Sexta-Feira , 20 Outubro 2017

Através de parcerias, Projeto Jovem Aprendiz oferece cursos e prepara jovens para o mercado de trabalho

A esperança de um futuro melhor por meio da preparação para o mercado de trabalho. Este é o sentimento de 40 jovens em situação de vulnerabilidade social que receberam a certificação de formação técnica em Dança, através da Fundação Cidade-Mãe (FCM). O evento foi realizado nesta quarta-feira (8), no Centro de Cultura da Câmara, na Praça Municipal.

A iniciativa faz parte do Projeto Jovem Aprendiz, que viabiliza a participação de adolescentes em cursos de formação profissional, com perspectiva de serem absorvidos por empresas parceiras da Fundação.

Segundo a professora de dança, Verônica Oliveira, 120 jovens já foram certificados. “Eu me sinto muito feliz em contribuir com a formação desses jovens. Formamos 40 alunos hoje e, já na segunda-feira (13), terá início o curso com outra turma. No programa de Dança, nós trabalhamos tanto com disciplinas práticas e teóricas, quanto na formação para a cidadania”.

Para o aluno aprendiz Jadson Santos, 22 anos, o curso é muito importante, não só pela formação, mas também pela experiência em aprender algo novo que agregue conhecimento à futura profissão. Com a formatura em Artes marcada para junho, ele já faz planos para quando finalizar o curso. “Eu pretendo ingressar em uma faculdade e continuar trabalhando com dança, teatro e música. O curso de Artes tem trazido muitos conhecimentos e experiências. Estou muito feliz com o resultado”.

Funcionamento - Dentre as empresas parceiras no Jovem Aprendiz, estão a Arqtec Engenharia e a Revita Engenharia, além do Senac e do Senai, com a oferta de cursos profissionalizantes de pedreiro, carpinteiro de forma e auxiliar de panificação e fabricação de pizzas e massas. Além disso, são oferecidas pelo projeto oficinas culturais de arte, dança, capoeira e teatro.

De acordo com a presidente da FCM, Roberta Nunes Caires, os jovens recebem uma bolsa de meio salário durante seis meses para realizar o curso. Entre as áreas, estão os cursos de atendente de escritório, artes, contabilidade, dança, dentre outros.

Participação – Para participar do projeto é necessário ter acima de 14 anos, estar matriculado regularmente em uma instituição de ensino, cursando a partir do sétimo ano escolar. O processo de seleção é realizado pela FCM. Os cursos têm duração de seis meses e, após esse período, os participantes recebem um certificado de conclusão e podem ser absorvidos por empresas parceiras do projeto. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 3202-2400.