Sexta-Feira , 18 Janeiro 2019
0
0
0
s2sdefault

A Prefeitura do Salvador vai entregar o Plano Inclinado Liberdade/Calçada completamente recuperado à população em cerimônia a ser realizada neste sábado (4), às 9h, na Rua Lima e Silva, no bairro da Liberdade. O ascensor passou por requalificação da infraestrutura e substituição de peças, com obras que duraram quatro meses. Os passageiros vão contar com dois bondes novos e climatizados, instalados pela empresa Alpha Elevadores, vencedora da licitação. O investimento total foi de R$4,5 milhões.

De acordo com o gerente de Equipamentos Urbanos da Transalvador, Maurício Lima, durante os dez primeiros dias o Plano passará por uma operação assistida, com funcionamento de segunda a sexta-feira ,​ das 6 às 9h e das 17 às 19h, sem cobrança de tarifa. No sábado​,​ o funcionamento será das 6 às 12h. Depois desse período, o equipamento funcionará de segunda a sexta-feira, das 6 às 19h, e aos sábados, das 6 às 18h, com tarifa a R$0,15.

O equipamento ficou paralisado por dois anos e meio, devido ao desgaste e às ações de vandalismo, a exemplo de destruição de peças da casa de máquinas e furto de peças. A expectativa é de que o Plano faça o transporte de cerca de 10 mil passageiros diariamente.

Praça - Além da reforma do Plano, está sendo finalizada uma nova praça com 5 mil m² em frente ao ascensor no bairro da Calçada, na Cidade Baixa, como uma forma de revitalização do entorno. Para isso, foi realizada a retirada de construções ilegais que ficavam no local e o espaço de lazer e convivência contará com a primeira quadra poliesportiva de Salvador especialmente para crianças, de tamanho menor, além de intervenções de paisagismo e garantia de acessibilidade. O destaque do paisagismo, feito em parceria com a Limpurb, está ​n​a entrada​,​ com as palmeiras imperiais. A acessibilidade ​foi​ assegurada com a instalação de rampas de acesso e piso tátil.​

0
0
0
s2sdefault