Sexta-Feira , 17 Novembro 2017

 

A Prefeitura, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizará uma campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos em Salvador a partir da próxima segunda-feira (4). Até o dia 30 de setembro, donos de animais de estimação poderão levar os bichos para imunização em 250 postos de saúde, distribuídos em todos os distritos sanitários de Salvador.

 

O serviço será feito gratuitamente de segunda-feira a sexta, de 8h às 14h. Alguns postos vão estender o horário da vacinação até às 17h. A população poderá saber das unidades que farão o atendimento através de uma lista que estará disponível nos próximos dias no site da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ou pelo telefone 156. A meta é vacinar cerca de 200 mil cães e gatos durante o período.

 

Para passar pelo procedimento, os animais devem possuir mais de três meses de idade e não podem estar doentes. Não é necessário levar documentos. “A vacinação é a principal medida de prevenção da raiva, que é uma zoonose com 100% de letalidade”, alerta o chefe do Setor de Vigilância Contra a Raiva do CCZ, Aroldo Carneiro. O último caso de raiva canina na cidade foi identificado em 2009. Já em humanos, o registro mais recente ocorreu em 2004.