Sábado , 28 Março 2020
0
0
0
s2sdefault

 

Foto: Jefferson Peixoto - SECOM

Lojistas do Imbuí participaram da segunda edição do programa Codecon & Você em 2020, nesta quarta-feira (5), no 1º piso do Shopping Caboatã. Cerca de 25 comerciantes assistiram a uma palestra que abordou tópicos como garantia estendida, superendividamento, juros abusivos, regras para informação de preço, validade, composição, troca de produtos, ofertas, propagandas e normas previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Após a troca de informações, os participantes receberam o Certificado de Participação e selos do Fornecedor Consciente. O programa promovido pela Diretoria de Defesa do Consumidor de Salvador (Codecon), iniciado ano passado, será levado a outras localidades de Salvador ao longo deste ano.

A palestra foi ministrada pelos advogados da Codecon, Edinélia Almeida e Almir Souza Filho, ambos especialistas em Direito do Consumidor. Para a advogada palestrante, eventos como Codecon & Você se fazem necessários para tirar dúvidas e fortalecer a importância da relação de parceria entre o consumidor e o fornecedor. “Muitas das disputas e brigas entre os lados ocorrem pela falta de informação. Existem casos em que os lojistas erram por desconhecer as normas, daí a razão de promovermos ações esclarecedoras como essa”, frisou, acrescentando que a entrega do Selo do Fornecedor Consciente também gabarita o estabelecimento e consequentemente aumenta a confiança do cliente.

A dona da Confeitaria Dom Pedrito, Núbia Sales, fez questão de participar da atividade. Na opinião dela, é fundamental que lojistas tenham cada vez mais informações sobre as leis que regem as relações de consumo. “Com internet e rede social, os clientes estão cada vez mais bem informados. Nós também precisamos nos munir com dados para oferecer o melhor serviço. Gostei muito dessa iniciativa da Prefeitura”, salientou.

O programa tem como objetivo reforçar o conhecimento sobre os direitos e deveres nas relações de consumo, através de seminários que abordam temas do dia a dia de consumidores e fornecedores, com carga horária de duas e três horas. Para a diretora da Codecon, Roberta Caires, Salvador saí na frente quando formata um evento como o Codecon & Você. “Estamos trabalhando no viés da educação, da orientação. Não queremos ser vistos apenas como um órgão fiscalizador e punitivo. Estive recentemente em São Paulo e o nosso modelo tem sido copiado por outras cidades”, afirmou Caires.

Bairros atendidos – Desde o lançamento do Codecon & Você, em 2019, a Diretoria de Defesa do Consumidor visitou 29 bairros do Subúrbio Ferroviário, região de Itapagipe, Cajazeiras e adjacências, cadastrando 3.770 estabelecimentos. Também foram entregues 530 certificados e selos do Fornecedor Consciente.

0
0
0
s2sdefault