Quarta-Feira , 20 Março 2019
0
0
0
s2sdefault

O prefeito ACM Neto inaugura nesta terça-feira (18), às 14h30, mais uma etapa da requalificação do Centro Antigo de Salvador. Desta vez, será entrega a nova Praça da Inglaterra, no Comércio. As intervenções foram realizadas por meio da Superintendência de Obras Públicas do Salvador (Sucop), em uma área de 3.947,50 m², dividida entre dois espaços na Avenida Estados Unidos. Antes da obra, a praça se encontrava deteriorada. Na mesma solenidade, ACM Neto assina ordem de serviço para requalificação da Praça Cairu.

A requalificação integra o pacote de intervenções urbanísticas anunciadas pelo prefeito ACM Neto, na ocasião da celebração do 469º aniversário de Salvador. O investimento na Praça da Inglaterra gira em torno de R$ 1,2 milhão. O projeto urbanístico foi elaborados pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF).

A obra contou com a total demolição da antiga estrutura, terraplanagem do solo e colocação de novo piso em pedras portuguesas. Toda a pavimentação asfáltica do espaço foi refeita, com reposição de postes de concreto, instalação de meio-fio, requalificação do sistema de drenagem e novo paisagismo.

História - Integrante do antigo Bairro das Nações - hoje Comércio, que durante quatro séculos foi o principal centro econômico da cidade -, a Praça da Inglaterra remonta à segunda década do século XX (1913), quando importantes mudanças urbanísticas foram empreendidas na capital baiana pelo então governador J. J. Seabra, sendo uma das primeiras estruturas instaladas no local após aterramento daquele trecho da Cidade Baixa da capital baiana. O local era conhecido anteriormente como Bairro das Nações por conta das ruas batizadas com nomes de países.

Outras intervenções - As obras da Praça da Inglaterra, já concluídas, e na Praça Cairu, que começam nesta terça (18), são parte de uma ação ampla da Prefeitura de requalificação do Centro Antigo da cidade, criando soluções para a mobilidade e a integração dos espaços, preservando a história e garantindo conforto e segurança para pedestres e frequentadores da região. Estão em andamento obras como a requalificação da Rua Miguel Calmon e do Terreiro de Jesus. Também já foi dada a ordem de serviço para a revitalização da Avenida Sete e Praça Castro Alves.

Além das reformas urbanísticas, a Prefeitura está investindo também no Comércio como polo cultural. Para tanto, decidiu implantar, num conjunto de prédios localizados nas imediações da Praça Cairu, o Arquivo Público Municipal e o Museu da Música Brasileira, ambos em fase de projetos e captação de recursos.

0
0
0
s2sdefault