Segunda-Feira , 18 Fevereiro 2019
0
0
0
s2sdefault

Os principais registros fotográficos da região do Comércio de Salvador entre as décadas de 1940 e 1950, feitos pelo etnólogo francês Pierre Verger, estarão expostos para o público a partir desta quinta-feira (21), no Mercado Modelo. A exposição “Verger e o Mercado Modelo”é gratuita e segue até março de 2019. A cerimônia de abertura ocorre nesta quarta (20), com apresentação da cantora Márcia Short, das 18h às 20h.

A ação é fruto de parceria entre a Fundação Pierre Verger e a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e a Associação de Comerciantes do Mercado Modelo. As imagens selecionadas retratam o Porto dos Saveiros, a Feira de Água de Meninos (São Joaquim), a Baía de Todos os Santos, a festa da Conceição da Praia, as rodas de capoeira e outras cenas do cotidiano da Cidade Baixa no início da segunda metade do século XX, quando Verger chegou à Bahia.

A exposição contará com fotografias medindo 6 metros, no segundo piso, e imagens de 1,5 metros no primeiro pavimento. A área dos restaurantes “Maria de São Pedro” e “Camafeu de Oxóssi” contará com fotografias de personalidades e detalhes da Bahia antiga. Todas as imagens foram doadas pela Fundação Pierre Verger e passam a integrar o espaço de maneira definitiva.

“É com grande satisfação que recebemos uma exposição desse ícone da fotografia nas dependências do Mercado Modelo, um dos importantes símbolos da nossa história e da nossa cultura que faz parte da Bahia antiga, tão retratada pelas lentes de Verger. Sem dúvida, é uma excelente opção cultural para soteropolitanos e turistas apreciarem durante todo o verão”, desta o secretário da Semop, Marcus Passos.

0
0
0
s2sdefault