Domingo , 18 Abril 2021
0
0
0
s2sdefault

Foto: Betto Jr/Secom

Ação é lançada durante assinatura de parceria entre Prefeitura e Mater Dei, que possibilitará seleção de vagas para novo hospital em Salvador através do Simm

A Prefeitura lançou, nesta sexta-feira (19), uma ação que vai aproximar o candidato do mercado de trabalho através de uma ferramenta essencial: a capacitação voltada para a vaga pretendida. Esse é o principal propósito do Treinar para Empregar, iniciativa que já vai ser aplicada na intermediação das vagas para o Hospital Mater Dei pelo Simm, cujo termo de cooperação foi assinado entre o prefeito Bruno Reis e o presidente da Rede Mater Dei de Saúde, Henrique Salvador, no Palácio Thomé de Souza.

O Treinar para Empregar é um programa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), que será desenvolvido pelo Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm). A intenção é aumentar as chances de empregabilidade dos trabalhadores soteropolitanos que não têm experiência profissional.

“Hoje, são oferecidos cursos que, às vezes, o mercado não tem como absorver e, por outro lado, há vagas que não conseguem ser preenchidas por falta da qualificação do candidato. Com o Treinar para Empregar, a Prefeitura vai oferecer capacitação ao candidato específica para a vaga de trabalho, trocando horas de experiência por treinamento. E o Mater Dei é o nosso primeiro parceiro nessa iniciativa”, destacou o prefeito.

De acordo com a secretária da Semdec, Mila Paes, a iniciativa municipal consiste no oferecimento de cursos de qualificação que serão conduzidos pelo Simm e ministrados pelos seus parceiros. “Para isso, a Semdec está ampliando os apoios junto à iniciativa privada, Sistema S (Sebrae, Senai e Senac), faculdades e instituições governamentais e não-governamentais associadas aos temas de desenvolvimento econômico, empreendedorismo, empregabilidade, tecnologia, gestão e cidadania”, pontuou.

Os cursos serão construídos a partir da abordagem relacionadas com a realidade econômica e a tendência do mercado de trabalho, assim como a demanda do empresariado que disponibiliza vagas no Simm. Dentro da programação, já estão abertas as inscrições para os cursos de Manutenção de Notebook e de Operador de Telemarketing, com aulas a serem realizadas no dia 12 de abril.

As capacitações serão promovidas na modalidade on-line por conta da necessidade atual de isolamento social. As inscrições serão realizadas através de agendamento prévio, aberto já a partir das 17h30 desta sexta (19), pelo site www. agendamentosemdec. salvador. ba. gov. br .

Mater Dei – O termo de cooperação técnica entre a Prefeitura e a Rede Mater Dei de Saúde vai possibilitar que as vagas de trabalho disponibilizadas pelo hospital do grupo, em obras na Avenida Vasco da Gama, sejam intermediadas pelo Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm). Estas oportunidades de trabalho devem ser disponibilizadas no próximo semestre e divulgadas no perfil da Semdec no Instagram (@semdecsalvador).

A expectativa é que haja vagas para porteiro (30), auxiliar de higienização (30), auxiliar de rouparia (7), copeira (18), auxiliar de farmácia (25), almoxarife (10), recepcionista (50), atendente de marcação de exames (2), auxiliar administrativo (6), técnico de nutrição (6) e técnico de enfermagem (100), dentre outras. O Hospital Mater Dei em Salvador é o primeiro fora de Minas Gerais, estado-sede do grupo, e o investimento privado é de cerca de R$500 milhões.

“Estamos muito felizes em participar desse convênio, para que tenhamos realmente a orientação da Prefeitura na contratação das pessoas, principalmente as que moram no entorno do hospital. Estamos à disposição para integrar, da melhor maneira possível, o Hospital Mater Dei Salvador como uma unidade da cidade. A estimativa é de gerar 2.500 empregos diretos e indiretos, com inauguração prevista para o primeiro semestre de 2022”, declarou Henrique Salvador.

Motivação – O programa Treinar para Empregar surge após um mapeamento da situação atual de encaminhamentos do Simm feito pela Diretoria de Trabalho e Empreendedorismo da Semdec. Nesse monitoramento foi constatado um baixo índice de colocação nas empresas por conta de algumas barreiras para a empregabilidade, como a ausência de experiência profissional e de conhecimentos específicos para as vagas pelos candidatos. Em 2020, o índice de colocação dos candidatos encaminhados pelo Simm nas empresas foi de 13,82%, devido a esses entraves.

Portanto, uma das principais ações de estruturação do Treinar para Empregar será a sensibilização das empregadoras para que estas substituam a exigência da experiência na carteira de trabalho por um treinamento específico para a vaga em questão. Com isso, o Simm busca diminuir as barreiras para a conquista do emprego e, também, capacitar as pessoas com foco nas vagas que estão sendo oferecidas, aumentando o interesse da população nas qualificações para o mercado de trabalho.

“É um programa importante, pois aumenta as oportunidades para a empregabilidade através da qualificação e abre outro cenário para as pessoas que estão tentando se empregar e não têm experiência nem qualificação. Buscamos sensibilizar o empresário no sentido dele acreditar mais que o aprendizado é tão importante quanto a experiência”, afirma a diretora de Trabalho e Empreendedorismo da Semdec, Maria Eduarda Lomanto.

Informatização – Além dessas ações, o Simm vai desenvolver outros dois importantes serviços. Um deles é a criação de um banco de dados com alunos certificados dos cursos, candidatos às vagas e empresas parceiras. O outro serviço será a criação de uma plataforma do programa para que as informações sejam organizadas e divulgadas para a população.

“O interessante é que, com isso, teremos a possibilidade de acompanhar o candidato no decorrer do seu processo seletivo e saber por que ele não foi aproveitado na empresa ou mesmo se ele fez o curso de qualificação para, a partir daí, verificarmos se existe vaga compatível com o perfil dele”, explica Maria Eduarda.

0
0
0
s2sdefault