Quarta-Feira , 18 Outubro 2017

 

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi celebrado nesta segunda-feira (5) com plantio e doações de mudas, em Cajazeiras XI. Técnicos da Secretaria Cidade Sustentável e Inovação (Secis), em conjunto com moradores do bairro, plantaram 10 árvores na Praça da Rua Juscelino Kubitschek. O local ficou mais verde ao ganhar espécies de ipês-amarelos, oitis, paus-brasil e paus-ferro, com cerca de 2,50m de altura.

 

A ação está inserida no programa Salvador Capital da Mata Atlântica, iniciativa que visa disseminar esse tipo de bioma na cidade. Para a execução da medida sustentável em Cajazeiras XI, um profissional da Secis teve de fazer uma vistoria no local para constatar se a praça estava em condições de receber os vegetais. Todas as mudas são provenientes do Horto Municipal Sagrada Família, no Bonfim.

 

De acordo a coordenadora do programa, Katharina de Castro Menezes, todas as árvores plantadas são adequadas para o tipo de ambiente. Ela explica que não há técnica específica para o plantio, mas é necessário alguns cuidados que possam oferecer à muda os nutrientes que ela precisa. “Tem alguns insumos importantes, como terra vegetal, adubo e hidrogel. Aqui em Salvador, nossas chuvas não são regulares, então o hidrogel faz com que, em um tempo de maior escassez de chuva, o vegetal e o solo continuem umedecidos.”

 

O eletricista Jean Campos, 38, ajudou a botar a mão na massa, após receber um convite de um amigo. “É uma ação muito proveitosa. Vai de encontro aos desmatamentos que assolam o Brasil e o mundo. É um ótimo incentivo da Prefeitura para amenizar os impactos ambientais”, comemorou ele, que é morador do bairro há 32 anos.

 

Doação - O presidente da Associação dos Moradores de Cajazeiras XI, Douglas Tavares, vai receber a doação de 50 mudas para, junto com a comunidade, realizar o plantio em trechos da Avenida Dois de Junho. “Lá já foram plantadas 800 árvores após a inauguração, no ano passado, mas acredito que tem muito espaço que precisa de plantio de árvores de mata atlântica. A comunidade estará inserida diretamente no contexto de preservação e manutenção dessas áreas”, afirmou.

 

No domingo (5), a Secis percorreu a localidade e plantou 15 cajazeiras, na Rua Engenheiro Eunápio Peltier de Queiroz. Através do programa Disque Mata Atlântica, que será lançado pela Prefeitura em breve, a população poderá fazer a solicitação de até duas mudas por endereço. Nos últimos quatro anos, a gestão municipal plantou mais de 50 mil árvores na cidade, sendo 95% espécies nativas da Mata Atlântica.