Quarta-Feira , 29 Janeiro 2020
0
0
0
s2sdefault
 
Depois de quase quatro anos interditada, uma das principais vias de ligação entre a região do São Caetano e o Largo do Tanque/Cidade Baixa já está liberada ao tráfego a partir desta quarta-feira (8). A Ladeira do Cacau teve as obras retomadas pela Prefeitura em 2013, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec). Após a liberação, a expectativa da Superintendência Municipal de Trânsito (Transalvador) é de que 40 mil veículos passem pelo local diariamente. A conclusão total da obra deverá ocorrer em até 90 dias, faltando neste momento apenas a construção de uma escadaria e de dez habitações, já em andamento.
 
“Não quis aguardar a conclusão da obra para liberar o tráfego, porque é injusto com milhares de pessoas na região de São Caetano que sofrem com o problema da interdição nos últimos quatro anos. Para resolver a questão, em 2013, estruturamos um belo projeto que envolveu contenção de encostas, construção de escadarias drenantes e recuperação completa da malha viária, dentre outras melhorias. Essa obra vai devolver plenas condições para a comunidade da região”, ressaltou o prefeito ACM Neto, que esteve no local acompanhado do secretário da Sindec, Paulo Fontana, gestores municipais, autoridades e moradores. O prefeito também ressaltou que a obra deveria ter sido concluída antes, mas foi prejudicada devido às fortes chuvas que caem na cidade desde abril.
 
Detalhes da obra - A obra de recuperação da Ladeira do Cacau custou cerca de R$7 milhões, oriundos dos cofres municipais. A importante via de ligação entre as localidades de São Caetano, Capelinha, Boa Vista, Fazenda Grande do Retiro e Largo do Tanque passou por total revitalização que englobou nova pavimentação, implantação de um novo sistema de esgotamento pluvial e melhorias habitacionais nas unidades localizadas em áreas afetadas pelos serviços. As encostas que margeiam a ladeira já foram totalmente estabilizadas com o emprego de soluções mistas, como muro de concreto construído em "L", solos grampeados, alvenarias de arrimo e cortina atirantada.
 
Orientação do trânsito – Para orientar aos motoristas sobre o retorno do tráfego na Ladeira do Cacau, duas equipes com seis agentes da Transalvador estarão de plantão nas duas extremidades da ladeira para indicar o fluxo único de tráfego.​
 
 
0
0
0
s2sdefault