Domingo , 15 Dezembro 2019

O Setor de Proteção da Estética da Cidade (Sepec), vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) removeu, nesta terça-feira (3), quatro sucatas de veículos abandonadas nas ruas da capital baiana. A ação faz parte da “Operação Faxinaço”, encabeçada pelo órgão, com apoio da Limpurb e da Guarda Municipal. Três equipamentos foram retirados esta manhã, em um trecho da BR-324 que fica nas imediações do posto Shell. A outra carcaça foi coletada no bairro de Paripe, no Subúrbio Ferroviário.

"Nosso trabalho começa a partir de rondas em busca de veículos abandonados, ou seguindo denúncias da população", explica o encarregado de fiscalização do Sepec, Ivan Cláudio Santos. "Após a descoberta da sucata, emitimos uma notificação. Caso ninguém venha reclamar o veículo fazemos a remoção da carcaça para o depósito", finaliza.

Operação - A operação do Sepec tem início com a realização de buscas diárias. Depois de localizada, notificada e removida, a sucata é encaminhada para o Setor de Guarda de Bens Aprendidos, localizado na Avenida General San Martin, 734, no bairro da Fazenda Grande do Retiro.

Para o serviço de remoção de sucatas, o Sepec conta com uma equipe de doze pessoas, formada por funcionários da Semop, trabalhadores terceirizados e apoio tático da Polícia Militar, para garantir a segurança durante o trabalho. Um guincho, um caminhão e um carro-prancha também são utilizados no serviço.

Após a remoção, o proprietário tem até sessenta dias para reclamar os restos do automóvel. Caso isso não aconteça, o material irá a leilão ou será descartado da maneira correta.

A "Operação Faxinaço" é uma ação periódica da Semop, e, no acumulado dos dois primeiros meses de 2015, já recolheu 81 carcaças de veículos das ruas da cidade. Desses, 61 foram resgatadas pelos proprietários. "Além da questão estética, a remoção desse material ajuda a prevenir acidentes e doenças causadas pelo acúmulo de entulho. Também há o risco à segurança da população, tanto devido ao estado precário da sucata como pela utilização dos carros abandonados como abrigo para criminosos e usuários de drogas", explica Ivan.

De acordo com os agentes da Semop, é considerado sucata o veículo em estado avançado de deterioração, com vidros quebrados e ferragens extremamente oxidadas. As denúncias de veículos abandonados podem ser feitas no Setor de Serviços Diversos da Semop, através dos números 156 ou (71) 3186-5134.