Quarta-Feira , 14 Novembro 2018
0
0
0
s2sdefault

 

Entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro, a capital baiana vai receber a segunda edição da Virada Sustentável Salvador, evento que tem como objetivo mobilizar e reunir as organizações sociais, Prefeitura, empresas, artistas e ativistas que possam desenvolver atividades para a população com a temática da sustentabilidade. O evento de apresentação do festival ocorreu na noite de ontem (12), no Hub Salvador, no Comércio, e contou com a presença do Secretário da Cidade Sustentável e Inovação (Secis), André Fraga. 

Na ocasião, foram apresentados o conceito do evento e informações sobre a participação de empresas, grupos e entidades. Durante o período de ações da Virada Sustentável, entre novembro e dezembro, diversas atividades serão desenvolvidas. Elas estarão concentradas em três pilares: o do conhecimento, que pode ocorrer por meio de palestras e debates; o da ação, como corrida e caminhada; e o da cultura, com enfoque à música, dança, circo, teatro, dentre outros. 

“Esperamos engajar o máximo possível de pessoas, grupos e movimentos da sociedade civil que possam de alguma maneira apresentar ideias, se conectar com o poder público e com a iniciativa privada, tendo a sustentabilidade como fio condutor, seja do ponto de vista da economia, das questões sociais ou ambientais”, afirmou André Fraga.  

Ele ressaltou as melhorias que Salvador tem obtido em relação à sustentabilidade. "Sem dúvida, Salvador é hoje uma cidade mais sustentável. Desde 2013, temos feito muitas ações na cidade, desde plantio, arborização, hortas comunitárias ao aumento na rede cicloviária, este último por meio da iniciativa da Empresa Salvador Turismo (Saltur) e da Superintendência de Trânsito (Transalvador). Em todas as frentes é possível perceber melhorias e avanços". 

Para a coordenadora nacional da Virada Sustentável, Vivian Schaeffer, o evento é um grande guarda-chuva de ideias de pessoas que querem colaborar de alguma maneira para promover uma cidade mais sustentável. “Espero que nós possamos fazer dessa Virada um grande movimento de transformação”, disse. 

Inscrições e conceito - Quem tiver interesse em inscrever projetos de caráter gratuito ou de obter mais informação sobre o edital – disponível até o dia 23 de outubro – deve acessar o site: www. viradasustentavel. org. br.  A Virada é uma realização do movimento Salvador Meu Amor, com patrocínio da Braskem e apoio da Prefeitura, através da Secis. 

Considerado o maior festival de mobilização e educação para a sustentabilidade da América Latina, pois envolve cocriação, articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, escolas e universidades, empresas, coletivos e movimentos sociais, a Virada Sustentável teve sua primeira edição realizada em 2011, em São Paulo. Desde então, vem ampliando seu escopo de atuação, promovendo edições em cidades como Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador. 

A primeira edição do evento em Salvador ocorreu em 2016. O objetivo é apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, além de reforçar as redes de transformação e impacto social existentes nas diferentes cidades. A concepção temática da Virada Sustentável é, atualmente, lastreada nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, definidos pela ONU, que são também os princípios que orientam a programação do festival em todas as cidades.

 

0
0
0
s2sdefault