartório. A determinação foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) do último dia 27 e, além desta modificação, também será exigida a autenticação da cópia do documento de identidade com foto. De acordo com o superintendente Fabrizzio Muller, a alteração visa resguardar o direito destes condutores quanto ao uso de seus dados pessoais, aumentando assim a segurança das informações

Moradora do Alto das Pombas há cinco décadas, a dona de casa Vera Lúcia dos Santos Silva, 68 anos, não conseguiu esconder a satisfação ao receber o título de posse do terreno do imóvel onde reside com a família. "Estou muito feliz! Não tinha mais esperança de conseguir mas, graças a Deus, a esperança veio!", afirmou com um grande sorriso no rosto. Ela foi uma das 500 famílias beneficiadas com o programa Casa Legal, cujos títulos foram entregues pelo prefeito ACM Neto, secretários e demais autoridades, durante cerimônia realizada na manhã deste sábado, na Praça Nossa Senhora das Graças, no fim de linha do bairro.

Na mesma cerimônia, o prefeito também assinou a ordem de serviço para início imediato das obras de reforma de 398 casas em situação precária, dentro do programa Morar Melhor, ao lado da doceira Maria de Lourdes Gramosa, 64 anos sendo 33 deles como moradora do Alto das Pombas. "Essa é uma ação maravilhosa, porque há muito tempo estava precisando fazer essa reforma e não conseguia. Muitos políticos prometeram ajudar e ninguém fazia algo. Agora é só prazer, além de ter valorizado a casa", relatou.

Diante de uma plateia composta quase completamente por mulheres, o prefeito ACM Neto lembrou que os programas priorizam o público feminino e que a Prefeitura tem conseguido inverter as prioridades no investimento da cidade. "Hoje estamos aplicando recursos principalmente na área social, na educação, na saúde e na habitação, a exemplo dos programas Casa Legal e Morar Melhor", salientou, ao anunciar que em breve serão entregues mais 500 títulos de propriedade do terreno para moradores da vizinha Calabar. As ações de hoje fazem parte das comemorações pelo aniversário de 467 anos de Salvador.

Funcionamento - Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Defesa Civil (Sindec), o programa de regularização fundiária Casa Legal visa conceder título de posse de terreno a cidadãos que residem, por cinco anos no mínimo, em imóvel com até 250m² de área construída, sendo o terreno pertencente ao Município, dentre outros critérios. Mais de 20 bairros já foram beneficiados com a ação.

 Já o Morar Melhor, coordenado pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps) em parceria com a Sindec, visa promover melhorias em casas em situação precária em áreas pré-selecionadas de Salvador, de acordo com dados do Censo IBGE 2010. O morador selecionado pelo programa poderá escolher as intervenções a serem realizadas na residência, como troca do telhado, instalação de esquadrias (portas e janelas), louças sanitárias (vaso e pia) e reboco e pintura, com limite de até R$5 mil. Do total de 20 mil beneficiados na primeira etapa, cerca de 17 mil já foram cadastrados ou já receberam melhorias na residência

O prefeito ACM Neto assinou na manhã desta sexta-feira (01) a ordem de serviço para requalificação do posto de saúde do Bom Juá, atendendo antigo pleito da população.  A unidade, que funciona há 30 anos como um centro comunitário, será agora administrada pela Prefeitura. "O futuro posto não vai ter absolutamente nada a ver com a estrutura que temos hoje. Vamos usar os três pisos para implantar os consultórios, a farmácia, salas de vacinação, curativos, gabinetes odontológicos e a área administrativa, além de um elevador para que as pessoas idosas e com deficiência física possam alcançar o 1º andar com tranqüilidade", destacou o secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves.

O novo posto do Bom Juá contará com quatros equipes de saúde da família e quatro da área bucal, com capacidade e cobertura para atender 100% da população local na atenção primária, com ofertar de serviços médicos, de enfermagem e odontológicos. "Pela primeira vez dentro de 30 anos, a Prefeitura vem oferecer para a comunidade do Bom Juá uma estrutura definitiva à população, já que as soluções aqui sempre foram improvisadas. A infraestrutura que vai ser instalada aqui não conta com nenhum centavo de nenhum ente de governo federal ou estadual. Isso está sendo feito com recursos próprios", disse ACM Neto.

Durante o ato, o prefeito também anunciou a inauguração de importantes dispositivos na área da saúde, fato que reitera o compromisso da atual gestão com o setor. "Nos próximos dias estaremos inaugurando o Multicentro da Liberdade, mais um centro de atendimento especializado na cidade. No próximo mês vamos entregar mais uma UPA e chegar a marca de nove unidades de pronto atendimento na capital. Já em maio estaremos dando início a construção do Hospital Municipal de Salvador".

