Segunda-Feira , 16 Setembro 2019
0
0
0
s2sdefault

Foto: Max Haack - SECOM

O evento que marca a chegada da estação das flores e inicia o período de alta estação do turismo em Salvador será realizado este ano entre 14 e 29 de setembro, contemplando shows, teatro, esporte, feiras de rua, poesia e ações de lazer para toda família. Os detalhes de mais uma edição do Festival da Primavera foram divulgados hoje (09) pelo prefeito ACM Neto, em coletiva no Teatro Gregório de Mattos que mancou também o lançamento do projeto #vemprocentro.

"Pela primeira vez, o Festival da Primavera terá como palco principal o Centro Histórico, em especial o bairro do Comércio, dentro dessa estratégia que estamos lançando hoje aqui, chamada de #vemprocentro, que visa dar vida a essa parte da cidade também nos finais de semana, com uma intensa programação cultural, de esporte e lazer. As pessoas vão poder desfrutar de um Comércio com mais cores, mais vida, com novos equipamentos e serviços", disse o prefeito.

Também participaram da coletiva o vice-prefeito Bruno Reis; os secretários de Cultura e Turismo, Cláudio Tinoco, e de Desenvolvimento e Urbanismo, Sérgio Guanabara; os presidentes da Saltur, Isaac Edington, e da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro; entre outras autoridades, a exemplo do presidente da Câmara Municipal, Geraldo Júnior.

"Queremos que não só os turistas, mas principalmente os soteropolitanos, ocupem o Centro Histórico. Estamos investindo R$300 milhões em obras de infraestrutura nessa região. Também estamos transferindo, até o final deste ano, 80% dos órgãos municipais para o Comércio, dentro dessa estratégia de ocupação. O Festival da Primavera faz parte do #vemprocentro", salientou ACM Neto.

Presidente do órgão que organiza o evento, a Saltur, Isaac Edington lembrou que essa será a sétima edição do Festival da Primavera, idealizado pela atual gestão e inserido no calendário de eventos da cidade. "A gente faz a gestão dessa plataforma de eventos sempre criando novos produtos e valorizando os ativos que a cidade têm. O Festival da Primavera faz parte dessa estratégia, que estimula o turismo, a economia criativa, a gastronomia, o esporte, a música e as artes em geral".

Programação - O Festival da Primavera terá a maior parte da programação realizada no bairro do Comércio, mas ações também acontecem no Centro Histórico, Rio Vermelho, Dique do Tororó, Jardim dos Namorados, Barra, Subúrbio e Valéria. Porém, os destaques deste ano estão por conta dos dois espaços para shows no Comércio – um localizado na Praça da Inglaterra e outro na Avenida da França: o Porto Salvador Eventos.

Entre os nomes que estarão nos palcos do Comércio estão Baco Exu do Blues, Diamba, Orquestra Rumpilezz, Orquestra Popular da Bahia (OPB) em show especial “Beatlles”, show infantil com Lore Improta, Danniel Vieira e muito mais. O Comércio ainda recebe ações de lazer e entretenimento para crianças e adultos, concentrados também na Praça da Inglaterra e na Avenida da França.

Além do Centro Histórico, o Festival da Primavera levará shows ao Rio Vermelho – Orquestra Afrosinfônica, Larissa Luz e Adão Negro se apresentam por lá. Além de eventos esportivos, como a Maratona Salvador, o Hero Salvador, o Barra Padlle Sup Race e o Passeio Ciclístico da Primavera.

Também acontece a tradicional “Volta ao Dique”, com o Mudei de Nome, e os shows da Maratona Salvador, que este ano terá a banda Jammil e apresentações do FitDance na Barra. A programação do Festival da Primavera conta com dezenas de ações. É possível conferir todas através do site www. festivaldaprimavera. salvador. ba. gov. br.

Shows - Os shows do Festival da Primavera começam no dia 15 de setembro, durante a Maratona Salvador. Por volta das 11h, o projeto FitDance faz apresentações em palco montado no Farol da Barra, animando o público presente. Além dos dançarinos, a banda Jammil se apresenta no local às 12h30. Ao longo do percurso da Maratona, que vai da Barra até Itapuã, mais três apresentações vão aquecer os atletas e o público que for conferir a competição: a dupla Juan e Ravena, o projeto Malezinho e Fred Menendez.

