Sexta-Feira , 24 Maio 2019
0
0
0
s2sdefault

O Verão começa nesta sexta-feira (21) com uma boa notícia para a capital baiana: moradores e visitantes vão ser assistidos por uma melhor estrutura da Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar), principalmente nesse período de alta estação e praias mais cheias na cidade. É o início da Operação Verão, que engloba a apresentação dos 40 novos salva-vidas, entrega de novos equipamentos pela Prefeitura e fardamentos em parceria com a empresa Mahalo, pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário municipal de Ordem Pública (Semop), Marcus Passos. No clima da capoeira e com direito a hino da Salvamar, o evento foi realizado nesta tarde, na orla da Boca do Rio.

Também estiveram presentes o vice-prefeito Bruno Reis; o secretário municipal de Gestão, Thiago Dantas; e o diretor de marketing da Mahalo, Gabriel Almeida, dentre outros. "Este momento, na verdade, é de agradecimento aos salva-vidas e de reconhecimento pelo trabalho realizado em preservar vidas nas praias de Salvador. Este é um esforço que, somado a outros já realizados pela Prefeitura, vem no sentido dar condições dignas de trabalho a esses profissionais", afirmou o prefeito.

Ele ainda aproveitou para anunciar uma boa notícia: a inclusão da Salvamar entre os órgãos que ofertarão vagas no concurso público que está sendo organizado para 2019, por meio da Semge. A última seleção realizada para o cargo de salva-vidas em Salvador ocorreu em 2008.

Parceria – Negociada há um ano pela Semop e com apoio da Semge e Procuradoria Geral do Município na regulamentação do processo, a parceria entre Prefeitura e Mahalo possibilitou a doação, pela empresa, de 300 kits contendo camisa de proteção UV, regata, sunga ou maiô, boné e bermuda, assim como 15 pranchas novas e 20 bases móveis. A parceria tem validade de um ano e, de acordo com o secretário Marcus Passos, já há possibilidade de renovação do prazo com mais equipamentos.

“Estamos muito satisfeitos por a Prefeitura possibilitar a consolidação dessa parceria, dando a oportunidade de a Mahalo oferecer o que há de melhor e inovador no mercado. Que os salva-vidas possam fazer bastante proveito desse material”, declarou Gabriel Almeida.

Além dos itens ofertados pela Mahalo, os salva-vidas também passam a ter pranchões de padrão internacional, inéditos para a categoria, e um quadriciclo para dar mais agilidade ao atendimento nas praias. Além disso, uma reivindicação de mais de 15 anos foi atendida: um ônibus para melhoria do transporte dos profissionais.

Reda – Os 40 profissionais selecionados pelo processo seletivo de contratação temporária através do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) já começam a atuar nas praias de Salvador. Com isso, o número de agentes de salvamento marítimo até abril do próximo ano será de 281 salva-vidas. No verão, o efetivo será distribuído em 31 postos fixos e 20 móveis no trecho entre as praias do Jardim de Alah e Ipitanga, além das ilhas pertencentes ao Município.

Celebração – Como parte das comemorações pelo Dia Nacional dos Salva-Vidas, no próximo dia 28, os profissionais serão homenageados em outdoors espalhados na cidade. Além disso, no dia dedicado a eles, acontece a tradicional travessia entre a Rua K, em Itapuã, e Jaguaribe, a partir das 8h.

0
0
0
s2sdefault