Domingo , 15 Dezembro 2019
0
0
0
s2sdefault

Salvador ganhou hoje (26) uma importante intervenção na área da mobilidade: a abertura da ligação viária entre Cajazeiras 10 e 5, uma antiga reivindicação dos moradores da região e que, em conjunto com outras iniciativas da Prefeitura, vai dar mais mobilidade a quem vive na localidade. Com cerca de um quilômetro de extensão e início entre a 13ª Delegacia de Polícia e o Mercado Municipal, a nova via, que tem sentido único em direção a 5, irá reduzir o tempo de viagem de quem utiliza transporte particular ou privado em até 70%, ajudando a desafogar o tráfego em Cajazeiras 8, onde está a Rótula da Feirinha, o principal gargalo no trânsito na região.26 01 16 Pref-ACM-Neto Ligação-Cajazeiras foto-Valter-Pontes AGECOM21----

"Para enfrentar o problema da mobilidade aqui nessa região paramos, estudamos e planejamos. Primeiro entregamos o Mercado Municipal, que funciona aqui em Cajazeiras 10, retirando os feirantes que ficavam na Rótula da Feirinha e melhorando o fluxo viário em toda essa localidade. Fizemos isso dando condições mais dignas de trabalho a essas pessoas. E hoje estamos entregando essa nova ligação, promovendo mudanças que no início poderão gerar um pouco de confusão, mas que logo vão se mostrar extremamente positivas", disse o prefeito ACM Neto na solenidade de inauguração da avenida, chamada de Jorge Calmon, em homenagem ao jornalista baiano.

Estiveram presentes na solenidade a vice-prefeita Célia Sacramento, o secretário de Mobilidade, Fábio Mota, o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, o filho do homenageado, Jorge Calmon Filho, o jornalista e articulista político Samuel Celestino, o diretor-geral do jornal A Tarde, André Blumberg, além de deputados federais e estaduais, vereadores, dirigentes de órgãos públicos municipais, profissionais de comunicação, lideranças comunitárias e moradores de Cajazeiras. Durante o evento, o prefeito, que completa hoje 37 anos e estava ao lado das filhas Lívia e Marcela, ganhou um bolo de presente de moradores e lideranças de Cajazeiras, com direito a palmas e música de aniversário.

Realizada em uma das poucas áreas de vale desabitadas do bairro, as intervenções, que duraram nove meses, contemplaram terraplanagem, contenção de talude, pavimentação asfáltica, construção de meio-fio e passeios, sistema de drenagem, paisagismo e iluminação. Os passeios da nova via têm dois metros de largura em toda a extensão. Além disso, três novos pontos de ônibus, com suas respectivas baias, foram entregues à população. O investimento total foi de R$10 milhões.

Com a nova via, a ladeira de acesso a Cajazeiras 8 passará a funcionar em sentido único de entrada para o bairro. A ligação Cajazeiras 5 a 10 servirá de opção para os motoristas que pretendem seguir rumo à BR-324 e  Avenida Luiz Viana Filho, a Paralela. ACM Neto lembrou que, além das intervenções para desafogar a Rótula da Feirinha, a mobilidade na região vai melhorar ainda mais com a entrega das obras de ligação entre Cajazeiras e a BR-324, no valor de R$60 milhões, que serão concluídas até abril deste ano. Essa é a maior obra da área de mobilidade em execução pela administração municipal.

Homenagem - No discurso de inauguração, ACM Neto elogiou a decisão da Câmara Municipal de Salvador de dar o nome do jornalista Jorge Calmon à nova avenida. "Jorge Calmon deu uma contribuição inestimável para fortalecer o jornalismo da Bahia, mas ele também atuou como deputado, secretário de estado e conselheiro do Tribunal de Contas. Comprou várias brigas pela Bahia, muitas vezes liderando movimentos políticos e sociais. Hoje a primeira capital do Brasil devolve o que ele deu à cidade".

Um dos filhos do homenageado presentes na solenidade, Jorge Calmon Filho agradeceu a Prefeitura pela homenagem, frisando que a iniciativa coroa as comemorações pelo centenário de nascimento do jornalista, celebrado em 2015 com vários eventos organizados pela Associação Baiana de Imprensa (ABI). "Meu pai começou como repórter do jornal A Tarde e chegou a redator-chefe. Sempre auxiliou quem o procurava. Conduziu e tornou o A Tarde o maior jornal em circulação do Norte e Nordeste do Brasil. Foi também professor de História da América e participou de instituições filantrópicas", contou.

Pontos - Ao lado de ACM Neto e do secretário Fábio Mota, entre outras autoridades, os filhos de Jorge Calmon caminharam pela nova avenida após a solenidade de inauguração. O secretário de Mobilidade disse que quem demorava até 45 minutos para chegar à Cajazeiras 45 agora levará apenas 5 minutos. "Nesses primeiros dias estaremos concluindo as mudanças na sinalização e pontos de parada. Por isso, nesse início teremos que ter paciência. Mas logo ficará claro a importância dessa obra, que era um antigo desejo da região, e como ela vai melhorar a mobilidade", ressaltou.

Dentre as alterações executadas pela secretaria está a do ponto situado próximo ao posto de saúde, na Estrada da Paciência, que passará para a Rua Deputado Herculano Menezes, após a fábrica de lajes, no sentido Centro. Já o embarque e desembarque que acontecia em frente à Escola Rafael Oliveira, na Estrada da Paciência sentido Cajazeiras 8, mudará alguns metros para próximo à mercearia e permanecerá no mesmo sentido.

Por sua vez, o ponto localizado em frente ao Hospital Pro Hope, sentido Centro, deixa de existir e o ponto ao lado dessa unidade de saúde, sentido Cajazeiras 8, prossegue sem alterações. O ponto de ônibus que ficava próximo à Rótula da Feirinha, no sentido Hospital Pro Hope, vai para a nova baia alguns metros à frente e será no sentido oposto, em direção a Cajazeiras 11, para atender aos coletivos que saem de Cajazeiras 8.

Por fim, o ponto de parada situado em frente à 13ª Delegacia, na Avenida Engenheiro Raymundo Carlos Nery, será relocado para o trecho em frente ao Mercado Municipal, e funcionará no sentido da nova ligação viária. As intervenções visam melhorar a mobilidade nesta região e agilizar o sistema de transporte coletivo.

0
0
0
s2sdefault