No Comércio, os shows começam dia 21 (sábado), na Praça da Inglaterra. Se apresentam no local a Mostra Casulo de Artes Inclusivas, às 15h.O casulo tem o objetivo de fomentar as artes concebidas, produzidas e desenvolvidas por artistas com deficiência e já se consagrou como um marco no cenário artístico.

Logo após a apresentação, o projeto idealizado pelo músico Luciano Calazans, “Tribass”, toca no local a partir das 16h. O Tribass é a realização de um encontro de três baixistas expoentes da música popular brasileira, cada um em seu estilo e peculiaridade. Além do Luciano Calazans, o projeto conta com os talentosos Alexandre Vieira e Gigi Cerqueira.

Às 17h, o público confere outro projeto especial o “Serafim e o Nordeste Experimental”. O projeto se fundamenta em uma pesquisa rítmica das células da música portuguesa e afro-nordestina, mescladas ao rock e pop universal. Por volta das 19h, a Orquestra Popular Brasileira (OPB) faz show especial para o Festival da Primavera, o “The Beatles”, com participações especiais dos cantores Tuca Fernandes, Alex Góes e Serginho (Adão Negro). Quem encerra as apresentações do dia 21 é o reggae da banda Diamba.

Já no dia 22 (domingo), o convite é especial para a garotada. Os shows neste dia acontecem no Porto Salvador Eventos, na Avenida da França. Quem começa a tocar é a Lore, com o “Show da Lore”, às 16h. Lodo em seguida, o grupo Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz se apresenta com o show “Baile Rumpilezz Black”. Às 20h30, um dos nomes mais importantes do hip-hop nacional, o Baco Exu do Blues, faz um dos shows mais esperados. Baco levará ao festival o show do disco "Bluesman", o segundo da carreira do músico, que foi avaliado pela revista Rolling Stone como "o melhor" de 2018.

Os shows no Comércio não param por aí. No dia 28, no Porto Salvador Eventos (Avenida da França), tocam o Forró do Tico, às 19h, e o Danniel Vieira, às 20h20. E no último dia de shows no bairro, em 29 de setembro, as apresentações acontecem na Praça da Inglaterra. Tocam no espaço o Restgate Blues, às 17h, Zuhri às 18h30 e por fim a banda Skanibais, às 20h.
No Rio Vermelho, os shows acontecem dia 28. A Orquestra Afrosinfônica apresenta o show “Vozes Negras”, a partir das 18h30. No palco instalado no Largo da Mariquita toca também a Larissa Luz, com o show “Trovão”, e, por último, Adão Negro com o lançamento no novo CD da banda, por volta das 21h.

No último dia de Festival da Primavera, mais uma grande apresentação musical acontece no Dique do Tororo: a tradicional “Volta ao Dique”, com o projeto Mudei de Nome. A bordo do trio pranchão, Ricardo Chaves, Ramon Cruz, Magary Lord, Jonga Cunha e Andrezão Simões prometem levar o clima do Carnaval ao público que acompanhar a festa.
Lazer - A partir do dia 21 de setembro, o bairro do Comércio nunca mais será o mesmo. A Prefeitura lança o programa #vemprocentro, que tem como objetivo convocar a população para movimentar o Centro Histórico cidade. O Festival da Primavera inaugura as ações culturais no local.

Para começar as ações será montada uma Feira Criativa nos finais de semana de 21 e 22 e de 28 e 29 de setembro. A feira será montada na Praça da Inglaterra e receberá dezenas de stands gastronômicos, de cultura pop, artesanato, sustentabilidade e bem-estar. E para deixar o público visitante animado, o evento terá saraus, oficinas, jogos infantis, shows e muito mais. Um dos palcos do Festival da Primavera ficará localizado ao lado da feira.

Além desse espaço, os domingos 22 e 28 receberão ações na Avenida da França, que terá parte interditada para receber eventos de lazer. No dia 22, haverá no local um Encontro de Automodelismo. Das 10h às 15h, pessoas de todas as idades poderão fazer demonstrações de seus automodelos na pista permanente que será inaugurada na Avenida da França, para sediar outros eventos de automodelismo na região.

