Sexta-Feira , 24 Maio 2019
0
0
0
s2sdefault

A empolgação com a chegada do novo ano não pode ser maior do que a segurança durante a comemoração. Quem pretende curtir com a queima de fogos deve ficar atento aos cuidados no momento de euforia. "Principalmente para evitar queimaduras diretas na pele, sobretudo na na face. Outro ponto é evitar inalação de fumaça, que pode trazer alguns danos às vias respiratórias e até levar à morte. Além disso, o terceiro risco é de explosão, que dependendo da potência pode causar danos traumáticos", explicou Ivan Paiva, gerente de Atenção da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 

Caso os envolvidos na festa entrem em contato com o fogo e sofram com queimaduras, a procura por atendimento deve ser imediata. "Primeira coisa se tiver queimadura e se for na roupa é retirar a vestimenta para parar o processo de queimadura e lavar o local queimado com água corrente abundante. A água vai tirar o efeito causado pela alta temperatura e produtos químicos", orientou Ivan. 

Caso a queimadura tenha sido mais grave, de cerca de 20% do corpo, por exemplo, é necessário que o doente procure o Hospital Geral do Estado (HGE), unidade referência no atendimento a queimados."O que nos preocupa são as queimaduras de face, que podem afetar o sistema respiratório, ou causar problemas diretos aos pulmões", afirmou o especialista. 

Caso a queimadura seja pequena, o equivalente a palma da mão, por exemplo, a vítima pode procurar um dos cinco Pronto-Atendimentos ou nove Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) que funcionam em regime de plantão durante o Réveillon. Já as unidades de saúde da família e básicas funcionam de segunda à sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h. Portanto, essas unidades reabrem apenas na terça (1º). 

Alto mar - Se a curtição com os fogos for por cima de uma embarcação, saudando 2019 nas águas da Orla de Salvador, os cuidados também são imprescindíveis. "Deve evitar soltar de dentro da embarcação porque a maioria é feita de fibras, o que pode acarretar problemas, se entrar em contato com os fogos", explicou João Luiz, coordenador da Salvamar. 

Show pirotécnico - O Festival Virada Salvador vai contar com dois pontos de queima de fogos na orla da Boca do Rio. Em toda a cidade, outros 15 bairros também contarão com shows pirotécnicos. Serão 21 toneladas de fogos em toda a cidade para celebrar a chegada de 2019. Na orla da Boca do Rio, serão 15 toneladas. A duração do show será de 15 minutos. 

A Salvamar irá atuar com três bases elevadas no entorno do evento, na parte litoral, tendo 30 agentes e uma moto aquática à disposição para casos de emergência. 

Os participantes da festa também poderão contar com a ajuda da equipe da Defesa Civil de Salvador (Codesal), que atua em regime de plantão 24 horas nos cinco dias do Festival Virada Salvador 2019. Serão 15 profissionais, entre engenheiros, arquitetos e outros, que ficarão em dois postos, um no interior da estrutura da Arena Daniela Mercury, e um outro na área externa, funcionando em um trailer para atender a qualquer eventualidade. As solicitações também podem ser feitas gratuitamente pelo telefone 199.

 

0
0
0
s2sdefault