Domingo , 15 Dezembro 2019
0
0
0
s2sdefault

Os cerca de 400 mil usuários que utilizam a Estação Clériston Andrade, também conhecida como Estação da Lapa, estão em contagem regressiva para a entrega do equipamento, no próximo mês de março, como parte das comemorações pelo aniversário de 467 anos de Salvador. O anúncio foi feito pelo prefeito ACM Neto durante vistoria das obras no local, realizada nesta quinta-feira (21) e que contou com a presença de gestores municipais e representantes do Consórcio Nova Lapa, empresa vencedora de licitação para requalificação e administração do terminal. Na ocasião, também foi assinada a licença ambiental, pelo secretário Sílvio Pinheiro (Sucom), para a construção do novo shopping na própria estação. 2016-01-21 Prefeito-ACM-Neto Vistoria-Estacao-da-Lapa Ag-Haack 244

Após percorrer todos os O prefeito fez um balanço positivo do andamento das obras e lembrou da situação da Estação da Lapa antes da intervenção, quando a população encontrava banheiros completamente destruídos, escadas rolantes paralisadas e subsolo em péssimas condições, com excesso de calor e mau cheiro. Ele completou ainda que o terminal será um dos mais modernos do país. “Os investimentos feitos pela concessionária vão superar bastante o previsto pela licitação, que era de R$14 milhões e que chega neste momento a R$20 milhões só em obras. Essa ação de concessão já é considerada um modelo de sucesso, pois dificilmente conseguiríamos, através de obras públicas no tempo e qualidade previstos, realizar a requalificação completa do equipamento. Hoje, a população consegue ver uma nova realidade na Estação da Lapa.”

O prefeito ainda salientou a importância da instalação de um novo shopping no local, previsto para ser entregue no início de 2018. “Dentre tantos benefícios que trará para a cidade está a geração de empregos, tão fundamental principalmente em um momento como esse de crise econômica no país.”

Balanço - O secretário de Mobilidade, Fábio Mota, informou que as obras de requalificação da Estação da Lapa estão 80% concluídas. “No caso do subsolo, a obra foi atrasada um pouco porque foi necessário primeiro relocar as linhas de ônibus, mas a estimativa é de que em meados de fevereiro toda essa área seja concluída e que, em março, a estação seja entregue completamente reconstruída”, salientou.

Dentre os equipamentos já disponibilizados para o público estão onze novas escadas rolantes, sendo uma com 27 metros de comprimento que faz a ligação entre a estação de transbordo e o Colégio Central. Todas elas possuem sistema antivandalismo que, através de um sensor, paralisa o funcionamento caso ocorra alguma situação que possa danificar o equipamento, como três pessoas em um mesmo degrau ou vibrações exageradas, a exemplo de pessoas correndo pelos degraus.

Os banheiros públicos já apresentam estrutura completamente reformulada com a instalação de novos espelhos, pisos em granito, paredes revestidas, louças, metais, secadores de mão, ar condicionado e exaustores. Estão ainda em fase de finalização os serviços de impermeabilização da cobertura, parte elétrica e o ordenamento das áreas comerciais, que contarão com 64 empreendimentos distribuídos em uma área de aproximadamente 3,2 mil m².

As escadas fixas receberam novos corrimãos em aço-inox incrementados com passa-mão infantil. Foram implantados ainda cerca de 2 km de piso tátil para facilitar a mobilidade de pessoas com deficiência visual.

0
0
0
s2sdefault