Domingo , 19 Novembro 2017

 

Moradora do bairro de Valéria há quase 40 anos, Beltrair Sena, 90, também conhecida como dona Bel, transformou em flores o agradecimento pela requalificação da Rua Petronília Dércia, uma das mais importantes vias da região. Isso porque, a partir desta sexta-feira (27), a rua passará por obras de requalificação asfáltica, passeio, drenagem e iluminação, promovidas pela Prefeitura. A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito ACM Neto em cerimônia no local, que também contou com as presenças do vice Bruno Reis; do secretário João Roma (Gabinete) e do subsecretário Élio Soares (Infraestrutura); demais autoridades municipais, lideranças comunitárias e populares.

“Foi a maior alegria ver essa ação. Sempre pedi a Deus para que fizessem essa rua. A gente andava na lama, na poeira, fiquei até doente. Agradeço muito pelo que estão fazendo para o povo da Petronília Dércia”, afirmou dona Bel, emocionada.

A intervenção foi a mais votada em toda a cidade através do programa de consulta popular Ouvindo Nosso Bairro, com pouco mais de 2,2 mil votos. É também uma das que reúnem o maior volume de investimentos, com R$2,8 milhões para recuperação de 1,5 quilômetros de extensão. A intervenção será realizada sob a coordenação da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), por meio da Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop). A previsão é de que a iniciativa esteja concluída em três meses.

O prefeito lembrou que, antes mesmo da consulta, havia pedidos constantes de recuperação dessa via – o próprio governo estadual tinha prometido fazer a obra, mas nada fora iniciado até então. “A partir dessa intervenção, moradores poderão ter acesso à região e ao Hospital do Subúrbio mais facilmente, o que representa mais qualidade de vida para os moradores e para quem trafega na região”, pontuou ACM Neto. Ele também autorizou, na ocasião, a implantação da iluminação em LED na rua.

Também foram relembradas, no evento, as realizações da administração municipal em Valéria e adjacências. Dentre elas estão a implantação da sede da Prefeitura-Bairro da região e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro, além da requalificação de escolas e do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) da localidade. Dentre os próximos benefícios está a implantação do Hospital Municipal de Salvador, que também poderá ser facilmente acessado pelos moradores.

Intervenção e balanço – A Rua Petronília Dércia dá acesso à Estrada do Derba e ao Hospital do Subúrbio e é importante para o escoamento de veículos pesados. No estado atual, 10% dos cerca de 1,5 quilômetro de extensão contam com asfalto. Além dessa, outras 57 ruas e avenidas passarão por requalificação asfáltica na cidade.

Já estão em andamento as obras nas avenidas Garibaldi e Vale das Pedrinhas, além das ruas David Ferreira e Rua Esmeralda (Plataforma); Cabaceiras (Ilha Amarela); e Bromélias Brancas - entrada principal (Jardim das Margaridas). Será iniciada a intervenção na Avenida Ulysses Guimarães, em Sussuarana. Desde 2013, a Prefeitura já requalificou mais de 469 km de vias

A votação do Ouvindo Nosso Bairro começou em agosto e foi encerrada no dia 7 de setembro deste ano. Foram registrados cerca de 73 mil votos com sugestões de intervenções em toda a cidade. As 163 mais votadas já foram autorizadas para execução.