Segunda-Feira , 16 Setembro 2019
0
0
0
s2sdefault

Foto: Bruno Concha - SECOM

Em grande estilo, Salvador volta a sediar grandes eventos de natação. A abertura da Arena Aquática Salvador para competições acontece sexta (13) e sábado (14), quando o novo equipamento, implantado na Praça Wilson Lins, na Pituba, receberá o Torneio Norte/Nordeste de Clubes de Natação – Troféu Walter Figueiredo. O campeonato integra o calendário da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), realizado pela Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), e tem apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel).

A competição acontece na capital baiana após 13 anos. Para marcar o retorno do evento à Bahia e a abertura da Arena para grandes eventos, mais de 500 atletas são esperados no torneio, ultrapassando a média de 350 inscritos registrados nos últimos anos, içando Salvador novamente ao patamar de sede das grandes competições da natação brasileira.

O acesso ao público ocorrerá de forma gratuita, pelo portão 2, voltado para avenida Avenida Octávio Mangabeira.

Competidores - Para fazer bonito na competição, a Bahia conta com atletas de ponta para a disputa, a exemplo dos campeões brasileiros Samuel Lopes, Guilherme Caribé e Arícia Pérée, frequentemente convocados para defender as cores da seleção brasileira em piscinas internacionais.

Diego Albuquerque, presidente da FBDA, ressalta a importância do novo espaço para os amantes dos esportes aquáticos na Bahia e em todo o Nordeste brasileiro. “A comunidade aquática só tem a ganhar com a chegada desse equipamento, que é realmente de primeiríssima qualidade. Com uma estrutura muito boa e apto a receber competições nacionais e internacionais, Salvador passa a ser a capital com maior infraestrutura do Norte/Nordeste e uma das maiores do Brasil. Alén disso, temos atletas que correspondem dentro d’água a essa estruturação que estamos passando. Essa piscina já nasceu histórica por ter vindo da Olimpíada 2016, e esperamos que possa ser palco de outros fatos históricos que estão por vir. Trabalhamos para que, cada vez mais, soteropolitanos e baianos possam desfrutar dos benefícios do esporte na nossa terra”, comemora.

O equipamento - A Arena Aquática, sem dúvidas, é uma das estruturas mais modernas do Brasil. A piscina olímpica foi utilizada no Estádio Aquático do Rio de Janeiro para abrigar a natação nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Recebeu grandes nomes da modalidade no mundo, como Michael Phelps, Ryan Lochte, Bruno Fratus e, agora, servirá como referência para Bahia, Nordeste e Brasil.

A concepção e os investimentos no equipamento são da Prefeitura, que aplicou R$ 6,2 milhões no local, que possui ainda uma piscina semiolímpica, academia, sala de fisioterapia, sala de atendimento médico, sala para exames antidoping, vestiários para atletas e paratletas e sala de técnicos.

A Prefeitura também investiu num novíssimo jogo eletrônico para ser estreado no campeonato. São 20 placas eletrônicas e 10 linhas de scoreboards (placar), que vão contribuir para a experiência de árbitros, atletas e do público em geral.

O campeonato - O troféu é uma homenagem a Walter Figueiredo, ex-presidente da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA). Ele é pai do também ex-gestor da entidade, Sérgio Silva. Ambos são expoentes da história da modalidade no estado, responsáveis pela revelação de diversos atletas consagrados a nível mundial, a exemplo do medalhista olímpico Edvaldo Valério.

Para encerrar o final de semana da natação estadual, Salvador também recebe, na manhã do domingo (15), a Copa Norte/Nordeste de Maratonas Aquáticas.

0
0
0
s2sdefault