Na Avenida da França também serão realizadas apresentações e exibições de alguns modelos de kart. Ainda no local haverá uma super Exposição de Carros. Haverá, ainda, a Arrancada de Empurra, uma disputa em um espaço fechado onde uma mulher tem de estar ao volante e quatro homens empurrando o veículo com o motor desligado.

Também no dia 22 acontece, na Avenida da França, o Skates Festival, de 9h às 15h. Toda uma estrutura profissional será montada para receber os skatitas de toda a cidade. Haverá circuito com rampas e pistas para as manobras radicais do esporte. Quem estiver no local poderá acompanhar um campeonato, além de fazer aulas de Skate e treinar.

Nos dias 22 e 29, as famílias poderão também participar de Jogos de Salão ao ar livre. Das 9h às 15h haverá, na Avenida da França, jogos de dama, xadrez e futebol de botão. Nas mesmas datas (22 e 29), a criançada será convidada também pra participar do Circuito de Minibikes, das 9h às 16h. Por último, no dia 29, um cinema a céu aberto será montado também na Avenida da França, às 17h30. Mais de 200 pessoas são esperadas para assistir a filmes e comer muita pipoca.

Ainda no dia 22, uma ação de incentivo ao turismo vai acontecer também no Centro Histórico, o Turibike. O evento tem como principal objetivo promover o cicloturismo em nossa cidade e oferecer aos participantes pedal educativo na primeira capital do Brasil. Haverá saídas às 9h, 11h, 14h e 16h.

Esportes - Com mais um recorde de inscrições, a 3° edição da Maratona de Salvador integra a programação do Festival da Primavera. O evento, que começará por volta das 5h30, terá apresentações musicais por volta das 11h, no Farol da Barra. Além da Maratona, o festival conta também com o Barra Paddle Sup Race - campeonato de Stand Up Paddle e Paddle Board, que será realizado no dia 28, a partir das 7h, na praia do Porto da Barra.

E as ações esportivas não param por aí: o Hero Salvador está indo para sua 3ª edição. Depois da 1ª edição, no Farol da Barra, e a 2ª, no Shopping da Bahia, a próxima chega com a novidade de ocorrer em dois locais diferentes. No dia 28, o desafio será novamente no estacionamento do Shopping da Bahia; no dia 29, a competição será no Jardim dos Namorados, com acesso gratuito para o público expectador.

Feiras - No próximo dia 14 de setembro (sábado), das 10h às 22h, na rua Professora Almerinda Dutra, no Rio Vermelho, acontece a segunda edição da Festa de San Gennaro em Salvador. Além do Pasta em Casa, organizador do evento, participam da festa restaurantes como Alessandro Narduzzi, Bella Napoli, Bottino, Buoni Amici, Di Liana, Isola dei Sapori, Manga, Massimo Cremonini, Mondo Gelateria, Sagaz, entre outros.

A festa tem o objetivo de unir e fortalecer a gastronomia italiana da capital baiana. Resgatando o espírito das festas de largo tão comuns ao Rio Vermelho, a de San Gennaro vai oferecer o melhor da cozinha italiana no formato comida de rua a preço acessível. Além disso, o evento conta também com uma vasta programação de lazer ao longo do dia.

Outro evento de rua será a Feira de Artes na Primavera, que acontece mais uma vez no Festival da Primavera. O evento será realizado na Praça do Campo Grande, entre os dias 17 e 22 de setembro. Contará com muitos estands de plantas e flores, artesanatos reciclados e de diferentes tipologias, praça de alimentação repleta de quitutes de feira, inclusive da culinária vegana. Todos os dias artistas se apresentarão para abrilhantarem ainda mais o evento. Serão realizadas também oficinas de artes abertas ao público, através do Projeto Adaba Jovem Aprendiz. No último dia da feira (22), acontecerá um Desfile de Modas, produzido pelas expositoras artesãs.

Ciclismo - Marcado para o dia 29 de setembro (domingo), o Encontro Cicloturístico da Primavera está sendo planejado para que os amantes das bicicletas se reúnam mais uma vez e possam realizar o maior passeio ciclístico de Salvador. Serão aproximadamente 25km de pedal. O evento tem realização do Movimento Salvador Vai de Bike, projeto coordenado pela Saltur, em parceria com a comunidade "Amigos de Bike". As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link http: // bit. ly/ 30rBSdN.

0
0
0
s2sdefault