Outras conquistas - Na ocasião, o prefeito assinou ainda as ordens de serviço para duas outras obras em Bom Juá: a reforma da quadra de esportes e a contenção das encostas nas ruas José Moura Filho, Moreira e Travessa Vanessa. "Estamos assinamos hoje o ato que autoriza as obras para a recuperação da quadra da Vila Israel, mais um investimento para essa juventude. Também estamos anunciando a aplicação de um novo método de impermeabilização das encostas nessa região", finalizou Neto.

O Alto das Pombas será novamente beneficiado com duas ações a serem realizadas pela Prefeitura neste sábado (2), às 10h, na Praça Nossa Senhora das Graças, no fim de linha do bairro, com a presença do prefeito ACM Neto. Uma delas é a assinatura da ordem de serviço para início imediato das obras de reforma de 398 casas em situação precária, dentro do programa Morar Melhor. A outra ação é a concessão de 500 títulos de posse do terreno aos moradores, por meio do programa Casa Legal. As ações fazem parte da programação comemorativa pelos 467 anos de Salvador, a serem celebrados no próximo dia 29.

Em novembro do ano passado, cerca de mil títulos de posse de terreno já foram entregues aos moradores do bairro pela Prefeitura, por meio do Casa Legal. Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Defesa Civil (Sindec), o programa de regularização fundiária visa conceder título de posse de terreno a cidadãos que residem, por cinco anos no mínimo, em imóvel com até 250m² de área construída, sendo o terreno pertencente ao Município, dentre outros critérios.

Já o Morar Melhor, coordenado pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps) em parceria com a Sindec, visa promover melhorias em casas em situação precária em áreas pré-selecionadas de Salvador, de acordo com dados do Censo IBGE 2010. O morador selecionado pelo programa poderá escolher as intervenções a serem realizadas na residência, como troca do telhado, instalação de esquadrias (portas e janelas), louças sanitárias (vaso e pia) e reboco e pintura, com limite de até R$5 mil.

O que: Assinatura de ordem de serviço e concessão de títulos de posse

Quando: Sábado (2), às 10h

Onde: Alto das Pombas, na Praça Nossa Senhora das Graças

Seis novos quiosques vão ser incorporados à paisagem da orla do Rio Vermelho a partir desta sexta-feira (1º). Sob a supervisão da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), oito estruturas foram construídas na Praça Caramuru, onde antes funcionava o Mercado do Peixe. Entretanto, duas dessas unidades só devem entrar em funcionamento no dia 15 de abril. A inauguração dos espaços acontece às 17h, com a presença do titular da Secult, Érico Mendonça.

A construção dos quiosques foi executada pelas concessionárias Salvador Kiosk e Turismo Ltda. e Nova Orla SPE Ltda, que também são responsáveis pelas estruturas instaladas nas praias de Itapuã e Piatã. Os boxes serão operados por restaurantes, bares e lanchonetes de marcas conhecidas da gastronomia soteropolitana, como o Caminho de Casa, A Cubana, Country Grill e Pernil Grill.

Toda a operação contou apenas com investimento privado. As empresas receberam concessão de 15 anos para operar os espaços. A previsão da Prefeitura é arrecadar cerca de R$ 5 milhões com a cessão dos espaços para os restaurantes até o final de 2016 em toda a orla.

Estrutura - Os quiosques, uma concepção moderna das antigas barracas de praia, possuem três dimensões: 30 metros, 50 metros e 100 metros quadrados. Cada espaço terá uma quantidade pré-determinada de mesas e sombreiros para acomodar os clientes e contam ainda com banheiros e chuveiros.

Finalizada a concessão, os espaços devem ser devolvidos em condições similares à administração municipal. O objetivo da Prefeitura é implantar pouco mais de 100 quiosques em toda a orla da cidade. As estruturas são compostas por madeira, vidro, aço inox e piso de cimento, de forma a permitir harmonia com a paisagem local e a perfeita visão do mar. São estruturas rígidas, mas que passam o ar de leveza necessário ao ambiente.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Érico Mendonça, com a implantação das novas estruturas, moradores e visitantes do Rio Vermelho ganham um espaço moderno, de gastronomia variada, com toda a infraestrutura necessária para garantir conforto e o lazer das pessoas. "Além disso, o local ganhou um amplo estacionamento e um novo espaço para eventos na cidade, com a vantagem de ser de frente para o mar, como pode ser observado no último final de semana, nas apresentações do espetáculo teatral sobre a Paixão de Cristo”, completou.

Estacionamento - Com a retirada da estrutura precária que existia no Mercado do Peixe, o antigo estacionamento do local foi totalmente requalificado, permitindo a circulação dos visitantes em um local iluminado, limpo e com vista panorâmica do mar. O local, que também poderá receber eventos, tem capacidade para cerca de 90 veículos e funciona em zona azul.