Segunda-Feira , 24 Julho 2017

Começa neste sábado (15) o desafio criativo Hackathon+Salvador: Soluções de Impacto Social para o Centro Histórico. O evento conta com a parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis), e é uma realização do jornal Correio e da Rede +, rede de espaço colaborativo para desenvolvimento empreendedor. Além da Secis, as secretarias da Cultura, Mobilidade, Manutenção e Gestão estão participando do evento como convidadas.

Ao todo, 50 pessoas terão um fim de semana intenso, com 33 horas de atividades programadas. Farão parte do time estudantes, programadores, designers, líderes comunitários, jovens empreendedores, gestores públicos e demais interessados em criatividade, tecnologia e inovação. Eles foram selecionados num universo de 542 inscritos para pensar em soluções de impacto social para o Centro Histórico. Para a seleção, foram levados em conta critérios como área de atuação, relação com o local e participação em projetos sociais.

Os selecionados poderão acampar na sede da Faculdade de Medicina do Terreiro de Jesus, onde o evento ocorrerá no próximo sábado (15) e domingo (16). Os 50 participantes serão divididos em dez equipes, cada uma com cinco integrantes, que disputarão entre si.Todos os maratonistas receberão certificados de participação. Além disso, o primeiro, segundo e terceiro lugar serão premiados com bolsas para cursos, consultorias e ingressos, dentre outros itens.

A Prefeitura vai subsidiar os maratonistas de informações importantes sobre o Centro Histórico, facilitando os trabalhos da equipe. “Eles receberão informações importantes sobre os problemas reais que a região enfrenta para que, a partir daí, possam desenvolver ideias inovadoras”, afirmou o titular da Secis, André Fraga. “De certa forma, o evento é o início da execução desse novo papel que a Prefeitura se dispôs a fazer, que é o de protagonista no fomento à inovação, acreditando que Salvador tem potencial para ser um espaço inovador e se destacar no cenário nacional”, acrescentou.

O Hackaton é uma maratona de programação, realizada em todo o mundo, com o objetivo de desenvolver softwares e projetos livres, inovadores e utilizáveis. Esse conceito foi incorporado pelo Correio para ser o primeiro evento do Fórum Agenda Bahia 2017, que chega à sua oitava edição com o tema #Tempodemudança. De acordo com Vanessa Araújo, supervisora de marketing do Correio, o objetivo é que as ideias não parem após o evento. “Fizemos essa maratona em parceria com a Prefeitura para que a ideia saia do papel, e seja, de fato, executada para benefício do Centro Histórico", finalizou.

Confira abaixo a programação:

Sábado, dia 15/07

09:00 - Apresentação do Fórum Agenda Bahia 2017 e do Hackathon+Salvador

09:30 – Orientações Gerais sobre o Hackathon+Salvador

09:45 – Apresentação dos desafios para os competidores

10:45 – Brainstorming, com as primeiras discussões de ideias e soluções

12:15 - Intervalo para o almoço

13:00 - Definição das soluções e formação das equipes de empreendedores

14:30 - Início da maratona criativa

16:00 - Mentoria sobre modelo de negócios e proposta de valor

19:00 - Mentoria sobre desenvolvimento e design

Domingo, dia 16/07

9:00 - Mentoria sobre desenvolvimento e design

12:00 às 13:00 - Intervalo para o almoço

13:30 - Mentoria sobre negócios e pitch

15:30 – Cerimônia de encerramento

15:45 – Apresentação das propostas das equipes, em formato pitch, com 3 minutos para cada grupo, seguida de sessão de perguntas e respostas de mais 3 minutos;

17:00 – Apresentação dos próximos passos

17:15 – Divulgação dos resultados, com premiação dos vencedores