Quinta-Feira , 06 Agosto 2020
0
0
0
s2sdefault

O maior climatologista do país, Carlos Nobre, participa nesta terça-feira (28) da apresentação do Índice de Risco Climático de Salvador, como parte integrante do Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças do Clima (PMAMC).

O evento, que começará às 16h e será em formato virtual, é gratuito e aberto ao público. Os interessados devem se inscrever através do link https: // bit. ly/ 3hmohML, disponível também na bio do instagram da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (@ secissalvador). As vagas são limitadas.

O Índice de Risco Climático é uma forma de comunicar em que medida os países, regiões ou cidades são impactadas pelas mudanças do clima. Ou seja, é uma análise detalhada sobre o nível de vulnerabilidade de um local em relação às questões climáticas. É uma forma de identificar e criar uma base para ações prioritárias.

Em Salvador, esse estudo contou com a contribuição dos mais diversos setores da sociedade. Durante todo o processo de elaboração do PMAMC, já foram realizadas mais de 20 reuniões e eventos, com representantes do setor privado, de órgãos públicos e lideranças sociais e aplicação de instrumentos de coleta de contribuições.

O cientista Carlos Nobre, que é a referência brasileira em estudos sobre aquecimento global e pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE), fez parte da equipe que elaborou o Índice de Risco Climático da cidade. “É um prazer fazer parte desse projeto que reforça ainda mais a liderança de Salvador na agenda climática. Não temos tempo a perder”, frisou.

Acordo de Paris - O Índice de Risco Climático é um dos produtos que visam reforçar o compromisso da cidade de Salvador em atender as medidas previstas no Acordo de Paris e no Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia.

“A crise é um convite para vencermos os desafios da cidade em todos os níveis. A emergência climática continua sendo uma prioridade de Salvador”, reforça João Resch, titular da Secis.

Programação - Além de Carlos Nobre e João Resch, a programação do evento vai contar com a participação diversos nomes de destaque para o tema das mudanças do clima, como: Sérgio Magulis (ex-economista do Banco Mundial e hoje consultor especialista da WayCarbon), Sosthenes Macêdo (diretor-geral da Defesa Civil de Salvador) e de Pablo Barrozo (secretário municipal de Cultura e Turismo).

Também participarão Rodrigo Perpétuo (Secretário-executivo do ICLEI América do Sul), Henrique Pereira (CEO da WayCarbon) e Melina Amoni (gerente de projetos da WayCarbon).

Salvador, assim como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, contam com o apoio técnico e metodológico do C40 para a elaboração de planos que atinjam o objetivo de neutralidade de emissões até 2050, como parte do Programa Planejamento da Ação climática. O programa também prevê o aumento da capacidade de adaptação e inclusão de estratégias de mitigação voltadas para a mudança do clima.

PMAMC – Iniciado em janeiro de 2020, o PMAMC é uma iniciativa da Prefeitura financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com apoio do C40, da Agência GIZ de Cooperação Alemã e elaborado por um Consórcio composto por WayCarbon, ICLEI e WWF.

0
0
0
s2sdefault