Domingo , 19 Novembro 2017

 

 

 

Os ventos de outono no hemisfério norte são responsáveis por impulsionar as velas das 38 embarcações que iniciam, neste domingo (5), a travessia do Atlântico, a partir da cidade de Le Havre, na França. A meta dos velejadores que participam da 13ª edição da regata Transat Jacques Vabre (TJV) é alcançar a Baía de Todos-os-Santos, em Salvador, a partir do dia 12 de novembro, após cumprir um percurso de 4.350 milhas náuticas - equivalente a 8.056 quilômetros terrestres.

 

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) estima que cerca de 450 turistas internacionais visitarão Salvador motivados pela regata, durante um período médio de permanência de 15 dias na cidade. A TJV vai gerar um movimento econômico de aproximadamente R$ 4 milhões.

 

“Muitos familiares e amigos dos velejadores, além de patrocinadores, jornalistas e amantes do esporte virão à capital baiana para vivenciar a chegada nos barcos. Tudo isso movimentará todos os setores do turismo de Salvador. Estamos honrados em receber a Transat Jacqus Vabre novamente”, pontua o titular da Secult, Claudio Tinoco.

 

A competição revive a antiga "Rota do Café", quando navegadores de diversas partes do planeta deixavam o porto europeu rumo a algum país cafeicultor das Américas. O desfile de cores das embarcações contribui para a celebração dos 516 anos da Baía, originalmente chamada pelos índios tupinambás de Kirimurê, que significa "grande mar interior", e que foi apresentada ao Velho Mundo no dia 1º de novembro de 1501 - Dia de Todos os Santos -, pelo navegador florentino Américo Vespúcio. Salvador já foi escolhida como destino final da regata nos anos de 2001, 2003, 2005 e 2007, e volta a receber a honraria após dez anos.

 

Cultura e diversão - Entre 12 e 24 de novembro, a Prefeitura de Salvador, por meio da Secult, vai recepcionar a chegada dos velejadores, equipes, jornalistas e envolverá o público baiano na Vila da Regata, com shows musicais, manifestações culturais, de gastronomia e receptivo.

 

A Vila da Regata vai funcionar das 17h às 22h de segundas às sextas-feiras e das 12h às 22h aos sábados e domingos. O espaço, que será aberto ao público, vai possibilitar que as pessoas interajam com os velejadores e se divirtam com as atrações artísticas.

 

Participantes - Participam desta edição do torneio velejadores oriundos da França, Japão, Reino Unido, Espanha, Suíça, Alemanha, Brasil, Angola, Itália e Omã. As disputas ocorrem nas categorias Class40, Multi50, Imoca e Ultime. Representando a Bahia, o piloto Leonardo Chicourel participará da disputa com o barco “Mussulo 40 Team Angola Cables”, na categoria Class 40.

 

Economia náutica e turismo - A Prefeitura, reconhecendo o potencial da Baía de Todos-os-Santos, criou o Comitê de Economia Náutica de Salvador, através do decreto n° 28.231/2016, do prefeito ACM Neto, com o objetivo de desenvolver ações para melhorar a infraestrutura e os serviços, qualificar os profissionais e empresas e atrair eventos nacionais e internacionais para a capital baiana.

 

A retomada da regata Transat Jacques Vabre, após dez anos, é consequência dessa articulação da Prefeitura iniciada com a promoção do primeiro Congresso Brasileiro para o Desenvolvimento da Economia Náutica, realizado em novembro de 2016, no Yacht Clube da Bahia, quando os participantes abordaram assuntos como a Estratégia de Desenvolvimento da Economia Náutica de Salvador; Políticas públicas voltadas para o segmento náutico; e Mercado Náutico Brasileiro. Neste ano, o evento vai ser realizado a partir do dia 29 de novembro.