Sábado , 28 Março 2020
0
0
0
s2sdefault

Foto: Jefferson Peixoto - SECOM

Uma fachada de 200 metros quadrados coberta de plantas, que se tornou ponto turístico no bairro do Comércio, e mais de 20 outras iniciativas sustentáveis. Estes são alguns dos elementos que compõem a nova sede da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), localizada na Rua da Grécia, 43, que será inaugurada nesta quarta-feira (12), às 9h30, com a presença do prefeito ACM Neto e do titular da pasta, André Fraga, dentre outras autoridades.

A mudança da sede da Secis faz parte do programa Vem pro Centro, lançado pela Prefeitura de Salvador com o objetivo de ocupar e movimentar o bairro do Comércio, e que levará 80% dos órgãos municipais para o local. Com a Secis, já são cinco secretarias instaladas na região - integram a lista as pastas de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre); Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SMPJ); Cultura e Turismo (Secult); e da Saúde (SMS).

Além delas, funcionam também no bairro a Ouvidoria Geral do Município (OGM), Empresa Salvador Turismo (Saltur), Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), Central Integrada de Licenciamento de Eventos (CLE) e Centro do Empreendedor Municipal (CEM).

Ao todo, o prédio tem 23 iniciativas sustentáveis em suas instalações, que vão desde a opção por lâmpadas de LED e torneiras com temporizadores, até a instalação de placas solares produtoras de energia fotovoltaica e o aproveitamento de água da chuva para irrigação da fachada verde do prédio e da grama do terraço. A estrutura ainda possui horta, bicicletário e outras iniciativas.

Além dos elementos sustentáveis, a laje da Secis também é palco para reuniões, encontros, integrações e rodas de conversas. Denominado de Laje Talks, o projeto possui acesso gratuito no qual são realizados bate-papos com a proposta de conversar sobre temas de interesse público associados à sustentabilidade e que dialoguem com a cidade. Em sete edições já realizadas, cerca de 700 pessoas participaram do evento, que acontece todas as terças, às 18h.

Para André Fraga, titular da pasta, a nova sede é uma referência de prédio público e sustentável em Salvador e no Brasil. “O prédio, naturalmente, já atrai a atenção de quem passa pelo local por causa da sua fachada verde, que é algo inovador não só na região do Comércio como em toda a cidade. Além disso, mesmo tendo uma estrutura limitada, o prédio foi pensado para ser o mais sustentável possível, o que causa um impacto econômico muito positivo. Estratégias de eficiência energética e de gestão de água, por exemplo, são algumas das iniciativas que reduzem os custos no bolso no final do mês e o impacto ao meio ambiente”, destaca.

0
0
0
s2sdefault