Segunda-Feira , 18 Dezembro 2017

 

Foi realizado nesta sexta-feira (6), no auditório do Parque Social, localizado no Parque da Cidade, um encontro com colaboradores da Prefeitura, Hospital Aristides Maltez, Clínica AMO e convidados para abordar formas de prevenção e tratamento do câncer de mama e do colo do útero. O evento, realizado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) como parte da programação especial de mobilização da campanha Outubro Rosa, contou com a presença da titular da pasta, Taíssa Gama, que mediou o encontro, da atriz catarinense radicada em Salvador, Neusa Borges, da madrinha da campanha este ano, Tatiane Grimaldi, do titular da Secretaria de Cidade Sustentável (Secis), André Fraga, e demais autoridades. 

“Como trabalhamos na secretaria com temas muito pesados, como a violência contra a mulher e, agora este mês, com a prevenção do câncer de mama e do colo do útero, procuramos trazer estes assuntos com muita leveza, querendo sempre fazer ações de prevenção com este assunto. Esse evento todo foi criado com muito amor para que a gente pudesse trazer essa conscientização de prevenção, para que as mulheres entendessem realmente que precisam fazer o autoexame da mama, que é primordial para que a doença seja descoberta no início, aumentando as chances de cura”, explicou Taíssa Gama.

Ministrando a palestra sobre como viver após o câncer de mama, a médica Renata Cangussu, explanou sobre como ocorre o diagnóstico da doença, formas de tratamento e seus efeitos no organismo, sintomas e formas de melhorar a qualidade de vida das pacientes. “A atividade física tem um impacto muito importante na qualidade de vida. Se praticada de uma forma regular, traz mais benefícios e tem um impacto importante também na prevenção da doença. E mesmo que não seja feita de forma tão intensa, uma simples caminhada já traz benefícios para a saúde da mulher e pode reduzir casos de doença”, comentou. 

Duas mulheres em processo de tratamento do câncer também contribuíram com a discussão e deram seus depoimentos sobre a luta diária enfrentada por elas aos presentes. Entre elas estava a voluntária Maristela Maciel, de 55, que foi diagnosticada com câncer há doze anos e há três se dedica a ministrar palestras sobre como enfrentar a doença. "Sou feliz, apesar do câncer, porque estou viva. Meu trabalho é batendo de porta em porta me oferecendo para falar às mulheres sobre a importância de se amar",frisou.

O cantor da Jammil, Levi Lima, realizou um show intimista e abriu a apresentação dedicando a música "Você é Tudo e Muito Mais" às mulheres presentes. “Estamos inseridos em tudo o que for realizado para a melhora coletiva. O lugar é perfeito porque representa esperança e renascimento. O Parque da Cidade é uma chama acesa dentro da metrópole, e esse projeto do Outubro Rosa é uma chama acesa nos nossos corações também”, afirmou. O dia ainda contou com uma ação coletiva de plantio de mudas de ipês rosa nas sementeiras no Parque, simbolizando a vida e o renascimento, já que o vegetal floresce em outubro.  

Outras ações - Até o fim do mês, diversas outras atividades voltadas à campanha Outubro Rosa ainda ocorrerão na cidade, a exemplo da Quinta Temática, que vai debater o "Autocuidado das mamas" e "Saúde Bucal", nesta edição especial que ocorre no dia 26. O evento será realizado no auditório do Instituto de Previdência do Salvador (PREVIS), na Avenida Joana Angélica, das 8h às 12h. A enfermeira Séfora Caroline Reis de Oliveira e a Dra. Maria Isabel Regueira ministrarão as palestras. Além disso, o projeto SPMJ Itinerante ofertará palestras sobre autocuidado das mamas em nove locais da cidade, até o dia 31 de outubro. Bairros como Mussurunga, Fazenda Coutos, Federação e Pau da Lima também receberão a ação.