Quinta-Feira , 20 Junho 2019
0
0
0
s2sdefault

Foto: Valter Pontes - SECOM

Um espaço destinado para a prática de esportes radicais, que também será uma grande área de lazer para as famílias, bem à beira-mar e ao lado de três importantes ações da Prefeitura: a Arena Daniela Mercury, o Centro de Convenções de Salvador e o trecho requalificado de orla da Boca do Rio. É o Parque dos Ventos, que será instalado na Avenida Octávio Mangabeira, onde funcionava o antigo Aeroclube. A ordem de serviço para a construção do parque foi assinada nesta sexta-feira (15) pelo prefeito ACM Neto, no próprio local.

Na ocasião, estiveram presentes também o vice-prefeito e titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, e a presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield, entre outras autoridades. “Será uma mudança completa nesse trecho de orla, beneficiando diretamente tanto os moradores na Boca do Rio, este que é um dos dez bairros mais populosos da cidade, como também toda a Salvador. É um parque que vai servir para a prática das atividades esportivas e como grande um espaço de lazer para as famílias”, resumiu o prefeito.

Toda a área do parque, que até então estava sem aproveitamento e sem uso na cidade, se transformará num verdadeiro centro esportivo com estrutura de 10 metros de altura para atividades de rapel e escalada. O local abrigará inclusive uma pista de skate street, cuja composição simula obstáculos de rua como escadarias, rampas e corrimões. Ideal para atletas profissionais e amadores fazerem manobras radicais.

Os amantes da bike também terão espaços para pedalar a passeio através de uma ciclovia de 3km. Quem já é bastante habituado com o veículo e gosta de desafios, poderá percorrer a pump track – pista de circuito contínuo, com lombadas, morros de terra arredondados e curvas levemente inclinadas.

O Parque dos Ventos também terá espaço destinado exclusivamente à prática do parkour. Os praticantes terão uma estrutura bem preparada e equipada para conseguir desenvolver movimentos que exigem técnicas de corrida, salto, equilíbrio e escalada. “Com os equipamentos integrados – a Arena Daniela Mercury, o Parque dos Ventos e o Centro de Convenções -, teremos uma estrutura complementando a outra com relação à utilização pelas pessoas. A futura movimentação aqui vai contribuir bastante para a geração de emprego e renda, para a melhoria da qualidade de vida e para tornar a cidade ainda mais bonita”, ressaltou o vice-prefeito e secretário Bruno Reis.

Projeto – O projeto de urbanização do Parque dos Ventos envolve intervenção em quase 80 mil metros quadrados de área e foi concebido pela FMLF. As obras serão executadas num prazo de seis meses, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), por meio da Superintendência de Obras Públicas (Sucop). O investimento é de R$7.976.182,05, totalmente com recursos municipais.

“É um parque de esportes radicais. Ele se diferencia de outros parques e praças da cidade, o que não quer dizer que não tenha alternativas. Haverá parque infantil, área para contemplação, anfiteatro para receber entre 100 a 150 pessoas, além de um extenso passeio para realização de caminhada e área de patins”, pontuou a presidente da Fundação, Tânia Scofield.

“Trata-se de um local bem agradável, à beira-mar. Há quatro morrotes (pequenos morros) que existem no local onde faremos uma ligação com ponte de madeira laminada e estrutura metálica. Outro equipamento bem bacana é a escorregadeira natural, que ligará o morro à área plana. Tem também áreas de lazer onde as pessoas poderão fazer piqueniques. Fora que será feito um trabalho bem significativo de paisagismo”, acrescentou Scofield.

Para garantir mais segurança aos visitantes, o Parque dos Ventos será cercado e contará uma portaria principal para controle de entrada, que será gratuita. O projeto estrutural do parque contempla inclusive a construção de um pequeno ambulatório, estacionamento com 150 vagas, sanitários, quiosques e área para contemplação.

0
0
0
s2sdefault