Sábado , 18 Agosto 2018

Descentralização dos serviços públicos, comodidade do atendimento perto de casa e o estreitamento do espaço entre as ações promovidas pela gestão municipal e o cidadão, frutos da criação das Prefeituras-Bairro em Salvador, são algumas das soluções oriundas da capital baiana que foram apresentadas na sede do Executivo municipal de Lisboa, em Portugal, ontem (03) e hoje (04).

A diretora-geral das Prefeituras-Bairro, Ana Paula Matos, representou o prefeito ACM Neto no encontro que deu início às tratativas que buscam cooperação internacional no desenvolvimento do 1º Fórum das Melhores Práticas de Orçamento e Gestão Participativa da União das Cidades Capitais Luso-Afro-Américo-Asiáticas (UCCLA), que ocorrerá em Salvador no segundo semestre deste ano.

Como resultado do encontro, ficou acordada a vinda a Salvador de uma missão conjunta da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Lisboa. Aqui, os portugueses conhecerão, na prática, o modelo de gestão das Prefeituras-Bairro, o aplicativo Cuida Salvador, além dos programas Ouvindo Nosso Bairro e o Salvador Bairro a Bairro.

Fórum - Durante o evento, foram mostrados programas, projetos e resultados da gestão participativa de Salvador, que posteriormente serão apresentados como elementos de defesa do fórum, visando a aprovação da proposta pela diretoria executiva da UCCLA. "Essa missão é de fundamental importância, pois, além de divulgar as inovações de gestão de Salvador, permite a captação de recursos e investimentos essenciais ao reconhecimento da gestão de vanguarda em vigor na capital baiana. Dessa forma, esperamos angariar o apoio das demais capitais de língua portuguesa, que ainda estão em fase de amadurecimento da sua administração cidadã", destaca Ana Paula Matos.

Por conta de sua participação no evento, Ana Paula Matos foi convidada também para apresentar os avanços do Governo Participativo de Salvador na XXXIV Assembleia Geral da UCCLA, que irá ocorrer em Cascais, região metropolitana de Lisboa, nesta sexta-feira (4).