Terça-Feira , 12 Novembro 2019
0
0
0
s2sdefault

Foto: Bruno Concha - SECOM

Começa a operar nesta quarta-feira (14) a sexta linha a ganhar ônibus novos com ar-condicionado: a Ribeira - Pituba, que passa também pelo Largo da Madragoa, Boa Viagem, Largo de Roma, Mares, Calçada, Água de Meninos, Comércio, Saúde, Brotas, Parque Bela Vista, Cidade Jardim, Rio Vermelho, Vale das Pedrinhas, Santa Cruz, Itaigara, Pituba, Caminho das Arvores, Pernambués, Luis Anselmo, Cosme de Farias e Nazaré.

Essa linha só começaria a operar com a nova frota a partir de setembro, mas foi antecipada para agosto, o que pode ocorrer com outras previstas até o final do ano. No total, serão 250 novos veículos climatizados ainda em 2019. Até 2022, serão mil, conforme Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em março passado entre a Prefeitura, Ministério Público da Bahia e Consórcio Integra, que reúne as empresas concessionárias do sistema.

Já estão em operação com novos ônibus com ar-condicionado as linhas Sussuarana – Barra R1, Boca da Mata – Pituba, Cabula 6 – Ribeira R2, Conjunto Pirajá 1 – Engenho Velho da Federação e Paripe – Aeroporto (via Cajazeiras). A partir de quarta, quando a sexta linha começar a rodar, serão R$1,7 milhão de passageiros transportados mensalmente em veículos novos e climatizados.

As próximas linhas a contar com a novidade ainda este ano serão: Nova Brasília/Jardim Nova Esperança/Sete de Abril – Pituba; Pau da Lima – Campo Grande/Barra; Cajazeiras 11 – Ribeira; Marechal Rondon/São Caetano – Brotas; Mirantes de Periperi – Itaigara.

Satisfação - Assim que subiu os primeiros degraus para entrar no ônibus da linha Sussuarana – Barra R1, a vendedora Domice de Jesus, 46, se surpreendeu com o que viu: o veículo estava mais moderno e climatizado, diferente do interior dos coletivos que ela pegava para ir trabalhar. “Bem melhor esse. Antes já entrava no calor. Está ótimo!”, disse.

Domice foi primeira passageira a embarcar em um dos novos veículos que passaram rodar a linha Sussuarana – Barra R1. A boa impressão que ela teve também foi compartilhada por outros usuários que pegaram o transporte nesse mesmo itinerário.

Entre as novidades que chamavam atenção de quem embarcava, além do ambiente interno fresco, era que no teto, acima de cada assento, haviam saídas de ar-condicionado que podem ser reguladas conforme o gosto de cada passageiro. As barras de apoio também contam com correias suspensas para quem fizer a viagem a pé poder se segurar.

Os componentes internos também envolvem assento ampliado para deficientes, além de distribuição orgânica de lixeiras. As janelas dos novos ônibus também são maiores se comparado com os da frota antiga, o que deixam o ambiente mais claro e agradável, além de se poder conferir a paisagem de forma mais ampla.

Para o atendente de lanchonete Kalil Victor, 19, com os novos ônibus rodando pela cidade vai ficar mais fácil encarar dias quentes. “No verão mesmo é muito calor. O sol bate bem na janela, então a gente ia suando desde quando o sol vai nascendo até o final da tarde. Agora ficou melhor”.

0
0
0
s2sdefault