Quarta-Feira , 20 Setembro 2017

O coordenador das Prefeituras-Bairro, Reinaldo Braga Filho, apresentou ao prefeito ACM Neto um projeto de lei que altera a delimitação dos bairros de Salvador, corrigindo uma defasagem de 52 anos. A Lei 1.038 de 15/06/1960 contabilizava 32 bairros. No entanto, foram identificados 160 e três ilhas, através de um levantamento feito pela Prefeitura, governo do estado, Universidade Federal da Bahia (Ufba) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo culminou na publicação do livro "Caminho das Águas", em 2010, que apresenta as bacias hidrográficas da cidade e a delimitação dos bairros.

"Quando fomos trabalhar a delimitação dos territórios para a atuação das Prefeituras-Bairro, vimos que estávamos discutindo limites de regiões que, oficialmente, não existem, mas que ainda assim recebem serviços públicos. O projeto de lei tem como objetivo oficializar um parâmetro para diminuir dúvidas e para que possamos saber qual é a real população de cada bairro", afirmou o coordenador Reinaldo Braga Filho.

O projeto de lei traz como consequência maior eficiência no trabalho das Prefeituras-Bairro. "O antigo modelo de Administração Regional (AR), por exemplo, apresentava uma série de deformações. Metade de um bairro ficava com uma AR, e a segunda metade ficava com outra. Era o caso da Palestina, que ficava metade com a AR de Valéria e a outra com a de Cajazeira, e Santa Luzia, que tinha metade do bairro sob administração da unidade de Itapagipe e outra metade com a da Liberdade".

O prefeito ACM Neto solicitou que o projeto seja discutido com a Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut). Após esse procedimento, o projeto volta para o gabinete do prefeito para que, então, seja encaminhado à Câmara de Vereadores. No projeto foram incluídos dois bairros - Aeroporto e Centro Administrativo da Bahia (CAB) - porque, mesmo que não tenham moradores, possuem extensão territorial considerável e grande fluxo de pessoas.

Seguem os bairros e suas denominações:

- Porção continental:

Acupe, Aeroporto, Águas Claras, Alto da Terezinha, Alto das Pombas, Alto do Cabrito, Alto do Coqueirinho, Amaralina, Areia Branca, Arenoso, Arraial do Retiro, Bairro da Paz, Baixa de Quintas, Barbalho, Barra, Barreiras, Barris, Beiru/Tancredo Neves, Boa Viagem, Boa Vista de Brotas, Boa Vista de São Caetano, Boca da Mata, Boca do Rio, Bom Juá, Bonfim, Brotas, Cabula, Cabula VI, Caixa D´Água, Cajazeiras II, Cajazeiras IV, Cajazeiras V, Cajazeiras VI, Cajazeiras VII, Cajazeiras VIII, Cajazeiras X, Cajazeiras XI, Calabar, Calabetão, Calçada, Caminho das Árvores, Caminho de Areia, Campinas de Pirajá, Canabrava, Candeal, Canela, Capelinha, Cassange, Castelo Branco, Centro, Centro Administrativo da Bahia-CAB, Centro Histórico, Chapada do Rio Vermelho, Cidade Nova, Comércio, Cosme de Farias, Costa Azul, Coutos, Curuzu, Dom Avelar, Doron, Engenho Velho da Federação, Engenho Velho de Brotas, Engomadeira, Fazenda Coutos, Fazenda Grande do Retiro, Fazenda Grande I, Fazenda Grande II, Fazenda Grande III, Fazenda Grande IV, Federação, Garcia, Graça, Granjas Rurais Presidente Vargas, IAPI, Imbuí, Itacaranha, Itaigara, Itapuã, Itinga, Jaguaripe I, Jardim Armação, Jardim Cajazeiras, Jardim das Margaridas, Jardim Nova Esperança, Jardim Santo Inácio, Lapinha, Liberdade, Lobato, Luiz Anselmo, Macaúbas, Mangueira, Marechal Rondon, Mares, Massaranduba, Mata Escura, Matatu, Monte Serrat, Moradas da Lagoa, Mussurunga, Narandiba, Nazaré, Nordeste de Amaralina, Nova Brasília, Nova Constituinte, Nova Esperança, Nova Sussuarana, Novo Horizonte, Novo Marotinho, Ondina, Palestina, Paripe, Patamares, Pau da Lima, Pau Miúdo, Periperi, Pernambués, Pero Vaz, Piatã, Pirajá, Pituaçu, Pituba, Plataforma, Porto Seco Pirajá, Praia Grande, Resgate, Retiro, Ribeira, Rio Sena, Rio Vermelho, Roma, Saboeiro, Santa Cruz, Santa Luzia, Santa Mônica, Santo Agostinho, Santo Antônio, São Caetano, São Cristóvão, São Gonçalo, São João do Cabrito, São Marcos, São Rafael, São Tomé, Saramandaia, Saúde, Sete de Abril, Stella Maris, STIEP, Sussuarana, Tororó, Trobogy, Uruguai, Vale das Pedrinhas, Vale dos Lagos, Valéria, Vila Canária, Vila Laura, Vila Ruy Barbosa/Jardim Cruzeiro e Vitória.

- Porção insular:

Ilha de Bom Jesus dos Passos, Ilha de Maré, Ilha dos Frades, Ilha de Santo Antônio, Ilha dos Santos, Ilhota dos Coqueiros, Ilhotas de Itapipuca e Ilhota da Coroa do Bicho